Previsão do Vento Solar em tempo real

WSA-Enlil é um modelo de previsão em grande escala, com base na física da heliosfera. Ele é usado pelo Escritório de Previsão do Clima Espacial, e fornece uma previsão de 1-4 dias que mostra as estruturas solares, seus ventos e possíveis Ejeções de Massa Coronal (EMC) que podem ser dirigidas à Terra, assim, evitam danos causados por tempestades geomagnéticas.

Perturbações solares podem interromper a comunicação, danificar satélites e causar sérios estragos na rede elétrica, e apresenta perigo para astronautas no espaço.



Para ver a animação com a previsão do vento solar para os próximos dias, CLIQUE AQUI.

A parte superior do painel mostra a previsão da Densidade de Plasma e a parte inferior, a previsão da Velocidade do vento solar.

O painel consiste em 3 modelos que dão uma visão 3D: à esquerda, temos uma visão superior do Sol (amarelo no centro), da Terra (verde) e das sondas STEREO A e STEREO B (vermelho e azul). No centro temos uma visão como se estivéssemos orbitando o Sol, vista de lado, e à direita temos uma tabela de previsão do ventos solares para a região da Terra e das duas sondas STEREO.

Créditos: NOAA

4 comentários:

  1. impressionante! !

    vcs saberiam dizer em que direção o vento solar passa pela Terra? norte-sul, leste-oeste. .. ou isto varia de acordo com a posição da Terra no movimento helicoidal de todo vórtice solar? ?

    onde consigo mais informações sobre estas e outras sondas que orbitam o Sol?

    abç!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mar Philos! Não tínhamos visto sua pergunta! Desculpe.

      Bom, isso depende da posição da Terra, pois se uma ejeção de massa coronal atingir a Terra quando no Brasil (por exemplo) for 12h00, com certeza a posição seria diferente se fosse 18hs, por exemplo... apesar de gerar efeitos nas camadas mais altas da atmosfera, a interação principal ocorre na magnetosfera da Terra. Abraços!

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. ola amigo como esta aterra em relacao a tempestade solar ja sofreu algum dano serio

    ResponderExcluir