Buraco Negro do centro da Via Láctea exibe seu poder

         O Telescópio Nuclear NuSTAR, durante a sua primeira campanha de observações, conseguiu capturar o Buraco Negro que situa-se no centro da nossa Galáxia durante um grande evento, comumente chamado de "snack" em inglês (ou lanche em tradução livre). Tal evento ocorre quando o buraco negro "engole" grandes quantidades de massa, seja de estrelas, planetas, asteróides, cometas ou de nuvens de gás que estejam próximos da conturbada vizinhança do centro galáctico. A massa sugada pelo Buraco Negro atingiu temperaturas superiores a 100.000.000ºC (cem milhões de graus Celsius) por conta da compressão causada no horizonte de eventos.
         As observações do NuSTAR mostram o buraco negro em meio a uma etapa de atividade, que surpreendeu os pesquisadores da NASA, e que elucidou bastante sobre sua atividade. "Demos a sorte de ter capturado uma explosão de um buraco negro durante nossa campanha de observação", diz Fiona Harrison, pesquisadora principal da missão no Instituto de Tecnologia da Califórnia em Pasadena.
          "Estes dados nos ajudarão a entender melhor este gigante que está no centro de nossa Galáxia e por que às vezes sua atividade varia bastante em questão de horas", explicou em comunicado. A imagem feita em infravermelho mostra a localização do buraco negro gigantesco no centro da Via Láctea, chamado Sagitário A.
          O NuSTAR é o único telescópio capaz de produzir imagens focalizadas de raios-X de alta energia, o que dá aos astrônomos uma nova ferramenta para sondar objetos como os buracos negros.
Lançado no dia 13 de junho de 2012, o NuSTAR buscará nos próximos 2 anos, gigantescos buracos negros e outros fenômenos na Via Láctea e em outras galáxias.
          Sua meta científica é uma observação profunda do espaço na busca por buracos negros bilhões de vezes maiores que o Sol e um entendimento melhor da forma como as partículas se aceleram nas galáxias ativas.
         Veja o video explicativo divulgado pela NASA ( science.nasa.gov). É possivel traduzir para português, ou qualquer outro idioma (encontre esta opção na parte inferior do video) :

Fonte: Nasa Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário