Descoberto planeta que pode abrigar vida

08/11/12 - Uma equipe internacional de astrônomos divulgou hoje (08/Novembro/2012) a descoberta de um novo planeta parecido com a Terra, conhecido como HD 40307g, e que pode ser capaz de suportar a vida. O exoplaneta está localizada a 42 anos-luz da Terra.

          O HD 40307g pode ter um clima parecido com a Terra e a capacidade de sustentar a vida, e foi descoberto por uma equipe internacional de astrônomos, liderada por Mikko Tuomi, da Universidade de Hertfordshire, e Guillem Anglada-Escude, Universidade de Goettingen. Ele está localizado na zona habitável de uma estrela próxima e é parte de um sistema de seis planetas. 
          Dos novos planetas, o de maior interesse é o que tem a órbita mais externa da estrela - com uma massa de pelo menos sete vezes a massa da Terra. Sua órbita em torno de sua estrela está a uma distância semelhante à órbita da Terra em torno do nosso Sol, sendo assim, recebe a mesma quantidade de energia de sua estrela comparado ao que a Terra recebe do Sol - aumentando a probabilidade de que seja habitável. Em uma distância como essa, é possível a presença de água em estado líquido e atmosferas estáveis ​​para suportar a vida, e o mais importante, o planeta é susceptível de ser rotativo sobre o seu próprio eixo, uma vez que orbita ao redor da estrela que cria um efeito diurno e noturno do planeta, facilitando a criação de um ambiente parecido com o da Terra.

         Guillem Angla-Escude disse: "A estrela HD 40307, ​​é uma estrela anã perfeitamente tranqüila, por isso não há razão para que um planeta não possa sustentar um clima parecido com a Terra."         

         Mikko Tuomi realizou este trabalho como um membro da Rede de Ciências Européias RoPACS (sigla que traduzida para o português seria "planetas rochosos ao redor de estrelas frias") - uma iniciativa com foco de pesquisa na busca de planetas em torno de estrelas frias. RoPACS é uma associação pan-européia e é liderada pela Universidade de Hertfordshire por David Pinfield, que comentou: "Descobertas como esta são realmente emocionantes, e tais sistemas serão alvos naturais para a próxima geração de grandes telescópios, tanto no solo como no espaço. "

Fonte: Universidade de Hertfordshire
Imagem: J. Pinfield (ilustração artística)


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

11 comentários:

  1. http://www.facebook.com/LokoDeBao
    se gostar curte =D

    ResponderExcluir
  2. Olá amigo, pra mim essa é uma das mais importantes e intrigantes descobertas do século 21, provar que existe vida além da nossa é uma das missões mais importantes que pode revolucionar o pensamento humano assim como aquele mamute inteiro congelado encontrado nos pólos ( que poderia provar que existia os dinossauros ) mas que foi escondido porque poderia colocar muitas crenças por terra. Cada vez mais nosso passado e futuro estão prestes a ser desvendados, sim é EMOCIONANTE!
    abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com ceteza Marcos! Essa é uma notícia muito interessante, e com certeza, teremos muitas outras como essa! Isso faz pensarmos ainda mais sobre a grandeza do cosmos, e como estamos aprendendo cada vez mais com tudo isso...

      Excluir
  3. Tem uma coisa, o planeta é 7 vezes maior que o planeta Terra, e o sol desse outro planeta é menor, as condições não são parecidas , mas seria suficiente p/ ter vida ou não ?

    ResponderExcluir
  4. Um planeta com sete vezes o tamanho da terra pode ser habitável,mas os seres humanos não se adaptariam a sua gravidade que provavelmente é muito maior do que em nosso mundo,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o planeta é maior, a gravidade tem de ser menor e não maior

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Que maravilhoso se por boa ventura se confirmassem vidas em outros lugares do universo!Vidas inteligentes,planetas habitados somente por animais e plantas e lugares onde se pudesse descansar das cansativas religiões da Terra,do dinheiro e das suas prisões psicológicas.Mundos tantos infinitamente melhores
    para se viver com alegria e liberdade.E eu desejo ardentemente que isso se faça acontecer o mais rápido possível.Eu iria deste planeta mesmo que lá eu contemplasse somente uma visão de novidade e depois morresse,sentiria a liberdade e veria destroçada toda a mentira da religião e do dinheiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um planeta primitivo, mesmo assim, uma paz desejada livre de todas as formas de escravidão, seria mais avançado que a nossa forma de viver!
      Pena que as pessoas não entendem que o plano de Deus é que o homem seja livre de tudo inclusive da Religião ( provavelmente a grande besta (sistema) que engana a todos ).

      Excluir
    2. esse planeta talvez pode ate ser a outra TERRA

      Excluir
  7. Impressionante como já fomos tão longe! Há 25 anos mal se conhecia algo sobre o sistema solar. Hoje já encontramos milhares de novos mundos! Agora vai ai um papo de nutricionista, " descobrimos novos mundos mais....". Digo papo de nutricionista por que eles dizem, "tal comida faz bem mais..".

    ResponderExcluir