Serviço da NASA avisa quando Estação Espacial estará visível

         Você sabia que é possível observar a Estação Espacial Internacional (ISS) de qualquer lugar que você esteja, a olho nu? A Estação Espacial Internacional é o 3° objeto mais brilhante do céu, perdendo apenas pro Sol e pra Lua. Para conseguir vê-la só devemos saber onde e quando devemos olhar. Para facilitar um pouco a nossa exploração, a NASA disponibilizou recentemente um serviço, totalmente gratuito, que nos avisa por e-mail (e também SMS para alguns países) quando a Estação Espacial Internacional irá passar em cima de nossa casa, ou de qualquer lugar que escolhermos. Outra boa notícia é que este serviço também está disponível para o Brasil!

         A ISS está a 200 quilômetros de altitude, orbitando a Terra, e quando conseguimos observá-la, parece um avião passando rápido no céu, com pessoas que trabalham e até vivem a bordo dela. "É impressionante ver a estação espacial voar acima de nós e perceber que o homem construiu um complexo orbital que pode ser visto da Terra!" comenta William Gerstenmaier, administrador associado da NASA para a exploração humana e de operações.
          Este serviço só irá notificar as "boas" oportunidades de avistamento, ou seja, avistamentos que estão suficientemente altos no céu (40 graus ou mais), e que dure suficiente para nos dar uma melhor visão do laboratório orbital. Tais avisos de avistamentos poderão ocorrer de 1 ou 2 vezes por semana até 1 ou 2 vezes por mês,dependendo da órbita da Estação Espacial.
          Para se cadastrar no serviço da NASA, clique no link http://spotthestation.nasa.gov/ . Caso não tenha a sua cidade listada, seleciona uma cidade mais próxima (que também deve funcionar para a sua). O site está em inglês. Se você tiver dificuldades com o idioma, clique nas imagens abaixo para obter ajuda.

1° passo

2° passo

3° passo

4° passo

5° passo
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário