Aglomerado de galáxias exibe linda cauda



12/12/12 - Essa bela imagem composta mostra duas caudas criadas pela interação de gases dos aglomerados ESO 137-001 e Abell 3627.






         Duas caudas espetaculares de emissão de raios X foram vistas arrastando-se atrás de uma galáxia. As observações foram feitas através do Chandra X-ray Observatory. Uma imagem composta do aglomerado de galáxias Abell 3627 mostra raios-X em azul, de emissão óptica em amarelo e emissão de luz de hidrogênio em vermelho (conhecido pelos astrônomos como 'H-alpha'). Os dados óticos foram obtidos com a Astrophysical Research Telescope do Sul (SOAR) no Chile.

         Na parte da frente da cauda é a galáxia ESO 137-001. A mais brilhante das duas caudas foi vista antes e se estende por cerca de 260 mil anos-luz. A detecção da segunda cauda mais fraca, no entanto, foi uma surpresa para os cientistas.

         As caudas de raios-X foram criados quando o gás frio de ESO 137-001 (com uma temperatura de cerca de 10 graus acima do zero absoluto) foi expelido por gás quente (cerca de 100 milhões de graus) à medida que viaja em direção ao centro do aglomerado de galáxias Abell 3627. O que os astrônomos observaram com o Chandra é essencialmente a evaporação do gás frio, que brilha, a uma temperatura de cerca de 10 milhões de graus. Evidências de gás com temperaturas entre 100 e 1.000 graus Kelvin na cauda também foram encontradas com o Telescópio Espacial Spitzer.

         Os enxames de galáxias são conjuntos de centenas ou mesmo milhares de galáxias unidas pela gravidade que estão envoltas em gás quente. A cauda dupla neste sistema pode ter-se formado porque o gás foi retirado a partir dos dois braços espirais principais de ESO 137-001. Acredita-se que a ejeção do gás tenha um efeito significativo na evolução da galáxia, interrompendo a formação de novas estrelas na galáxia, e alterando a aparência dos braços espirais internos e bojos por causa dos efeitos de formação de estrelas.

Fontes: NASA / SciTech Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Gosto muito das suas matérias e seu site muito atualizado parabéns!

    ResponderExcluir