SOHO completa 17 anos de observações


05/12/12 - O SOHO é um dos melhores observatórios de todos os tempos para estudos de Ejeções de Massa Coronal, o que é crucial nos dias atuais.






         O Observatório Solar e Heliosférico (SOHO) foi lançado em 2 de Dezembro de 1995, e desde então, conseguimos obter dados em alta resolução do Sol, sem que a atmosfera terrestre interfira nos estudos. Uma parceria entre ESA e NASA, SOHO ajudou a revolucionar a nossa compreensão do interior do Sol e de sua atmosfera complexa (onde ocorrem varias gigantes explosões, incluindo erupções de material solar conhecidas como ejeções de massa coronal (EMC). Na verdade, antes do SOHO, não havia um acordo sobre como seria uma EMC direcionada para a Terra. Ao fornecer imagens simultâneas do que estava acontecendo no Sol e na coroa, SOHO ajudou a definir o que ocorre durante uma EMC.

          Veja a atividade solar em tempo real!

         Ao longo dos 17 anos desde que o SOHO foi lançado, os estudos das EMC e seu efeito sobre o sistema magnético da Terra andaram a passos largos,com seu próprio campo especializado de investigações do clima espacial, um campo em que SOHO é crucial nos dias atuais.
         O SOHO é um dos melhores observatórios de todos os tempos para estudos de EMC. Essas explosões de gás e campos magnéticos podem alterar o sistema magnético da Terra e interferir com as operações espaciais, sinais do sistema de posicionamento global, e até mesmo a rede elétrica. Acompanhar as EMC é uma preocupação fundamental para "previsões do clima espacial".

         Os telescópios LASCO (Large Angle and Spectrometric Coronagraph) do observatório SOHO, bloqueiam a luz ofuscante do Sol para fornecer imagens que nos permitem ver as tênues estruturas da coroa solar. Meteorologistas usam estas imagens para calcular o quão rápido uma EMC está viajando e como ela deixa o Sol, que por sua vez ajuda a determinar quando ela vai chegar na Terra. SOHO é uma das duas únicas missões espaciais com coronógrafos, sendo a outra, a "Solar Terrestrial Relations Observatory" (STEREO), da NASA .

         Os cientistas costumam examinar dados do coronógrafo de SOHO em conjunto com dados de duas sondas STEREO e também, com informações fornecidas pelo Solar Dynamics Observatory, que fornecem imagens de alta resolução do Sol a cada 12 segundos. Juntas, essas missões permitem uma visão de 360 ​​° do Sol desde a sua superfície até a órbita da Terra, fornecendo um quadro bastante completo de um determinado evento que ocorra na nossa estrela.

         Veja matéria (em inglês) publicada no site da NASA.

Fontes: NASA / ESA / 
Goddard Space Flight Center 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário