ESA e NASA anunciam parceria no projeto da nave espacial Orion


A ESA e a NASA anunciaram recentemente a colaboração na construção da nave espacial Orion para a qual a ESA irá contribuir com um módulo de trabalho

O lançamento da nave está planeado para 2017. A Orion irá levar os astronautas para o espaço, mais longe do que nunca, num módulo baseado na tecnologia do Veículo de Transferência Automatizado (ATV) europeu.  

Os ATV têm sido usados no reabastecimento da Estação Espacial Internacional desde 2008. O quarto na série, o ATV Albert Einstein, está sendo preparado para o lançamento no próximo ano, que será em Kourou, na Guiana Francesa. 

O módulo de serviço baseado no ATV, colocado por baixo da cápsula da tripulação do Orion, irá fornecer propulsão, energia, controle térmico, tal como fornecer água e gás aos astronautas.  

Esta colaboração entre a ESA e a NASA prolonga o espírito de colaboração internacional que está na base da Estação Espacial Internacional. 

O ATV é uma demonstração versátil da tecnologia europeia, desempenhando muitas funções durante uma missão à Estação Espacial Internacional. O transportador espacial reposiciona a Estação e ainda consegue desviar o complexo orbital da rota de lixo espacial. Enquanto está ligado à ISS, o ATV torna-se num módulo extra para os astronautas. Por fim, acabada a missão, o veículo traz da Estação  materiais de desperdício. 

“O ATV já mostrou o seu valor em três missões sem nenhuma falha à Estação Espacial e este acordo é mais uma confirmação de que a Europa está construindo naves avançadas e de confiança,” disse Nico Dettmann, responsável pelo programa de produção de ATV’s.

Thomas Reiter, director de Voos Tripulados e Operações da ESA diz: “A decisão da NASA de cooperar com a ESA no seu programa de exploração, num elemento crítico para a missão é um sinal forte de confiança nas capacidades da ESA, para a ESA é uma importante contribuição para a exploração humana.”  

Dan Dumbacher, da área do desenvolvimento de sistemas na sede da NASA em Washington DC, concorda: “O avanço da engenharia permite-nos integrar um módulo de serviço da ESA no Orion.”  

A primeira missão da nave Orion será uma viagem não tripulada à Lua, em 2017, com regresso à atmosfera terrestre a uma velocidade de 11 km/s ­– a reentrada mais rápida até o momento. 




Fonte: ESA / NASA
23/01/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário