Meteorito atinge a Rússia e deixa mais de 1000 feridos


Um objeto com cerca de 20 metros de comprimento explodiu sobre a região de Cheliabinsk, no sul dos Montes Urais. A Agência Espacial Europeia confirma: não há relação com a aproximação do asteróide 2012 DA14


governador da região de Cheliabinsk, Mikhail Yurevich, citado pela agência pública Ria Novosti, confirmou que passa de 1000 o número de feridos por conta da explosão causada pelo objeto, que tinha cerca de 20 metros de diâmetro. 


Abaixo, veja a entrada do objeto na atmosfera, que foi registrada de diferentes locais da Rússia. O bólido causou um 'clarão' realmente intenso e amedrontador.





O evento ocorreu à 01h20 do dia 15 de Fevereiro pelo horário de Brasília (09h20 do horário local) a 80 quilômetros de Satka, uma cidade de 45 mil pessoas situada a cerca de 100 km da fronteira com o Cazaquistão e 2 mil quilômetros ao leste de Moscou. A entrada deste corpo celeste na atmosfera provocou uma gigantesca bola de fogo seguida de uma violenta onda de choque que quebrou as vidraças de diversas casas. 


Este objeto tinha pelo menos 10 toneladas e entrou na atmosfera terrestre a uma velocidade de 54 mil quilômetros por hora. O meteorito se fragmentou em vários pedaços, produzindo um enorme bólido que iluminou grande parte da região, quando explodiu a cerca de 40 quilômetros de altitude por conta do grande atrito ao entrar na atmosfera. A onda de choque estilhaçou vidraças de milhares de casas, danificou edifícios, disparou alarmes de automóveis e deixou mais de 1000 feridos.



"Houve pânico. As pessoas não tinham ideia do que estava acontecendo. Todos começaram a verificar as casas ao redor para ver se estava tudo certo", disse Sergey Hametov, morador de Chelyabinsk, a maior cidade da região a ser afetada, que fica a cerca de 1.500 quilômetros a leste de Moscou.

Na mesma data que ocorreu este acidente na Rússia, o mundo inteiro aguardava a máxima aproximação do asteróide 2012 DA14, que tinha cerca de 140 mil toneladas, porém, a Agência Espacial Europeia publicou uma nota em sua conta no Twitter, dizendo que segundo seus especialistas, não há correlação nenhuma entre os dois eventos.










Fontes: ESA /NASA
16/02/13

3 comentários:

  1. se olharem bem direitinho este meteoro não explodiu ele foi explodiu por duas nave não sei porque as autoridade esconde esta coisas das pessoas se passarem este video bem na camera lenta as pessoas verão as duas nave que estão bem juntinha do cometa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são naves, isso é a fragmentação do meteoro

      Excluir
  2. Show de luzes sempre me fascinaram. Desde simples fogos de artificio, até Eventos Espaciais. Estou sempre dando uma espiadinha no Céu

    ResponderExcluir