Meteoro ilumina o céu da Argentina

"Uma bola de fogo iluminou a noite", contaram testemunhas de várias cidades

No último dia 21 de Abril, um meteoro iluminou o céu de províncias do norte e centro da Argentina, segundo redes sociais e canais de TV.

"Pode ter sido um meteorito que se desintegrou ao entrar na atmosfera e causou a luminosidade", indicou ao canal C5N o astrônomo Mariano Ribas, do Planetário de Buenos Aires. A imagem acima é o registro de um motorista do que teria ficado no céu logo após o meteoro.

         O que são meteoritos?

"Uma bola de fogo iluminou a noite", contaram testemunhas nos sites Twitter e Facebook. Vídeos caseiros e de câmeras de segurança exibidos na TV mostravam o momento em que ocorreu o clarão, às 3h20 locais.



"A única informação que temos são os depoimentos de testemunhas", disse uma fonte policial, que pediu para não ser identificada, em Santiago del Estero. A maioria das testemunhas disse que o fenômeno lembrou a queda do meteorito na Rússia em 15 de Fevereiro.

Este fenômeno pode ter alguma relação com a chuva de meteoros Lirídeas, que ocorre todos os anos entre os dias 16 e 25 de Abril, quando a Terra passa pelo rastro do cometa C/1861 G1 (Thatcher). O máximo da chuva de meteoros Lirídeas ocorre na noite do dia 22 de Abril (hoje), e podem ser observados até 18 meteoros por hora. 

         Veja aqui a lista das principais chuvas de meteoros

Não houve nenhuma explicação oficial na Argentina sobre a origem do fenômeno, que também produziu um efeito sonoro, sentido nas províncias de Santiago del Estero, Chaco, Salta, Córdoba, Tucumán e Catamarca.

Fonte: AFP
22/04/13

Nenhum comentário:

Postar um comentário