Impacto de meteorito gera 'clarão' na Lua

O clarão era tão brilhante que qualquer pessoa que estivesse olhando para a Lua no momento do impacto poderia tê-lo visto sem telescópio, afirmou a Nasa


Um telescópio que monitora a Lua capturou imagens de uma rocha de 40 quilos chocando-se contra a superfície lunar e criando um flash de luz, disseram cientistas da Nasa nesta sexta-feira.

A explosão, que ocorreu no dia 17 de Março foi a maior registrada desde que a Nasa começou a controlar os impactos de meteoritos na Lua, há oito anos. Até agora, houve mais de 300 choques.

"Ele explodiu em um clarão quase 10 vezes mais brilhante do que qualquer coisa que tenhamos visto antes", disse em comunicado Bill Cooke, do escritório de estudos de meteoritos da Nasa no Centro Espacial Marshall de Huntsville, no Alabama.

Um satélite da Nasa a orbitar a lua busca agora a cratera recém-formada que os cientistas acreditam que teria um tamanho de até 20 metros.

O clarão era tão brilhante que qualquer pessoa que estivesse olhando para a Lua no momento do impacto poderia tê-lo visto sem telescópio, afirmou a Nasa.

Depois de analisar as gravações digitais, os cientistas determinaram que a rocha espacial tinha 30 centímetros de diâmetro e viajava a cerca de 90.123 quilômetros por hora quando bateu na Lua.



Fonte: Reuters / NASA
17/05/13

4 comentários: