AO VIVO: Chuva de Meteoros Orionídeas 2013 (reprise)

Você sabe como observar a grande chuva de meteoros do cometa Halley?




As "Chuvas de Meteoros" são causadas pela entrada de detritos na atmosfera a velocidades muito altas. Numa chuva de meteoros, esses detritos geralmente são resultado da interações de um cometa com a Terra, quando seu material se desprende de sua órbita. A maior parte dos meteoros são menores do que um grão de areia e por isso eles se desintegram antes de atingir a superfície do planeta.



A chuva de meteoros Orionídeas ocorre entre os dias 15 e 29 de Outubro, e seu máximo (momento em que se espera uma maior taxa de meteoros) ocorre no dia 21 de Outubro. A Orionídeas é causada pelos destroços do famoso cometa 1P/Halley. Possui meteoros de velocidade alta cujo radiante localiza-se na constelação de Orion. Sua declinação (+16º) próxima do equador permite a sua observação em todo o globo terrestre, porém, a observação este ano será afetada por conta da Lua Cheia, que deve ofuscar e diminuir a quantidade de meteoros que poderemos observar. É esperada uma taxa de 20 meteoros por hora.

Acompanhe hoje (21/10) o segundo dia de observações da Chuva de Meteoros Orionídeas disponibilizado pelo Observatório Slooh, nas Ilhas Canárias, a partir das 19:00 hs (BRST). Veja!



Veja a reprise do primeiro dia (20/10) da Chuva de Meteoros Orionídeas, disponibilizado pelo Observatório Slooh: 



Radiante

Radiante é o local do firmamento no qual os meteoros parecem se originar. Para observar a chuva Orionídeas, basta olhar na direção da constelação de Órion. Veja na imagem abaixo:




Halley

Um dos cometas mais conhecidos da história, teve sua última passagem em 1986. Este cometa periódico dá lugar a outra chuva de meteoros de atividade moderada, denominada Eta Aquaridea, que ocorre no mês de Maio.


20/10/13

31 comentários:

  1. Não consigo visualizar nada acompanhando o evento ao vivo, parece que a imagem tá o tempo todo congelada e embaçada :/ Poxa :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Congelada sei que não está, mas nao vejo nda :/

      Excluir
  2. eai cade eles,nada ainda?? =(

    ResponderExcluir
  3. Bob Berman = Bomberman! sauhhuashuasuashusahuas hueheuheuhuehuehuehuhe

    ResponderExcluir
  4. É..... Realmente a imagem não está congelada como havia comentado anteriormente, pois percebe-se a movimentação mesmo que lenta da imagem, mas até agora não percebi nada :/

    ResponderExcluir
  5. é realmente da demorando mais imagina quando começa para min pode demora o que for + hoje eu vejo
    :D

    ResponderExcluir
  6. Mais era pra ser as 19horas a chuva de meteoros, acho que já acabou uma hora dessas, por isso q não vemos nada!

    ResponderExcluir
  7. Vocês ficam divulgando uma coisa que dificilmente vai ser observada. Este radiante meteórico só é observado de madrugada. Desde quando Orion esta no céu as 19h? Outra coisa com a LUZ DO LUAR VOCÊ NÃO CONSEGUE VER METEOROS ´SO OS MAIS BRILHANTES...ESTE RADIANTE PRODUZ METEOROS COM MAG ACIMA DE 2,0. Acompanho estes radiantes do Halley desde 1984!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Julio, esta transmissão está sendo feita nas Ilhas Canárias, hemisfério norte, latitude 28° 32′ 11″ N e longitude 15° 43′ 17 O, portanto, lá como você deve saber, Orion está sim visível desde às 19:00 hs (BRST). Agradecemos a sua participação e compreendemos que você tenha sido induzido ao erro por não ter conhecimento da localização de onde este evento está sendo transmitido.

      Lembramos também que durante toda transmissão, o narrador sempre informa a localidade do evento, e talvez, por conta de ser narrado em inglês, essa é uma das desvantagens.

      Com relação ao fato de a Lua Cheia dificultar a observação dessa chuva, acreditamos que ainda assim, mesmo com esse empecilho, a divulgação científica e a oportunidade de acompanhar um evento como esse é sempre válida.

      Excluir
    2. vcs acreditam que, mesmo com a lua, seja possível visualizar o fenômeno a olho nú?? eu fui la fora e fiquei um tempo e ainda nao consegui ver nada.

      Excluir
    3. Dileto amigo...não fui induzido ao erro. Sei onde fica este projeto. Só que você deveria fazer na sua propaganda algo mas didático e menos sensacionalista. No Observatório que trabalho lotou de gente que esperava ver a chuva as 19horas? Na próxima vez tenha cautela em divulgar...que o evento é transmitido do H/N e que para nosa região Orion nasce só de madrugada. Se quer divulgar OTIMO. mas divulgue da maneira correta. Pq depois quem leva a "bronka" do público é quem trabalha em Observatório e Planetário.

      Excluir
    4. Anônimo, mesmo com a Lua Cheia ofuscando o céu ainda é possível observar o fenômeno. A condição não é a ideal (por conta da Lua Cheia), mas poderemos ver alguns meteoros, além de que, essa chuva de meteoros tem um histórico de bólidos (bolas de fogo), e caso isso se repita, ainda conseguiríamos observa-los. Se em sua localidade não tiver poluição luminosa, for longe de cidades e o céu estiver limpo, tente observar a olho nu. Veja abaixo do vídeo a imagem orientando para onde devemos olhar para apreciar o fenômeno.

      Caro Sr. Julio,
      Nossa manchete deixava bem claro que tratava-se de uma transmissão das Orionídeas.
      Quanto ao sensacionalismo, não entendemos porque uma manchete como essa, tratando de uma divulgação científica, que pode ser de grande valia para milhares de pessoas que não tiveram a oportunidade de presenciar tantos eventos como você presenciou, pode ser classificada como sensacionalismo.
      Agradecemos sua participação e lamentamos qualquer inconveniente causado pelo fortuito mal entendido.

      Excluir
  8. afinal, vamos poder visualizar ou não? e a que hora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mesmo que as condições não sejam das melhores (por conta da Lua Cheia), ainda assim é possível observar o fenômeno, porém, a quantidade de meteoros que poderemos observar é inferior se comparmos com uma noite sem Lua. Para ver a olho nu, basta olhar para a região que mostra na imagem (abaixo do vídeo) após a meia-noite. Para ver através da transmissão ao vivo, à partir das 19:00 hs do horário de Brasília, isso porque a gravação está sendo feita em outra região onde já é possível observar a constelação de Orion.

      Excluir
  9. Se não fosse a forte interferência da lua do luar com certeza das 02:00 até umas 5:00h da manhã você poderia ver uns 40 meteoros Veja o que diz o IMA "In the second half of October, the full to waning gibbous Moon will spoil three shower maxima, from the minor ε–Geminids due on October 18, the major Orionids around October 21 (their ZHRs, like those of their twin η-Aquariids should be falling towards their next rates-trough circa 2015, so could be ∼ 20 at best this time) and the minor Leonis Minorids on October 24. The waning Moon is particularly problematic for these sources as they are all observable only after midnight, just like the Moon." Site do IMA: http://www.imo.net

    ResponderExcluir
  10. Por quê demora tanto minha gente, o astrônomo não tem noção..um horário aproximado...faz horas nessa espera!!!!!

    ResponderExcluir
  11. O Julio aí trabalha no observatorio e acha ruim que vai gente p la??Ele deveria aproveitar esse tempo pra ensinar as pessoas.O site vai e coloca um evento ao vivo como esse e ainda tem gente q fica achando pelo em ovo.Se nao fosse o site galeriadometeorito eu nao estaria vendo essa chuva de meteoros,pq na minha cidade esta muito nublado.Pelo menos no video eu ja consegui ver uns 2 meteoros.VALEW!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou "tentando" como bom professor, dar as dicas certas...quem quiser ouvir bem...quem não quiser paciência! Outra coisa não achei ruim....leia direito o que eu escrevi!

      Excluir
  12. Se vcs colocarem a tela cheia..este ponto forte brilhante e a Lua. A esquerda e abaixo vemos ORION e as Três Marias. Do lado esquerdo ao alto o ponto brilhante é Sirius do Cão Maior. Para se ver um meteoro tem que ser muito brilhante. Coisa que acho difícil com estas condições.

    ResponderExcluir
  13. Alguém conseguiu ver algo? ainda nao consegui nada a olho nú.. :/

    ResponderExcluir
  14. ISSO É GRAVADO NO MAR DE MARROCOS AMIGO ANTÔNIO

    ResponderExcluir
  15. Parabéns ao site Galeria do Meteorito pela transmissão !
    Considero que toda iniciativa de popularizar e divulgar a Astronomia seja louvável e este site faz isso com maestria, profissionalismo e imparcialidade!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado à todos pelo reconhecimento e pela participação! Muito obrigado!

      Excluir