Encontro mortal: assista o 'mergulho da morte' de 2 cometas



Um cometa fez um mergulho em direção ao Sol, somente 2 dias depois de um outro cometa fazer um percurso quase que idêntico.

O cometa sem nome que fez um mergulho da morte e foi direto para o Sol, tem cerca de 10 metros de diâmetro, segundo os especialistas. Os estágios iniciais desse encontro mortal foram documentados em um vídeo, capturado pelo Observatório Solar e Heliosférico (SOHO), uma operação conjunta da NASA e da Agência Espacial Europeia. Veja:


Este outro video logo abaixo mostra os 2 cometas que foram em direção ao Sol. O cometa #1 foi registrado no dia 08 de Outubro de 2013, já o cometa #2 foi no dia 10 do mesmo mês. Acompanhe:


O pequeno cometa parece pertencer a uma família de cometas conhecidos como "cometas rasantes Kreutz". Esses cometas, cujas órbitas os levam muito perto do Sol, acredita-se que sejam os restos mortais de um único cometa gigante que teria se quebrado em várias partes, a centenas de anos atrás. Eles foram nomeados após o século IX, quando o astrônomo alemão Heinrich Kreutz demonstrou pela primeira vez que esses cometas estariam relacionados.

Nem todos os cometas rasantes são membros do grupo Kreutz. O famoso cometa ISON, por exemplo, não estava relacionado a esta família.

Os pesquisadores organizaram uma campanha de observação global, contando com muitos instrumentos diferentes, tanto em terra quanto no espaço, para acompanhar o comportamento do cometa, que forneceu uma oportunidade única para entender um pouco mais sobre a composição e estrutura dos cometas, o que poderia revelar grandes descobertas sobre os primórdios do Sistema Solar.



Créditos: NASA / SOHO
11/10/13

4 comentários:

  1. Se um cometa rico em ferro se decompor no mergulho, há alguma chance do ferro reagir na fusão ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se a dúvida é com relação ao famoso mito de que "o ferro poderia matar uma estrela como o Sol", na verdade não aconteceria nada. O ferro só "mataria" uma estrela se ele estivesse em seu núcleo como material principal, após todos os ciclos de fusões.... Abraços Adamastor!

      Excluir
  2. E se jogássemos o lixo nuclear no sol?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda que isso fosse uma boa ideia, seria muito caro enviar o lixo para o espaço. Cada kg enviada para o espaço custa uma verdadeira fortuna, e com certeza, os empresários responsáveis (assim como os governos) prefeririam não gastar... e mesmo que eles quisessem gastar esse valor, seria um grande risco, pois um dos foguetes poderia explodir durante o lançamento (o que é bem comum)... e imagina só: um foguete cheio de material nuclear explodindo na atmosfera?.... Eu já tinha até pensado nisso, mas cheguei nessa mesma conclusão.... Abraços Henrique!

      Excluir