A maior estrutura descoberta no Universo contradiz a teoria do Big Bang, e desafia os princípios cosmológicos

Mais uma vez, o que conhecemos de cosmologia pode não ser totalmente verdade

"Embora seja difícil de entender a dimensão deste 'grande grupo de quasares' (LQG), podemos dizer com toda a certeza que é a maior estrutura já vista em todo o universo", disse o Dr. Clowes da Universidade Central de Lancashire'sJeremiah Horrocks Institute. "Isso é extremamente empolgante, porque vai contra a nossa compreensão atual da escala do Universo. Mesmo viajando na velocidade da luz, levaria cerca de 4 bilhões de anos para atravessar esta estrutura. Isto é importante não apenas por causa de seu tamanho, mas também porque desafia o princípio cosmológico, que tem sido amplamente aceito desde Einstein. Nossa equipe tem estudado casos semelhantes que agregam ainda mais peso a este desafio e vamos continuar a investigar esses fascinantes fenômenos".

Este grande grupo de quasares desafia o princípio cosmológico, a suposição de que o Universo, quando visto em uma escala suficientemente grande, tem a mesma aparência, não importa de onde você esteja observando-o. A teoria moderna da cosmologia é baseada na obra de Albert Einstein, e depende do princípio cosmológico. O princípio é assumido, mas nunca foi demonstrado através de observações que não gerassem dúvidas.

Quasares são núcleos de galáxias dos 'primeiros dias' do Universo. Um único Quasar emite de 100 a 1000 vezes mais luz e energia do que uma galáxia inteira com 100 bilhões de estrelas. Eles se submetem a breves períodos de altíssimo brilho que os tornam visíveis através de grandes distâncias. Estes períodos são ' breves' em termos de Astrofísica, mas na verdade são cerca de 10 a 100 milhões de anos. Desde 1982 tem sido aceito que os quasares tendem a se agrupar em grupos ou "estruturas" de dimensões surpreendentemente colossais, formando os grandes grupos de quasares, ou LQGs na sigla em inglês.

Para dar uma noção de escala, nossa galáxia, a Via Láctea, está separada de sua vizinha mais próxima, a galáxia de Andrômeda, por cerca de 0,75 Megaparsecs (MPC), ou 2,5 milhões de anos-luz. Grupos de galáxias podem ter de 2 a 3 MPC, porém, os LQGs podem ter cerca de 200 MPC ou mais de diâmetro.

Com base no princípio cosmológico e na moderna teoria da cosmologia, cálculos sugerem que os astrofísicos não poderiam encontrar uma estrutura maior do que 370 MPC. O que eles não esperavam do recém-descoberto LQG, é que sua dimensão é de 500 MPC. Como este grupo de quasares é alongado, a sua dimensão chega a 1.200 MPC (4 bilhões de anos-luz), cerca de 1.600 vezes maior do que a distância entre a Via Láctea e a galáxia de Andrômeda.



A cor de fundo da imagem acima indica os picos e depressões na ocorrência de quasares na distância do LQG. Cores mais escuras indicam mais quasares, cores mais claras indicam menos quasares. O LQG é claramente visto como uma longa cadeia de picos indicados por círculos pretos. (As cruzes vermelhas marcam as posições dos quasares em um LQG diferente e menor). Os eixos horizontais e verticais representam ascensão reta e declinação, o equivalente celeste de longitude e latitude. O mapa cobre cerca de 29,4 por 24 graus no céu, indicando a grande escala da estrutura recém-descoberta.


Créditos: Royal Astronomical Society / Daily Galaxy
Imagem: R. G. Clowes / UCLan
18/11/13

111 comentários:

  1. Óbvio que pode não ser total mente verdade, aliás nunca será totalmente verdade. A ciência não produz verdades.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem a teoria da evolução .. foi a ciência não foi?

      Excluir
    2. A ciência nao busca criar verdades absolutas. Elas criam teorias que possam explicar o mundo em que vivemos, e como nosso universo universo é enorme e está em constante mudança é obvio que podem ocorrer momentos em que as "verdades" descobertas anteriormente sejam postas em duvida. O que nao quer dizer que elas devem ser totalmente descartadas, pois pode haver uma explicação que possa ser englobada as teorias e leis anteriores. Ambos deveriam repensar seus conceitos de ciência.

      Excluir
    3. A teoria da evolução é totalmente retrógrada. Hoje os tempos são outros essas teorias com o passar dos anos vão sendo cada vez mais caindo no conceito de todos

      Excluir
    4. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    5. MrGiH Fyckers, vc é burro ou é crente? Bom, dá no mesmo na real

      Excluir
    6. O que ele disse é verdade, a teoria da evolução está sendo pensada cada vez mais sobre sua veracidade.

      Excluir
    7. E baseado no que, vc faz uma afirmação dessas? No que vc ACHA?

      Excluir
    8. TEORIA da evolução? Só é uma teoria porque ainda tem animais para questionar. Variabilidade genética/mutação + seleção natural = evolução. Vão estudar amiguinhos.

      Excluir
    9. concordo com voce e acho que nao possuímos a compreensão necessária da vastidao do universo e so por isso se formulam teorias. bom mas teorias sao teorias ne nao sao verdades e por isso nao deve se ficar triste quando cai uma teoria de anos de aceitaçao, e ainda assim tem gente que nao acredita na evoluçao se ate durante a nossa efemera vida se observa evoluçao

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. Desculpa aí fera mas teoria é verdade sim, vai estudar mazé, teoria é uma conjectura, uma opinião formada diante de um fato. :)

      Excluir
    12. Ai ai ai. Ciêmcia= estar ciente/tomar ciència; A ciência não cria nenhuma verdade. Ela estuda situações, elabora teorias, às põe à prova e confirma ou não sua veracidade. Se é cientificamente comprovado é verdade sim. Bando de cabeçudo que fala bosta. Religião não cabe em discussão científica. É calculo. Fé é fé, e se define sozinha.Só me faltava acreditar agora que o mundo tem 4000 anos e só né, kkkkkkkk. É cada uma

      Excluir
    13. quem disse que a bíblia afirma só temos 4000 anos?8Meus queridos amigos, não esqueçam isto: para o Senhor DEUS um dia é como mil anos, e mil anos, como um dia...na bíblia em Gênesis 1:2
      A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.ERA UMA BOLA INFORME E SEM VIDA...CONCORDA COM A CIÊNCIA....na idade média diziam que a terra era plana, mas a bíblia uns 3000 anos antes já dizia ser redonda:Isaías 40:22
      Ele é o que está assentado sobre a redondeza da terra, cujos moradores são como gafanhotos; é ele quem estende os céus como cortina e os desenrola como tenda para neles habitar;SOMOS INSIGNIFICANTES DIANTE DA SABEDORIA DE DEUS, ONDE AS LEIS MATEMÁTICAS, DESCOBERTAS POR NEWTON, EINSTEIN E CIA BELA, JÁ TINHAM SIDO ELABORADAS E VIGORAVAM NO IMENSO UNIVERSO DE 6, 5 SEXTRILHÕES DE GALÁXIAS,COM ESTRELAS 1 MILHÃO DE VEZES MAIORES QUE NOSSO PEQUENO SOL...EM NOSSA INSIGNIFICÃNCIA USAMOS O TEMPO CHRONOS...DEUS USA KAIRÓS...Kairós - "Tempo", especialmente um “ponto no tempo”, “momento”,
      “tempo oportuno”, “oportunidade favorável”, “ponto justo”, “medida certa”
      , “lugar apropriado”, “aquilo que é conveniente apropriado ou decisivo”.

      Na teologia passou a ser usado para descrever a forma qualitativa
      do tempo ou “o tempo de Deus”, o tempo que não pode ser medido, é o tempo
      da oportunidade, livre do peso das cargas que se passam e da ansiedade das
      coisas que acontecem antes do tempo, ele se manifesta sempre no presente,
      instante após instante; Kairós marca os momentos que se tornam inesquecíveis,
      ainda que tenham sido breves, os gregos acreditavam que com o Kairós
      poderiam enfrentar o cruel e tirano Chronos.
      Quando se fala em Kairós se quer indicar que alguma coisa aconteceu
      tornando possíveis ou impossíveis certas coisas.

      Chronos – “Tempo”, “período de tempo”, “espaço de tempo, longo ou breve”.
      Chronos serve inicialmente para a designação formal de um espaço
      de tempo, ou ponto de tempo, refere-se ao tempo cronológico ou sequencial
      que pode ser medido. Ele controlava o tempo desde o nascimento até a morte
      , um pensamento Grego era que Chrono representava o tempo que faltava para
      a morte, uma vez que era impossível fugir do mesmo, todos seriam mais
      cedo ou mais tarde vencidos (devorados).

      Excluir
    14. Amei a sua comparação com a bíblia. Acredito em tudo que vc falou. xD

      Excluir
    15. Teoria da evolução é uma crença. Não há provas de que uma espécie pode se transformar em outra (macroevolução) através de mutações genéticas aleatórias e seleção natural. E muito menos a galera faz qualquer ideia de como isso poderia ter acontecido (a bioquímica quebra a cabeça dos darwinistas). Quanto mais o supermicróbio que surgiu do nada nas poças primordiais e criou tudo através de "mutações genéticas aleatórias". Faça-me o favor. Acreditar nisso é tão absurdo ou mais do que acreditar em Adão e Eva. Mas o povo vive feliz acreditando, achando que fazem alguma ideia de como os organismos surgiram no planeta.

      Excluir
    16. nem a ciencia e nem sua escola pelo visto.... TOTALMENTE** e outra só pq vc é 1 religioso sem noção dando uma opinião totalmente equivocada não quer dizer que seja verdade, se a ciência não produz verdade acredito que nem vivo você estaria agora, ja que provavelmente vc teria morrido na primeira doença que você pegou na vida, é graças a ciencia e suas descobertas que existem remédios.

      Excluir
    17. Existem uma confusão muito grande em cima da teoria da evolução por conta de religião vs. ciência e por conta do nome dela. Fora que muita gente simplesmente não a aceita por não gostar da resposta e por ela contradizer o que lhe fora ensinado.

      MAS... essa teoria já foi mais do que comprovada, e portanto, não é mais uma teoria. É um fato. Evolucionismo é uma área da ciência. E mesmo pensamentos que a contradigam ainda não conseguiram refutá-la. Então, como resultado, ela está valendo.

      Excluir
    18. Bem vamos explicar pra quem não entende, a palavra TEORIA na ciência tem um significado diferente do que usamos no dia a dia, assim como a uma LEI cientifica (como a gravidade) é totalmente diferente de uma lei jurídica. Quando um fato pode ser observado na vida real e pode ser replicado para estudo em laboratório isso é chamado de lei, quando você consegue observar no mundo real mas não consegue replicar é então chamado de Teoria. E muito pelo o contrario as descobertas feitas graças ao mapeamento genético dos últimos 40 anos só deram mais força para a a teoria evolutiva a ponto de alguns matemáticos já estarem propondo uma lei evolutiva através de equações matemáticas.

      Excluir
    19. Óbvio que pode não ser total mente verdade kkkkkk pqp

      Excluir
    20. Os pseudo cientistas ateus deveriam aprender a fazer o papel do "advogado do diabo" juntamente com os seus desafetos religiosos radicais. Há uma série de "gaps" em toda a teoria evolucionária da mesma forma que há uma série também na teoria do BigBang. Isso é um FATO. Não é OPINIÃO! Além disso, nas religiões há os mesmos problemas. Porque tanto na ciência, quanto na religião, há uma série de babacas atrás das suas próprias vaidades!

      Por outro lado, o problema é histórico, a ciência foi perseguida pela religião católica na época do renascimento no período negro de caça as bruxas na inquisição. Com isso surgiu a TEORIA de que ciência e religião são coisas diferentes. Antes desse período a ciência andava de maos dadas com a religião.

      Mas, para o desespero dos ateus patéticos e dos fanáticos religiosos de cunho cristão, as duas áreas do conhecimento devem convergir e não divergir e isso está acontecendo cada vez mais. Exemplo, hoje é disciplina em universidades públicas brasileiras, como USP e UNICAMP, a disciplina saúde espiritual. Somente ignorantes ou pessoas sem cultura nessas 2 áreas do conhecimento perdem seus tempos lutando para provar que sua teorias são melhores que a dos outros. Eu particularmente não sei quem é mais dogmático.

      O verdadeiro cientista não é preconceituoso e sim um ESTUDIOSO da natureza. A religião é o reflexo de comportamente de pessoas e animais da natureza e portanto, deveria ser cunho de estudo e não de disputas.

      Excluir

    21. É óbvio que a ciência estuda a natureza e tenta colocar em modelos computacionais, matemáticos e etc o que a mesma observa de todo o cosmo. Mas, devido a falta de capacidade tecnológica, a mesma não consegue equacionar muito dos mistérios da natureza. Também é óbvio que a ciência é responsável por um série de evoluções da qualidade de vida de tudo e todos.

      Mas vamos aos fatos concretos e impossíveis de serem respondidos pela ciência atual: Se o BigBang e toda a teoria evoluionária estão corretas. Como é possível um único ponto de super massa no espaço, explodir e com o tempo formar tudo que conhecemos apenas por questões relacionadas ao acaso por choques e mais choques de particulas por muito tempo formar tudo que conhecemos sem haver um princípio inteligente por trás? A própria ciência provou que a vida não surge expontaneamente mas a teoria do BigBang não é justamente isso? Como explicar os elos perdidos da evolução propagandeada por Darwin? Ou seja, há uma série de SALTOS evolutivos na teoria darwineana com ausência de certas espécieis e resurgimento de outras do nada?

      Por outro lado, eu que estudei ciência moderna e estudei as religiões te digo que há sim explicações concretas também nas religiões que fazem o elo de ligação entre o que a ciência observa e o que é além da nossa capacidade de medir.

      Há 10.000 anos os indus relatam o que eles chamam de respiração de Deus. O nome é "manvantara" desse relato. Deus Brahma cria o universo de tempos em tempos. Ou seja, de BigBang em BigBang por todo o sempre. Por outro lado, No Livro dos Espíritos de Allan Kardec, escrito a mais ou menos 150 anos, os espíritos nos relatam que Deus é um ser perfeito e infinito, ele é o Todo, e nós estamos dentro Dele. Da mesma forma, que não existe início nem fim do universo. Unindo os 2 conhecimentos religiosos, mais o conhecimento científico de evolução e BigBang, podemos empiricamente compreender que o gap do BigBang de tudo surgir do nada é justamente porque não há um princípio. Na verdade o universo se expande e se contrai por todo o sempre!

      Além disso, em relação aos gaps da teoria evolucionária, Ramatis, autor espiritual que usou a mente do médiun Hercílio Maes, médico brasileiro, escreveu mais de 15 livros a 50 anos. E uma das teorias que ele trás é justamente que Deus e seus anjos da guarda, que nada mais são que espíritos como nós que evoluíram, usam técnicas avançadas genéticas e materializam os genes na natureza, e a própria natureza com o seu princípio vital, faz o restante!

      Portanto, nós devemos nos unir e estudar juntos a natureza sem preconceitos e imbecilidades. Ciência e religião não tem que serem times de futebol e sim engrenagens de um mesmo relógio. O relógio da vida!

      Excluir
    22. Teorias cientificas ajudam a entender se adequadas, mas atrapalham a evolucao humana quando mal elaboradas. Basta observar a diferenca do atual conhecimento humano para aquele disponivel a cerca de 120 anos atras para entender, ainda assim, teorias antigas continuam sendo a base para que a humanidade procure as respostas que procura, na verdade, fica preso as teorias na tentativa de valida-las, e assim, deixa passar evidencias que tudo pode ser diferente do que se fez parecer que fosse a verdade correta ate hoje.

      Excluir
    23. Primeiro a ciencia não PRODUZ nada, ela descreve o mais proximo que consegue como o universo funciona.

      Sobre a teoria cientifica; significado cientifico da palavra TEORIA: Conjunto de regras, de leis sistematicamente organizadas, que servem de base a uma ciência; essas regras.

      Excluir
    24. crentalha a trazer babaquices de religião para uma discussão de ciencia... so mesmo brasileiro da roça

      Excluir
    25. Quem ou o quê produz verdades? As religiões? As redes sociais? Os argumentos sem embasamento científico?

      Excluir
  2. Prevejo Inquisidores de Carl Sagan revoltados gritando "QUEIMEM AS BRUXAS"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, assim só matam 5 mil, pior seriam se fossem seguidores de Marx, ai ultrapassariam os milhões. :D

      Excluir
    2. Que que cê ta falando cocô aqui?!
      Vai zurrar os feitos bíblicos pra quem entende seus zurros

      Excluir
    3. Vai ver por isso que é só teoria, e não fato! Cada vez mais queimam a mufa em busca de respostas que nunca são satisfatórias.

      Excluir
    4. extensivo estudo feito pela Sociedade de Geologia de Londres e pela Associação de Paleontologia da Inglaterra. O professor de ciências naturais, John N. Moore, informou sobre os resultados: “Cerca de 120 cientistas, todos especialistas, prepararam 30 capítulos de monumental obra de mais de 800 páginas, para apresentar o registro fóssil das plantas e dos animais, divididos em cerca de 2.500 grupos. . . . Cada forma ou espécie principal de vegetal e animal é mostrada como tendo uma história separada e distinta de todas as demais formas ou espécies! Grupos, tanto de plantas como de animais, aparecem de súbito no registro fóssil. . . . Baleias, morcegos, cavalos, primatas, elefantes, lebres, esquilos, etc., todos são tão distintos em seu aparecimento inicial como o são agora. Não há um vestígio sequer de um ancestral comum, muito menos de um elo com qualquer réptil, o suposto progenitor.” Acrescentou Moore: “Não se encontraram quaisquer formas transicionais no registro fóssil, mui provavelmente, porque não existem de jeito nenhum formas transicionais no estágio fóssil. Mui provavelmente, as transições entre as espécies animais e/ou as transições entre as espécies vegetais, jamais ocorreram. Should Evolution Be Taught? (Deveria Ser Ensinada a Evolução?), de John N. M798oore, 1970, pp. 9, 14, 24; New Scientist, “Cartas”, 15 de setembro de 1983, p..

      Excluir
  3. Graças a Igreja Católica da Idade Média, muitos gênios que poderiam contribuir de forma significativa morreram ou foram perseguidos por ela, eram proibidos de fazerem seus estudos. aff, cabe aos cientistas recuperarem esse tempo perdido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. la vem o sambanga falar de igreja, sempre tem um tonto p colocar a igreja no meio , no minimo é comuna e vota no PT

      Excluir
    2. Na verdade isso foi devido a venda de títulos de bispos aos filhos dos nobres, que por sua vez queriam manter e população ignorante e assim domina-la, obrigando ao clero obedecer suas ordens. Lembrando que esses nobres não tinham religião e sua maioria era Ateu. E esses gênios não deixaram de estudar nem de descobrir, apenas faziam seus experimentos em lugares ocultos aos olhos do clero corrompido. Estude mais amigo.

      Excluir
    3. Estranho, se formos pesquisar na história veríamos que os grandes cientistas e pesquisadores da época eram padres. Contraditório não? Estudar história não faz mal gente. Alguns exemplos, porém não todos: Nicolaus Copernicus , Gregor Mendel , Georges Lemaître , Albertus Magnus , Roger Bacon , Pierre Gassendi , Roger Joseph Boscovich , Marin Mersenne , Bernard Bolzano , Francesco Maria Grimaldi , Nicole Oresme , Jean Buridan , Robert Grosseteste , Christopher Clavius ​​, Nicolas Steno , Athanasius Kircher , Giovanni Battista Riccioli , William de Ockham.

      Excluir
    4. Pq naquela época não compartilhar a mesma religiao do local onde você morava era altamente perigoso. Se eles não compartilhassem essa religião, provavelmente não teriam ficado por ali tempo o suficiente para descobrir qualquer coisa.

      Agora vai comparar isso com os dados de HOJE EM DIA. Metade de quem tem ensino superior incompleto já não carrega uma religião. Um número minúsculo de quem faz pós-graduação mantém uma religião.

      Infelizmente, religiosidade é algo que se perde com estudo e conhecimento. Obviamente, isso acontece pelas crenças e superstições religiosas, em geral, serem tão claramente "erradas" a ponto de serem bobas. O "Deus dos buracos" só funciona enquanto você não entende nada bem o suficiente para ver o quanto é falso.

      Excluir
    5. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. A igreja católica tem os maiores pensadores do mundo inserida nela, tanto como padres como professores. Professor Felipe Aquino, ex diretor e professor do ITA agora mestre e doutor da igreja, e o já considerado como grande pensador por diversos sociólogos e filósofos o papa bento 16. Procure mais amigo, estude mais.

      Excluir
    6. Vai para a igreja e para de escrever asneiras cara!

      Excluir
    7. Com certeza, a humanidade perdeu muitos anos de evolução por causa da Igreja Católica, sobretudo na Idade Média - não à toa conhecida por "Idade das Trevas".

      Excluir
    8. Mas na "Idade das Trevas" que surgiram as maiores Universidades e Reitorias que contribuiram tanto para medicina quanto para a ciência, e tudo era financiado pela Igreja Católica, e a Inquisição foi um tapa na cara do Papa, ou o Papa a pedido do Rei da Espanha, fez que o papa aceitasse a inquisição, ou a Igreja perdia a Península Ibérica, e também é só ver o contexto histórico do momento, quem ia contra a Soberania da Nobreza era morto, na maioria das vezes decapitado, por que quem fosse contra a Igreja não deveria sofrer a mesma pena? É só pensar no contexto histórico do mundo inteiro no tempo decorrido.

      Excluir
    9. Alguém aí falou em igreja...antes de defender qualquer placa de igreja o melhor é ler a Bíblia e entender qual igreja tem a verdade, qual a única que guarda Seus mandamentos. É bom pesquisar porque só existe uma. E quanto as teorias da evolução e do criacionismo - é simples: se vc acredita em Deus obviamente acredita na Bíblia e no criacionismo, caso contrário vc acredita na teoria da evolução.

      Excluir
  4. Gostão de conhecimento??
    #cheguem_junto!!

    ResponderExcluir
  5. Um falando abobrinha e o outro respondendo a altura com mais abobrinha!!!
    Quando realmente descobrirmos a verdade das coisas, vamos dar muita risada!!!

    ResponderExcluir
  6. com o passar dos anos descobre-se mais e mais vão re fazendo teorias porque querem entender a todo custo o universo, o universo é tão grande que nem em todo tempo de existência da humanidade já mais poderíamos explorá-lo ao invés de ficar buscando teorias que podem ate comprovar fatos deveriam se preocupar com sua casa primeiro que esta se desfazendo aos poucos não adianta explorar o passado para nos favorecer no futuro se não houver futuro para humanidade acredite nosso planeta não vai aguentar mais um milhão de anos...

    ResponderExcluir
  7. Religiosos metidos a cientistas usando de pseudo ciência para justificar,,,Ô raça insuportável... '¬¬

    ResponderExcluir
  8. com essa sua arrogância poderia dizer que foi uma pessoas de muito pouco conhecimento que deu esse comentário e o outro depois do acima do seu

    ResponderExcluir
  9. A ciência é isso mesmo, humildade e coragem para admitir que estavam errados e jogar NO LIXO, se necessário for, o modelo o qual confiava, e começar tudo de novo... ah, a teoria da seleção natural de Darwin está quase em ruínas, só os "cracudos" epistêmicos ainda não conseguiram perceber.

    ResponderExcluir
  10. Para tudo! Li num dos comentários que a teoria da evolução é "retrógrada". Não sei como perdem tempo do nosso dia conversando com uma galera assim! Nós evolucionistas estamos já em outro nível intelectual. Meus argumentos são organizados em fatos, não em equivocos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quais fatos? ACHISMOS? Eu e os CRIACIONISTAS TEMOS EVIDENCIAS COMPROVADAS PELA CIENCIA, JÁ VCS TEM ACHISMOS

      kkkkkkkk

      Excluir
    2. Claude teoria da evolução? ta na hora de mudar de livro onde está escrito que foi comprovado algo? Nada foi comprovado, nem evidencia tem, só tem uma ligação que faz sentido, mas não há comprovação, Darwin não sabia como o ser humano evoluiu e não tinha nada de evidencias, tentaram até manipularam, mas de um ancestral comum, até o homo sapiens, tem uma lacuna que a Ciência não comprova, então é teoria não comprovada, nada evolui, tudo se adapta a natureza, mas modificar é crença.

      Excluir
  11. O engraçado é: tudo bem que vocês não concordem com a teoria da evolução. Mas só não falem de um tal Adão, ou de uma Eva, porque concluiria que vocês ainda estão vivendo na idade média!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O problema são trouxas como vc que acreditam em teoria da evolução e big bang, hahaahahahahah

      A PRÓPRIA CIÊNCIA JÁ AUTENTICOU A VERACIDADE DA BIBLIA.Automaticamente, já INVALIDA seu argumento sobre Adão e EVA

      Não vou ficar fatalizando ATEU aqui não prq muitos já apelaram para a IGNORÂNCIA. Eu apelo para os argumentos que vocês próprios usam: a CIÊNCIA. hahaahahaahah

      Excluir
    2. A ciência produz verdade sim, os remédios são provas disso como está em um comentário mais acima, mas não é uma verdade absoluta, a ciência não está preocupada com a verdade absoluta, a filosofia se preocupa com isso, em gerar novas possibilidades de respostas, a verdade de hoje pode não ser a verdade do amanhã, antigamente a amazônia era considerada o pulmão do mundo, cientificamente provado, logo depois, cientificamente provado que as algas marinhas são o pulmão do mundo, novas possibilidades de respostas, essa é a verdade atual, esse é um pequeno exemplo. Agora, Religião x Ciência, ridículo, não sou Ateu para deixar claro antes que o colega acima decida acusar, mas vejo coisas que comprovam um ao outro, agora invalidar a teoria da evolução, mutações e demais variações genéticas... , talvez o colega acima tenha uma resposta, ou um jeito de explicar como alguns homens antigamente viviam 800 anos ou mais segundo a bíblia e hoje vive em média 75~80 anos.

      Excluir
    3. se o homem evoluiu do macaco, pq o macaco nao evoluiu? pq nos dias de hj nos nao vimos nenhum macaco envoluindo? eu so vejo eles agindo como animais

      Excluir
  12. Percebo em alguns comentários que há pessoas que sofrem de M.P.I.R. = Movimento Peristáltico Intestinal Reverso.
    Falam tanta besteira sobre a Ciência, vomitam falácias e pior, tem até um lunático falando de seguidores de Marx O.o !!!
    Dói...

    ResponderExcluir
  13. Lá vem as figuras questionando a ciência pela possibilidade de revisão em uma teoria sendo que é exatamente isso que traz a grandeza à ciência. Teoria ou é derrubada por outra ou é comprovada 100% e se torna lei. Engraçado usar o computador e a internet pra criticar, ...sendo ciência pura...

    ResponderExcluir
  14. Ahahaha eu até ia expor minhas ideias aqui sobre "A maior estrutura descoberta no Universo contradiz a teoria do Big Bang, e desafia os princípios cosmológicos", mas olha depois de ler toda essa bobagem que escreveram aqui, uns falando a coisa mais óbvia, outro viajando, um ainda sustentando a viagem e um quarto elemento dizendo coisa com coisa... Realmente, hoje, com internet e facilidade de buscar conhecimento é muito mais fácil e prático, agora fico aqui pensando, como que as pessoas se importam mais em criticar a opinião alheia do que criar a sua própria!
    Sério, e é por isso que estamos onde estamos e como estamos!
    Eu li algumas afirmações de pessoas que sabem do que estão dizendo e li também bobagens!
    Portanto, agora mudo o meu comentário apenas para:
    'Só observo'".

    ResponderExcluir
  15. Toda vez eh pra discutir ciência x religião?
    Ta chato isso kra, quem acredita na ciência veja e aprecie as coisas que o big bang ou sei lá oque criou e quem crê em algum Deus aprecie Oq seu Deus criou e ponto! FÉ não se discute, fé se vive, seja na ciência, em Deus, ou outra força... E assim vivemos em paz..
    Grande descoberta, eh sempre bom ver as grandes coisas q cercam nosso pequeno planeta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazer o quê, se toda vez sempre aparecem religiosos para comentar o que quer que seja sobre Ciência, e eles sempre teimam em fazer isso sem jamais deixar de citar a Bíblia e etc. ? É quase sempre assim em muitos sites/vídeos em que eu entro, que tenham assuntos relacionados à Ciência (sendo que a argumentação deles JAMAIS muda)...

      Excluir
  16. As teorias gerais atuais apresentam limitações. Não podem, por exemplo, explicar a matéria escura necessária a estabilidade das galáxias. Einstein tentou elaborar uma teoria do tudo. Eu a desenvolvi e ela está no endereço: www.unifoton.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. E mais uma vez, o ateísmo vai sendo desmascarado e a verdade vindo à tona, colocando coisas que não existem na cabeça das pessoas

    A PRÓPRIA CIENCIA CONFIRMA A EXISTENCIA DE JESUS CRISTO NA HISTORIA. ISSO ATUALMENTE É CONSENSO MUNDIAL ENTRE VARIOS E MAIS RENOMADOS CIENTISTAS DO MUNDO.

    Se A PRÓPRIA CIÊNCIA CONFIRMA A EXISTÊNCIA DE JESUS, LOGO A BÍBLIA É VERDADEIRA E TUDO, EU DISSE TUDO QUE ESTÁ ESCRITO NELA POSSUI E-V-I-D-E-N-C-I-A-S, ORIUNDAS DAS DESCOBERTAS DA CIÊNCIA (ARQUEOLOGIA, DATAÇÃO DE MATERIAL ANTIGO EM LABORATÓRIO, ETC).

    Portanto, todo e tudo que está no evolucionismo/darwinismo e teoria do big bang já cai por água abaixo, kkkkkkkkkkk . Anos e anos de estudo desafiando o livro mais lido no mundo. HAHAHAHA O que não falta para mim são argumentos para desmascarar os ateus. Eu tenho 330 argumentos paara desmascara-los, tudo com ARGUMENTO CIENTIFICO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manda pra mim meu irmão! preciso desses argumentos também

      Excluir
    2. Me manda uma evidência de que uma jumenta pode falar

      Excluir
    3. MANDA AÍ ENTÃO A CONFIRMAÇÃO DA EXISTÊNCIA DE JESUS PELA CIÊNCIA PRA COMECAR!

      Excluir
    4. Pesquise o que disseram Flávio Josefo, Suetônio e Tácito, sobre Jesus e Christo. Depois o que disseram Luciano de Samosata, Plínio "o Jovem", e por fim, Mara bar Sarapion, filosófo estóico. TODOS os citados, são fontes externas à Bíblia.

      Excluir
  18. Eu tento pensar nos mesmos termos dos pensadores originais, ou seja, tento analisar as coisas sem preconceito. Atualmente estamos viciados em ditar toda a ciência com base em "Leis", como se a mera observação pudesse determinar os destinos da física. Nossa ciência, toda ela, é de observação e dedução. Quanto mais pura e descomprometida, maiores as chances de termos uma verdadeira compreensão. Por favor, vejam algo que produzi com esta forma de pensamento - http://aadasz.blogspot.com.br/2010/02/teoria-universal-de-gravidade-e.html
    Não tenho pretensão de que o que eu coloco seja A VERDADE. Isto jamais passou pela minha cabeça. Mas seria bastante interessante se novos pensamentos pudessem advir de um novo ponto de vista.

    ResponderExcluir
  19. Tanto besteirol aqui. Tanta xingacao e baixaria. Parecem mais com lavadeiras de roupas discutindo de quem é o filho.
    Vergonha para ateus de escolinha que mal sabem lavar a bunda e religiosos arrotando orgulho e presunção, ao contrário do que o mestre ensinou.
    Putz

    ResponderExcluir
  20. Cientista diz ter encontrado evidências da existência de Deus.
    - Físico teórico Michio Kaku.

    http://noticias.gospelmais.com.br/cientista-encontrado-evidencias-existencia-deus-63005.html

    ResponderExcluir
  21. Cientista encontra prova definitiva de que Deus existe.
    - Físico teórico Michio Kaku.

    http://jornalvdd.com/cientista-encontra-prova-definitiva-de-que-deus-existe/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. pode algo ser criado de uma explosão se soltar uma bomba nuclear e uma cidade ela produzira uma outra cidade proveniente de sua explosão?

      Excluir
  22. Deus é constituído de átomos,prótons e nêutrons ( além da anti-matéria ) por isso é o rei do universo !

    ResponderExcluir
  23. As teorias científicas de meros terrestres, somente vale para simples terrestres e mais nada... como pode micros seres, trazer a solução de um Universo infinito ao olho e eletrônica humana. E muito menos dessa maravilha que é o Cosmos...

    ResponderExcluir
  24. aushuashu q bom que foi só 500 pq se passase de 8.000 ai tava todo mundo fudido :v

    ResponderExcluir
  25. Da até dó dessas discussões!! Alguém por acaso tem o livro do "mestre"? De como as coisas foram criadas?? Sobre a verdade do universo?? Ciência não busca verdade...Religião é indiscutível e pronto.
    Cada um acha que a sua verdade é a VERDADE...Mas qual é a verdade?? Parem com toda essa especulação e de impor suas opiniões aos outros, se um acredita que o homem veio do barro e tudo veio do nada, o problema é dela, para ela da certo acreditar nisso e a nossa vida não muda por causa disto.
    Alguém já morreu foi pro céu ou pro inferno e voltou para falar sobre?? NÃO
    Nós que estudamos ciência não podemos buscar a verdade porque NINGUÉM sabe qual é a verdade

    ResponderExcluir
  26. É cada baboseira que não dá nem vontade de comentar...

    ResponderExcluir
  27. Bom teoria não é verdade pq se fosse verdade não se chamava de teoria e sim de verdade logo pra começo ... a teoria simplismente é uma tentativa de se explicar o inesplicado a única vdd mesmo é que não somos capazes de entender tudo pq não cabe a nós entender ... eu conheço a vdd vários conhecem só aceita quem quer por isso do livre arbítrio aí invés de fica debatendo religião eu sigo a minha que é Jesus Cristo nosso verdadeiro salvador e arquiteto e vc segue a que escolher aí no final a gente vê quem fa certo ou errado enquanto isso até minha morte a explicação de tudo sempre será Deus Jesus e Espírito Santo.

    ResponderExcluir
  28. Nunca deram a volta completa do polo norte passando pela antártida e voltado ao polo norte, mas conhecem galáxias distantes que ninguém tem acesso, veem imagens sem vida num pc, dai usam CGI colocam o Morgan Freeman Narrando e eu tenho que acreditar nisso porque senão sou burro, isso é impor, enfia essa vaidade no cú, não conseguem nem tirar o mundo da miséria mas fazem essas proezas? ah vá

    ResponderExcluir
  29. a teoria é apenas o ser humano tentando explicar aquilo que nunca vai entender.

    ResponderExcluir
  30. Levaremos em conta que Deus nao existe. E que o big beng esta preste a acontecer. Sabemos pela ciencia que no ocorrido do big beng havia um partícula de átomo que explodiu e criou tudo que existe hoje... bom a mesma ciencia também diz que para uma ação desta onde uma partícula de átomo tenha essa reação de explodir seria necessário uma ação mecânica para tal feito. Então baseando-se nesta informação entendemos que pela ciência algo ou alguém teve de acionar esse mecanismo e ativar o átomo para que ele explodir... vejamos bem quem poderia esta la para tal feito? Eu digo... Deus.
    Deus seria o unico ser possível. .. entao parem de acharem q tudo que a ciência diz é a pura verdade... pois as suas próprias " verdades" as derrubam e ainda sim Deus contínua existindo.

    ResponderExcluir
  31. Levaremos em conta que Deus nao existe. E que o big beng esta preste a acontecer. Sabemos pela ciencia que no ocorrido do big beng havia um partícula de átomo que explodiu e criou tudo que existe hoje... bom a mesma ciencia também diz que para uma ação desta onde uma partícula de átomo tenha essa reação de explodir seria necessário uma ação mecânica para tal feito. Então baseando-se nesta informação entendemos que pela ciência algo ou alguém teve de acionar esse mecanismo e ativar o átomo para que ele explodir... vejamos bem quem poderia esta la para tal feito? Eu digo... Deus.
    Deus seria o unico ser possível. .. entao parem de acharem q tudo que a ciência diz é a pura verdade... pois as suas próprias " verdades" as derrubam e ainda sim Deus contínua existindo.

    ResponderExcluir
  32. In modern science lacks understanding of the absolute basics, and this is a space that does not disappear and does not appear, it has always been , is and will be, because it is nothing, absolute emptiness, and all that fills it was created from nothing, out of emptiness of spatial opposites - energy which formed all of the material body, without exception. Hence, there are scientific errors in the logical view, and matter and energy = content changing in time.
    Only absolute emptiness of space has no limit in the volume or in the volume of micro or in macro scale. That is the absolute absence of any device from the environment characterizes infinity full spatial volume, where there is always enough free space, and for the number and size of quality of all content. https://new.vk.com/tviss
    Matter is not the basis, that is, all existing matter is the derivative energy in the limit speed = time which creates a lot - which again you can obtain and extract the energy, but the energy initially creates matter, and the vast emptiness of space. And the vacuum important to understand, not what appear energy pulses, and WHERE? - they appear... and that's the FACT - the absolute basics, still does not understand neither science nor the vast majority of people!!!

    ResponderExcluir
  33. Verdade, teorias aceitas no mundo academico, são sim conjecturas aliadas a fatos porem ainda não conseguiram comprovar, é o caso da teoria da evoluçao de darwin, viemos do macaco, foi comprovado? ainda nao!

    ResponderExcluir
  34. Vendo como as discussões aqui ... num comunicado desse...se tornam religiosas e pessoais fico pensando onde o rumo da humaindade vai... enfim... O legal na ciência é que não há problema em errar.... Gente Teoria do Big Bang.... Teoria... quem conhece ciência sabe que teoria é algo que ainda está em fase de verificação... se realmente se comprova ou não..

    O surgimento de novas evidencias apenas faz a gente chegar mais perto da verdade e não há problema em se contradizer ou negar teorias diante de fatos novos... Elaboram-se novas teorias e vida que segue....


    ResponderExcluir
  35. São muitas certezas...
    Os religiosos precisam parar com essa vaidade de querer provar a veracidade da sua fé... Jesus disse ser o caminho a verdade e a vida... acho que essa afirmação já seria suficiente para os cristãos não se importarem com outras "teorias", o suficiemte para nao se ofenderem com as opiniões contrárias, mesmo porque Jesus, me parece, não se importou. A religião já tem uma opinião fechada, uma "construção estabelecida". O novo testamento, inclusive o livro do Apocalipse já explica e dá fim para todas as coisas... os justos ou justificados serão salvos e os injustos ou ímpios serão condenados... Portanto, cristãos, abandonem essa "guerra" contra a ciência... vcs já estão justificados por tudo o que está escrito como promessa, não precisam ficar tentando provar nada. Regozigem com a esperança da vida eterna...
    A ciência precisa estar desvinculada da religião para desenvolver novos pensamentos, para avançar. A ciência é abertura e precisa continuar aberta para continuar existindo... e se estiver se apoiando na religião ficará estagnada.
    Ciência importantíssima para a construção do aperfeiçoamento da humanidade (ainda engatinhando), fundamental para os inconformados (eles têm este direito), e do outro lado a religião para aqueles que acreditam num Deus criador de tudo, e essa fé encerra qualquer discussão. Por isso é impossivel discutir ciência através da religião...A religião é encerrada por si só.
    Ah! Não sou religioso, mas tive a "vaidade" de ler a biblia... e acho que os religiosos precisam desenvolver humildade para fazerem uma leitura mais coerente e sóbria das escrituras... precisam compreender melhor a mensagem de Jesus e renunciarem as polêmicas que, para eles, são inúteis. O propósito do cristianismo nao é travar guerras com outros pensamentos, mas manter seus "salvos" firmes na esperança da cruz. E sobre o evangelismo, nos dias atuais ele é mais eficiente através dos exemplos.
    Viva a ciência!!! E eu adoro Astronomia...

    ResponderExcluir
  36. Algumas pessoas adoram brigar nos fóruns da internet. Ninguém convence ninguém, e a Discórdia marca mais um pontinho sobre a nossa espécie...

    ResponderExcluir
  37. para um cientista, não á nada mais perturbador que a perfeição, se as teorias vinhe-cem a ser todas verdadeiras, não teria um porque de se fazer pesquisas, não existe algo como o perfeito, pois se existisse estaríamos acabados

    ResponderExcluir
  38. Tem muita coisa aceita como verdade que eu sempre achei muito estranha......com certeza ainda falta muito a ser explicado.

    ResponderExcluir
  39. eu nunca concordei com a teoria do Big Bang não tem logica pois o universo está em constante transformação ele é eterno e infinito e não foi criado pois nada se cria nada se perde tudo se transforma.

    ResponderExcluir
  40. Pessoal é muito burrinho. Muita técnica, pouca sabedoria.

    1) A Bíblia possuo toda uma linguagem própria. É preciso entender a mentalidade do povo semita antigo para entender as figuras de linguagem lá existentes.

    2) É teoria. Parem de ficar brigando feito crianças babacas. É para o crescimento da humanidade. A evolução, conhecimento e descobertas são feitas de teorias e, depois de comprovadas, é estabelecida a verdade sobre aquilo. Conhecemos muitas coisas, desconhecemos outras tantas. Placet sobre o que já sabrmosy; busca e teoria sobre o que queremos descobrir. Conhecimento é sempre um contínuo desvelar das coisas.

    3) Parem de ser burros, ateistas e teistas. Um não contradiz o outro.

    Chatos pra cacete...

    ResponderExcluir
  41. Sério q esse "debate vem se arrastando desde 2013 e não entraram num acordo? Kkk

    ResponderExcluir
  42. Grande coisa!
    Eu me preocupa mais com a Terra do que com o espaço.

    É evidente que os governantes ocultos da Terra tenham um interesse maior pelo espaço.E em especial por planetas semelhantes da Terra.

    Depois que aqueles vampiros destruírem a Terra, eles terão que ir para outro planeta para continuarem explorando a raça humana.

    E existe uma frase que deveria virar uma lei geral aplicada a todas as ciências humanas ou exatas.

    "Para toda regra existe uma exceção"

    E com o espaço não seria nada diferente.

    É muito melhor os seres humanos voltarem suas atenções a Terra do que ficar procurando por milagres na Terra.

    A Terra sofre com ações predatórias dos seres humanos enquanto ficamos observando espaço e querendo saber o porquê de existir buracos negros.

    ResponderExcluir
  43. Nossa que imensidão nosso universo, parabéns nossa ciiencia.
    e tudo isso eles nem imagina a imensidão dos planos paralelos

    ResponderExcluir
  44. A "Teoria da Evolução" mostra como o físico se transforma, mas não mostra o por que, para que e por quem é transformado. Foi para atender o ANCEIO de ver oque nós queimava nas fossas abicais que nos criamos os olhos. T.Buta.

    ResponderExcluir
  45. As adversidades favorecem à evolução. Sem o joio o trigo não cresce. A contradição entre religião e evolução é falsa. Deus gera, mas não cria. Deus é Pai e não criador. Conforme Lavoisier " na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". Os mais evoluídos entendem e daí controlam a natureza a seu favor.

    ResponderExcluir
  46. Tudo virá à tona,a teoria na prática é outra!

    ResponderExcluir
  47. Cheio de crente evangélico querendo contrabalancear a ciência com essa doença que chama de credo. Vou dar uma dica pra vcs amiguinhos dementes, você negar a realidade não faz ela desaparecer, não adianta vocês negarem a ciência pois ela NUNCA irá parar de avançar e gerar o mundo tecnológico que possibilita o post de vcs aqui nesse blog.

    ResponderExcluir
  48. Gostaria de saber como se mede a distância entre uma galáxia a outra, se é de onde termina uma e começa a outra? Por quê se for, o quê tem entre elas?

    ResponderExcluir
  49. Gostaria de saber como se mede a distância entre uma galáxia a outra, se é de onde termina uma e começa a outra? Por quê se for, o quê tem entre elas?

    ResponderExcluir
  50. Gostaria de saber como se mede a distância entre uma galáxia a outra, se é de onde termina uma e começa a outra? Por quê se for, o quê tem entre elas?

    ResponderExcluir
  51. \Muito se se falou aqui sobre ciencia, religião, biblia igreja.
    Tudo faz parte de uma uma evolução , moral , filosofica ,material e espiritual. Tivemos como parte do processo evolutivo a presença de grandes pensadores e homens espiritualizados conforme evolução de sua epoca. Crimes foram os mais variados e necessarios para a evolução moral e espiritual do homem. Platão ja defenia um fim com outra vida futura. A biblia conofrme o ponto de vista é fala totalmente igual e junto da ciencia basta interpretar os textos como foi dito em comentario aqui, leiam a genese de ALAN KARDEC.Negar a evolução hoje é uma burrisse, ela esta embaicho de nossos olhos, mas sem duvida houve e há os momentos espirituais e religiosos dentro de todo processo. Assim como não podemos negar que de nova evolução moral, tivemos, Gandhi, irmã Dulce, Madre Tereza de Calcuta, Santo Agostinho, são francisco de Assis,Buda, pitagoras, Marthim Luther |King, Martinho Lutero,entre milhares seriam aqui mencionados e o maior de todos JESUS CRISTO. Nos que sabemos de evolução genetica esta aos olhos de qualquer individuo que a pouco menos de 500 anos o homem vivia 40 anos e hoje chegamos ate 120. Continuamos ainda num grande dilema do seculo e da humanidade que é materialismo, necessario e irracional a nos humanos que ainda estamos aqui penando pra aprender muito. Portanto religiao , ciencia humanidade, preconceitos , dogmas evolução faz parte de nos, so temos que nos interar e ler , ler e ler muiuto sobre o assunto e nao discutirmnos, mas trocarmos informações.

    ResponderExcluir
  52. Vejo tanta ignorância que nem sei por onde começar... a teoria da evolução é uma teoria como o nome indica mas é o que esta mais próximo da verdade como é obvio e não o criacionismo!! o gente retardada estes religiosos metidos a cientistas!! basta olhar para o genoma humano e o de qualquer animal para ou vegetal para dar força quase total a evolução... nós humanos temos genes primitivos de milhares de animas que nos precederam, nós temos 55% dos genes de uma planta e 75% a 80% de genes de mamíferos roedores primitivos. Caso não saibam existiram mais de 24 espécies de humanos primitivos comprovadas, claro que existem lacunas é normal, o pessoal religioso metido a besta pensa que é superior mas estamos apenas no inicio do que podemos descobrir não estamos no fim estagnados tal como esta a religião... é isso que dói aos crestes das mais variadas religiões, é que a religião já nos levou a percorrer um longo caminho e a estabilizar sociedades, tem um papel fulcral na historia da humanidade, mas não tem mais por onde fugir nem mais a ensinar do que já ensina, entendem o que digo?! Por muito mau e por muitas incógnitas que ainda existam na ciência, e pela possibilidade em real de nos auto destruirmos com ela, ela é a única que nos pode levar a algum lado,, levar ao topo do conhecimento seja ele qual for e as consequências que ele pode trazer, é bem simples assim andem e deão as voltas por onde derem, o que nos define é a vontade de perceber o que nos rodeia e de responder ás perguntas mais importantes da humanidade.
    A diferença principal entre a ciência e a religião é mesmo essa... a ciência não tem medo de dizer e voltar atrás com perguntas que aparentemente já tinham uma solução ela volta atras as vezes que forem nece3sarias até descobrir a verdade, demore o tempo que demorar vamos morrer a procura dessas respostas se preciso for e isso sim meus amigos é ser inteligente, não é só dizer que se é inteligente como espécie tem de mostrar que se é inteligente, não podemos ficar agarrados a religião somente, não faz sentido, na religião as respostas já estão todas dadas não tens de ser inteligente tens de ser submisso e para isso mais valia termos ficados em cima de uma arvore a jogar excrementos uns aos outros, não precisávamos de ter um cérebro tão grande para fazer essa tarefa !!

    ResponderExcluir
  53. Acho muito interessante esta discussão. A ciencia tem que provar todas as suas teorias. Já a religião, basta dizer: Foi Deus que criou. Sem prova, sem fatos. Apenas um livro escrito pelos homens.

    ResponderExcluir