Água é detectada na atmosfera de 5 exoplanetas

Haveria vida por lá?


Telescópio Espacial Hubble da NASA detectou água na atmosfera de cinco planetas fora do nosso sistema solar, revelam dois estudos recentes.

Os cinco exoplanetas com traços de água são todos gigantes como Júpiter, com temperaturas muito altas e não haveria se a vida existir por lá, com certeza não seria da forma como a conhecemos. Mas encontrar água em suas atmosferas marca um grande passo na busca por planetas distantes que podem ser capazes de suportar vida alienígena, disseram os pesquisadores.


"Estamos muito confiantes de que vamos encontrar traços de água em vários planetas", disse Avi Mandell, do Goddard Space Flight Center da NASA em Greenbelt, Maryland, principal autor de um dos estudos. "Este trabalho realmente abre as portas para compararmos a quantidade de água presente na atmosfera de diferentes tipos de exoplanetas, sejam eles mais quentes ou mais frios".

O gráfico da NASA mostra como se determina a atmosfera de um exoplaneta.
Astrônomos observam o planeta enquanto ele passa na frente de sua estrela
mãe, e verificam o comprimento de onda da luz absorvida.
Créditos: NASA Goddard Space Flight Center. Clique para ampliar.

As duas equipes de investigação utilizaram dados dos telescópios WISE e Hubble para analisar a passagem da luz das estrelas através da atmosfera dos cinco exoplanetas, que são conhecidos como WASP-17b, HD209458b, WASP-12b, WASP-19b e XO-1-b.

As atmosferas de todos os cinco planetas mostraram sinais de água, sendo que nos planetas WASP-17b e HD209458b, a quantidade parece ser ainda maior se comparados aos outros três.

"É extraordinariamente difícil detectar a atmosfera de um exoplaneta, mas fomos capazes de detectar informações muito claras, e realmente tem água por lá", disse Drake Deming, da Universidade de Maryland, principal autor do outro estudo recente.

Acredita-se que a água seja um constituinte comum das atmosferas dos exoplanetas e já foi detectada em vários outros mundos distantes... mas essa é a primeira vez que os cientistas mediram e compararam detalhes da substância em vários exoplanetas, disseram os pesquisadores.



Fonte: Space / The Astrophysical Journal
05/12/13

4 comentários:

  1. Bom eu ñ entendi muito bem, os cientistas disseram q encontraram água em alguns exoplanetas, segundo eles todos pelo menos do tamanho de Jupiter, porém todos com altas temperaturas, é aí q tá. Se os planetas tem 1 temperatura muito alta, então quer dizer q eles ñ encontraram água (ou algum vestígio de água) em estado líquido, no caso seria no estado gasoso?

    ResponderExcluir