O céu da virada: Saiba o que poderá ser visto além dos fogos de artifício

Que tal aproveitar a 'virada de ano' para observar o céu?!


Após um ano inteiro de trabalhos, estudos e projetos, você tirou alguns dias de folga bem merecidos, e acabou indo pra praia com os amigos, ou foi pro interior visitar seus parentes... ou até mesmo decidiu ficar longe de tudo isso pra aproveitar a cidade vazia e ficar no aconchego do seu lar... 

Quando se fala em fim de ano ou em ano novo, já pensamos naquele show de fogos de artifício que veremos no céu, e que surpreende à todos por sua beleza e magia. Bom, nessa data, que é uma das mais comemoradas no planeta, todos os olhos estarão voltados para o céu... mas além dos fogos de artifício, o que poderemos ver, 'astronomicamente' falando?

Não importa aonde você esteja, o céu estará maravilhoso, e nós do site Galeria do Meteorito preparamos essa matéria especial para você encontrar os objetos no 'firmamento' da virada!

Iremos explicar o que poderá ser visto desde hoje a noite (31 de dezembro) até o amanhecer do dia 1º de janeiro de 2014. Prepare-se para surpreender desde o seu colega de escola, que duvida dos seus conhecimentos astronômicos até a sua vó, que já te mostrou as 3 Marias cerca de 87 vezes. Agora chegou o dia que você dirá: -"CHEGA! Hoje quem entende do céu sou EU!"-  Vamos lá:

Em primeiro lugar, os planetas visíveis a olho nu serão: Marte, Júpiter, Saturno e Urano... Você deve estar se perguntando: -"Urano?"- Sim, Urano. Um dos mais longínquos planetas do Sistema Solar poderá ser visto a olho nu. Confessamos que não é uma tarefa fácil, pois sua magnitude aparente está estimada em 6.17, ou seja, quase no limite do que os olhos humanos conseguem enxergar no firmamento, porém, em um céu muito escuro, sem poluição luminosa e sem nuvens, você poderá sim observá-lo a olho nu. Como é difícil encontrar um céu com essas 'exigências', um par de binóculos facilitará muito o seu trabalhando, poupando você de olhar para uma estrela bem fraquinha e passar o ano de 2014 inteiro achando que viu Urano. 

Todos os horários mencionados nas imagens abaixo não estão no horário de verão, ou seja, se a sua cidade aderiu ao horário de verão, basta acrescentar uma hora ao horário mencionado. Os céus de todas as imagens foram baseados em um observador de São Paulo, porém, este mesmo céu poderá ser visto de qualquer local do Brasil. 


1ª observação: Urano

Logo após o pôr do Sol, olhe para o quadrante noroeste. Dentre várias constelações que estarão por lá, você encontrará a constelação de Pisces (Peixes). Veja na imagem abaixo a posição de Urano com relação às estrelas no céu. Como foi dito anteriormente, um par de binóculos irá facilitar bastante a sua observação. Apesar de Urano estar visível a olho nu, ele será visto como uma estrela de brilho bastante fraco, e mesmo que se use telescópios ou binóculos para observá-lo, veremos apenas um ponto azulado. A sua distância no momento é de 20 U.A. (1 unidade astronômica [UA] é igual a distância média entre a Terra e o Sol).




2ª observação: Júpiter

O gigante gasoso poderá ser visto no quadrante leste logo após o pôr do Sol. Ele se contra na constelação de Gemini (Gêmeos), e será visto como o objeto mais brilhante do céu. Sua magnitude aparente é de -2.23, e sua distância no momento é de 4,2 U.A.
                        . 



3ª observação: meia-noite

Já é meia-noite, todos estão desejando feliz ano novo, e você está mais preocupado em olhar para o céu. Bom, nesse momento, bem lá no alto, veremos o "triângulo do verão". Apesar de não ser uma constelação, esse é um símbolo do céu de verão para o hemisfério sul. Pra quem se encontra no hemisfério norte, este mesmo triângulo representa o inverno. As estrelas Betelgeuse da constelação de Orion, Sirius de Canis Major e Procyon de Canis Minor formam esse imaginário triângulo, que é muito fácil de ser identificado, pois essas três estrelas são muito brilhantes. Ah, aproveite também para explicar para a sua avó (ou para o seu amigo) que as "3 Marias" (que podem ser vistas do lado esquerdo da imagem) na verdade representam o cinturão de Orion, o caçador. A constelação de Orion também é um dos símbolos do verão para o hemisfério sul. Veja:




4ª observação: Marte e Saturno

Se você ficou acordado até altas horas, não perca a oportunidade de observar Marte e Saturno. O Planeta Vermelho estará na constelação de Virgo (Virgem), e o gigante Saturno na constelação de Libra. Ambos serão vistos no quadrante leste, antes do amanhecer. Marte está com magnitude aparente estimada em 1.03, e sua distância é de 1.37 U.A. Ele tem aparência avermelhada, enquanto Saturno parece um pouco amarelado. Saturno está com magnitude aparente de 0.79 e sua distância no momento é de 10,4 U.A. Veja que a constelação de Scorpius (Escorpião) já está nascendo nesse horário, e como estamos no verão, significa que o Sol já vai nascer também.



Desejamos à todos um maravilhoso ano de 2014! Que o tempo nos ajude a observar muitas efemérides nesse ano que virá! Obrigado à todos pelo carinho e pela participação. 

Muita paz, saúde e sucesso! Boas festas, e bons céus!

Por Richard Cardial

31/12/13

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. Muito legal essa matéria pra fechar o ano! Parabéns ao Galeria do Meteorito! Feliz 2014 à todos !!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom mesmo esse trabalho de vcs. Iniciantes como eu agradecem.
      Parabéns e um Feliz 2014 à toda equipe!!!

      Excluir
  2. Muito interessante a matéria, espero que postem mais como essa.
    Simples, porém, objetiva, deu pra absorver bastante as informações.
    Parabéns...

    Feliz Ano Novo a equipe!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, eu estavá procurando por muito tempo saber quais estrelas e a suas constelações do cinturão de orion, eu sempre olhava para o céu e via aquelas 3 estrelas e fica encantado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eduardo, tem um programa gratis inclusive, que é muito bom pra vc descobrir essas coisas, aliás é o que foi usado nas imagens acima, chama-se Stelarium, é só baixar e descobrir as maravilhas do Universo. no Baixaki tem. Abraços e até.

      Excluir
  4. Muito obrigado pessoal! Nós é que agradecemos pela participação! Um feliz 2014 à todos! Um grande abraço! Bons céus!

    ResponderExcluir
  5. com a chuva que esta em Londrina, nem fogos veremos.

    ResponderExcluir