AO VIVO: Lançamento de satélite TDRS-L da NASA (finalizado)



Um satélite para a rede de comunicações da NASA deve ser lançado hoje (dia 23 de janeiro) a partir do Space Coast, na Flórida. O satélite reforçará as comunicações, chamadas de voz e transmissões de dados entre o centro de controle da missão, a Estação Espacial Internacional e uma frota de observatórios em órbita.


A previsão do tempo prevê condições favoráveis ​​para a decolagem, com apenas uma chance de apenas 20% de ultrapassar as restrições predefinidas de lançamento, devido a potenciais nuvens espessas próximas ao Cabo Canaveral.

A nave espacial de 3,8 toneladas está programada para decolar hoje a bordo de um foguete Atlas 5 às 23h05 BRT (02h05 UTC sexta-feira) a partir da plataforma de lançamentos do Complexo 41, no Cabo Canaveral.

Assista o lançamento em tempo real, aqui mesmo em nosso site. O canal deverá iniciar a transmissão ao vivo hoje, dia 23 de janeiro a partir das 20h30 BRT (23h30 UTC), cortesia da NASA.

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.


Live streaming video by Ustream



Construído pela Boeing Co., esse será o 12° satélite lançado pelo programa de Rastreamento e Retransmissão de dados via satélite da NASA, que teve início com ônibus espaciais em 1980. Agora que o ônibus espacial está aposentado, os principais clientes da rede TDRS são a Estação Espacial Internacional, o Telescópio Espacial Hubble e os satélites de observações terrestres do governo dos EUA.
Preparativos para o lançamento do satélite TDRS-L
Créditos: NASA  /  Clique na imagem para ampliar

A NASA desenvolveu o sistema de rastreamento para substituir um conjunto de estações terrestres que forneciam cobertura de comunicação intermitente para algumas missões espaciais.

"Nenhum programa de vôo espacial tripulado pode ser apoiado com esse ritmo de dados, e nossa capacidade de responder em tempo real às emergências sería diminuída drasticamente", disse Badri Younes , administrador associado para comunicações espaciais e navegação da NASA. "E é por isso que a TDRS foi declarada patrimônio nacional, não só por causa de suas capacidades, como também pela nossa capacidade de alcançar qualquer ponto da Terra a qualquer momento".

Este satélite se juntará aos outros satélites TDRS que estão espalhados ao redor do globo em posições estratégicas sobre os oceanos Atlântico, Pacífico e Índico. Trabalhando em conjunto com os outros satélites TDRS, ele irá transmitir sinais, informações e comandos de controladores em terra para a Estação Espacial Internacional e para uma variedade diversificada de satélites científicos da NASA, incluindo o Telescópio Espacial Hubble.

Fonte: NASA / Space
Imagens: NASA
23/01/14

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. O melhor Site de Astronomia! Sempre em tempo real! Parabéns ao Galeria do meteorito!

    ResponderExcluir
  2. vo esta esperando mesmo vamos ver o lançamento de mais um satélite

    ResponderExcluir
  3. Vendo esse vídeo ao vivo deles apresentando esse novo foguete me fez pensar como estamos atrasados tecnologicamente

    ResponderExcluir
  4. será que é possivel avistar algo aqui do Brasil??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. acho que não cara, raramente agente consegue ver o que acontece fora daqui. Vivemos uma pseudo-democracia ditatorial.

      Excluir
  5. Por que não lançou ainda???

    ResponderExcluir
  6. Onde posso ver o replay do lançamento do Satelite TDRS-L ?

    ResponderExcluir