Hoje: uma chuva de meteoros do cometa ISON?



O tão aclamado "cometa do século", o cometa C/2012 S1 ISON não seguiu sua jornada como todos esperavam, e o grande espetáculo que ele poderia causar nos céus não aconteceu... Bom, ISON ainda pode ter mais um 'truque-cósmico nas mangas'. Nessa semana, poderemos ter privilégio de observar uma chuva de meteoros originária dos fragmentos de ISON.

O cometa ISON não cansa de estar na mira dos holofotes, ou melhor, dos observadores da Terra. Desde o início, logo quando vimos a desintegração de ISON, já se falava de uma possível chuva de meteoros que poderia iluminar o céu noturno, porém, é quase impossível prever a intensidade de uma chuva sem um histórico, afinal, essa seria a primeira, e talvez a última chuva de meteoros do cometa ISON.

O que sabemos é: ninguém verá nada... se não tentar. Se alguma chuva de meteoros de ISON vier a acontecer, será na noite do dia 15 para o dia 16 de janeiro.  Isso ocorre porque a Terra vai atravessar o plano orbital do caminho de ISON, por volta das 02h00 UT (11h00 do dia 15 no horário de Brasília). No ano passado, ISON passou a 3.300 mil km da órbita da Terra, e no início de 2013, estimava-se que ISON deixava um rastro de poeira a uma taxa de aproximadamente 51.000 Kg por minuto.



O radiante onde quaisquer fragmentos de ISON poderiam surgir, fica próximo da estrela Eta Leonis, constelação de Leão. Robert Lundsford da Sociedade Americana de Meteoros informou em uma postagem recente que qualquer meteoro relacionado ao cometa ISON entraria em nossa atmosfera com velocidade aproximada de 51 quilômetros por segundo, com uma duração visível de menos de um segundo.

Na image, veja o local onde os meteoros poderão se originar.
Créditos: STELARIUM   /   Clique para ampliar

Devemos nos lembrar que teremos a Lua Cheia na mesma noite. A possível chuva de meteoros de ISON deve acontecer na constelação de Leo (Leão), e a Lua Cheia estará na constelação de Gemini (Gêmeos). Apenas 32 graus de distância do possível radiante! Apesar de ser a Mini-Lua de 2014, ainda assim, ela deve ofuscar bastante.

Mesmo com todos esses empecilhos, observar um último show proveniente de ISON seria fantástico.Como se não bastasse, pesquisadores calculam que no dia 24 de maio a Terra poderá encontrar detritos deixados pelo cometa 209P LINEAR. Essa seria uma outra chuva de meteoros surpreendente... porém, só nos resta esperar.

Se conseguir registrar alguma imagem de um possível meteoro de ISON, não deixe de nos enviar! Boa sorte na observações, e bons céus!

Fonte: Universetoday
Imagem: Stellarium
15/01/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

13 comentários:

  1. que horas poderemos ver de são paulo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cris!
      Não se sabe ao certo, justamente por não haver histórico, porém, o mais provável seria por volta da meia-noite... Abraços!

      Excluir
  2. Que horas poderá ser visto em Brasília? posso ter como referência a Lua? Aguardo resposta!!!!

    ResponderExcluir
  3. a que horas sera visivel no RN sem contar com o horari de verao?

    ResponderExcluir
  4. Estarei com certeza observando, pena que não disponho de equipamento para esse tipo de fotografia.

    ResponderExcluir
  5. - Que horas pode ser visto de belem-pa ..??

    ResponderExcluir
  6. VAI DA PARA OBSERVAR AQUI DE FORTALEZA??

    ResponderExcluir
  7. Teoricamente, se ocorrer a chuva, em QUALQUER lugar do MUNDO (que seja noite) irá da para observar!
    De onde quer que você esteja. Norte, Sul, Nordeste, Suldoeste..etc e tal.
    E o melhor horário é quando a constelação de LEÂO estiver quase acima da sua cabeça. Se a constelação estiver muito baixa, por volta dos 10º, poderá observar. Mas quanto mais acima, melhor para observar. E o melhor é quando LEÂO estiver acima da sua cabeça..ou seja, a 90º de altitude.

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente não deu pra ver, ou não ocorreu, a lua estava muito clara e próxima da radiante, mas ja consegui ver outras vezes graças aos avisos do site no facebook, vlw.

    ResponderExcluir
  9. Nada , apareceu nada ate 01:30 observando e nada e fragmentos cortando a atmosfera

    ResponderExcluir
  10. também não observei nada.
    Vou pesquisar no site dos que fazem a previsão e verificar o que eles disseram

    ResponderExcluir