Começa a contagem regressiva para Plutão

O que será que vamos encontrar por lá?

Uma das naves espaciais mais rápidas já construídas, a New Horizons da NASA, percorre o Universo a uma distância de quase um milhão de milhas por dia. Lançada em 2006, ela está chegando ao seu destino: Plutão.

"O encontro começa em Janeiro de 2015", diz Alan Stern, do Southwest Research Institute e principal pesquisador da missão. " Estamos a menos de um ano desse encontro tão esperado".

A abordagem mais próxima está prevista para julho 2015, quando a New Horizons estará a apenas 10.000 km de Plutão. O primeiro passo, em janeiro de 2015, será uma campanha intensa de fotografias pelo Imager Long Range Reconnaissance ou "LORRI", o que vai auxiliar os controladores da missão a identificar a localização de Plutão, que é incerta por alguns milhares de quilômetros.

"LORRI vai fotografar o planeta", explica Alan. "Nós vamos usar as imagens para refinar a distância de Plutão da nave espacial, e em seguida, funcionar os motores para fazer as correções necessárias".

Alan Stern (Southwest Observatory Research Institute)
Principal pesquisador da missão.
Créditos: NASA / A. Stern

No final de abril de 2015, a nave espacial estará tão próxima de Plutão que poderá registrar imagens melhores do que as feitas pelo Telescópio Espacial Hubble. A máxima aproximação acontecerá em julho de 2015, quando um novo mundo se abrirá para as câmeras da nave espacial. Para se ter uma idéia, se a New Horizons sobrevoasse a Terra na mesma altitude, poderia ver os edifícios e as suas formas individuais. "Este será um dos momentos mais emocionantes da era espacial, e estou muito ansioso", comenta Alan.

"Já faz um bom tempo que a humanidade não tem uma experiência como essa (a de um encontro com um 'novo' planeta)", diz Alan. " Tudo o que avistarmos em Plutão será uma revelação".

Alan compara a New Horizons com a Mariner 4, que passou por Marte em julho de 1965. Na época, muitas pessoas acreditavam que o Planeta Vermelho era um mundo relativamente calmo, com água e vegetação amigável à vida. Em vez disso, a Mariner 4 revelou um terreno baldio, desidratado e de beleza desértica. A aproximação de New Horizons com Plutão ocorrerá quase exatamente 50 anos depois de Mariner 4 sobrevoar Marte.

Além de algumas fotos 'borradas' vistas de longe pelo Hubble, a paisagem de Plutão é totalmente inexplorada. Embora Plutão seja considerado um planeta anão, Alan comenta que esse longínquo corpo do Sistema Solar não é tão pequeno assim. " Se você dirigisse um carro em torno do equador de Plutão, o odômetro iria acumular quase 5.000 milhas, distância equivalente a uma viagem de Manhattan à Moscou". Tal viajante podería ainda encontrar gêiseres de gelo, crateras, nuvens, montanhas, vales e acidentes geográficos jamais vistos.

"Há uma possibilidade real de que a New Horizons va descobrir novas luas, e talvez, anéis", diz Alan. Sim, Plutão pode ter anéis. Até gora, Plutão tem cinco luas conhecidas: Caronte, Styx, Nix, Kerberos e Hydra. Simulações numéricas mostram que meteoróides podem atingir esses satélites, e poderia assim enviar detritos em órbita, formando um sistema de anéis que aumenta e diminui ao longo do tempo, de acordo com a frequência das colisões.

"Estamos voando para o desconhecido", diz Alan, " e não se sabe o que podemos encontrar".

Fonte: NASA / Autor: Dr. Tony Phillips
28/01/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

22 comentários:

  1. Putamerda, fala sério... falta um ANO, e voc~es vêm me falar de contagem regressiva?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ...E vá me falar que o Sr. não ficou ansioso pra chegar o 21/12/2012 ?!

      Excluir
  2. Que Bacana, mal posso esperar as imagens devem ser sensacionais :)

    ResponderExcluir
  3. QUERIA QUE A NEW HORIZONS TIRASSE FOTOS EM PLUTÃO COM A VISÃO DO SOL E DO SISTEMA SOLAR É CLARO... JÁ QUE É O "PLANETA" MAIS DISTANTE... COM CERTEZA O FARÁ... ANSIOSO PRA VER... MTO LEGALL... :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o planeta mais distante e eries que esta o dobro da distancia de plutao quase 1 ano luz da terra

      Excluir
    2. Mas plutão, eries e etc... são somente corpos celestes habitados no nosso sistema porque a partir de 2006 com a descoberta de outros 'asteroides' ou planetas anões, por mim plutão ainda é um planeta e não vai deixar de ser nunca ( PARA MIM ). E vai ser um grande avanço essa 'chegada' em plutão. Por favor me corrija se eu estiver errado ^^. ( porque não sou formado nem nada sou um mero amador ).

      Excluir
    3. 1 Ano luz são cerca de 63 mil UA, e eris chega a no máximo 97 UA, é bem longe mas sem exageros por favor

      Excluir
    4. Para ser mais preciso:

      63 239,7266 unidades astronômicas = 1 ano luz

      Excluir
  4. Plutao não é mais considerado um planeta meu querido , e contagem regressiva e força a amizade hein haha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A matéria expica que ele é considerado planeta-anão. E qual o problema de ser uma contagem regressiva? Fizeram contagem regressiva mais de um ano antes para a copa, que é algo muito mais fútil.

      Excluir
  5. pode encontrar um Mass Relay... -q
    quem joga Mass Effect entende.

    ResponderExcluir
  6. Imagine uma base alienígena ser encontrada lá?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se fosse encontrada, NUNCA seria revelada! ;)

      Excluir
  7. Olá!

    Nossa! Sou professor de Matemática e ontem estava falando desta missão lançada em 2006, para uma de minhas turmas. Estava falando da importância da Matemática para a humanidade. E quando abro o Facebook, olha só o que encontro - uma bela notícia.

    Abraço!
    Sugestão: retire esse captcha, ele espanta novos comentaristas ao blog. Use apenas a moderação de comentários.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, to muito ansioso para ver estas novas imagens e informações de plutão

    ResponderExcluir
  9. Ele é anão precisar de uma atençao especial rs....

    ResponderExcluir
  10. Existe uma coisa lá... comprida igual a arame farpado cercando um perímetro. Há uma placa... ela diz: PROPRIEDADE PARTICULAR DA FAMÍLIA SARNEY - POR FAVOR NÃO ENTRE.

    ResponderExcluir
  11. Para os Ufólogos, creio que será uma decepção. Pois existe um livro que diz que só na terra existe vida.
    Mas vamos esperar para ver qual será as mais novas invencionices destes!

    ResponderExcluir
  12. Viva a Ciência e suas invencionices! Mais um corpo celeste sendo desvendado e desmistificando! Os cientistas estão perplexos com as informações que chegam desse planeta anão, ao contrário do que se pensava, Plutao e "vivo" geologicamente, com cadeias de montanhas, vales, atividades sismicas e ate uma atmosfera, tem mais informações vindo e muitos dados para serem analisados mas ficou claro que Plutao e muito mais interessante do que se pensava!

    ResponderExcluir