Envie seu nome para viajar no espaço

Seu nome viajará a bordo de uma nave espacial que irá visitar asteróide


A Agência Espacial Norte Americana (NASA) está convidando o público de todo o mundo a enviar seus nomes para voar para um asteróide a bordo de uma nave espacial robótica, que deve ser lançada dentro de 2 anos.

A proposta soa familiar? Isso é porque a NASA tem feito esse tipo de 'convite' já há cerca de 15 anos, coletando nomes e enviando-os junto com as suas missões espaciais.

A NASA e a Sociedade Planetária "Mensagens para Bennu!" fizeram o mais recente programa de divulgação pública do tipo "envie seu nome para o espaço". Anunciado na quarta-feira (15 de janeiro), os nomes apresentados até o dia 30 de setembro de 2014 serão levados a bordo da nave espacial OSIRIS-REx (Origins-Spectral Interpretation Resource Identification Security Regolith Explorer).

"Estamos entusiasmados em compartilhar a aventura OSIRIS-REx com as pessoas de todo o planeta Terra," disse Dante Lauretta, investigador principal da missão OSIRIS-REx , da Universidade do Arizona em Tucson. "É uma grande oportunidade para as pessoas se engajarem com a missão e se juntarem a nós, enquanto nos preparamos para o lançamento".




Concepção artística da missão OSIRIS-REx.
Créditos: University of Arizona
OSIRIS - REx irá recolher uma amostra da superfície do asteróide Bennu e trazer a mesma de volta para a Terra, em uma cápsula. O microchip que levará os nomes, entretanto, permanecerá em órbita em torno do Sol.

Envie seu nome para viajar pelo espaço! Não perca tempo!

"Você fará parte da exploração da humanidade no Sistema Solar. Isso é muito legal", comenta Bill Nye, presidente-executivo da Planetary Society, a organização responsável pela coleta e armazenamento dos nomes.


Isso já aconteceu antes

Milhões de nomes já foram enviados para o Sistema Solar em mais de 12 naves espaciais da NASA. Uma das missões mais antigas que teve um projeto como esse foi através da sonda Stardust da NASA, lançada em 1999 com o objetivo de ir até o Cometa Wild 2. Dois microchips levaram mais de um milhão de nomes ao espaço, incluindo todos os 52.214 inscritos no Memorial do Vietnã, em Washington, EUA.

Uma lista de nomes também voou em direção ao cometa Tempel 1, na nave espacial Deep Impact da NASA, lançada em 2005. Os 650 mil nomes foram coletados entre agosto de 2003 e janeiro de 2004 e, em seguida, foram colocados em um pequeno disco montado no pêndulo da sonda.

Outra lista de nomes está agora em órbita em torno da Lua a bordo da nave espacial Lunar Reconnaissance Orbiter ( LRO ), lançada em 2009. Outros tantos nomes estão no Planeta Vermelho há 10 anos, na sonda 'Opportunity',  que tem exporado o Planeta Vermelho através do "Opportunity" (assim como outra 'coleção' semelhante foi anexada ao gêmeo do Opportunity, a sonda "Spririt ", que deixou de operar em 2010).

Um par de microchips do tamanho de uma moeda cada um, com um total de 1.246.445 nomes de 246 países foram inclusos no convés da sonda 'Curiosity', da NASA, que está explorando o solo do Planeta Vermelho na cratera Gale. Nessa lista estão 20.000 nomes de visitantes do Centro Espacial Kennedy na Flórida e do Jet Propulsion Laboratory, na Califórnia.

Nomes também foram lançados na nave espacial Kepler, que busca por exoplanetas, bem como a bordo da sonda New Horizons, com destino a Plutão, e também na sonda Maven, lançada em 2013, com o objetivo de explorar a atmosfera de Marte.

A NASA não é a única agência espacial que recolhe nomes para enviar ao espaço. A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) teve programas semelhantes para a sonda lunar 'Selene' e para a sonda que teve o objetivo de explorar detalhes de Vênus, a 'Akatsuki'.

A Agência JAXA juntamente com o Planetary Society coletaram recentemente nomes para a missão Hayabusa -2, que será lnçada ainda esse ano.

Para a maioria desses programas de "enviar o seu nome para o espaço", incluindo o mais recente deles, OSIRIS - REx, os participantes podem baixar e imprimir um certificado que ateste que o seu nome voou a bordo da missão.

Para participar do "Mensagens para Bennu!", envie seu nome até o dia 30 de setembro de 2014 clicando aqui.

Fonte: Space / NASA
Imagem: The Planetary Society / University of Arizona
17/01/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

17 comentários:

  1. parece mais uma jogada da NSA para espionar e-mails. sei não mais ultimamente tem que desconfiar de tudo.
    melhor site de astronomia, muita informação. PARABENS!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. tem algo a esconder deles? senão não há o que temer

      Excluir
    2. Mesmo assim, não quero ninguém me espionando.

      Excluir
    3. parece mais uma jogada da NSA para espionar e-mails. sei não mais ultimamente tem que desconfiar de tudo.
      melhor site de astronomia, muita informação. PARABENS!!!

      Excluir
  2. Quando eles vao lançar essa sonda ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já mandei o Meu nome!!!!! Obrigado ao Site Galeria do Meteorito pelo ótimo serviço que vem prestando a Astronomia!

      Excluir
    2. Mr UFO, o lançamento deve ocorrer em Setembro de 2016, e a missão terá duração de 7 anos.

      Obrigado pessoal pelo reconhecimento e participação! Um grande abraço!

      Excluir
    3. Obrigado por responder vcs são foda

      Excluir
  3. lol...Muito Bom Site, Parabéns...lol

    ResponderExcluir
  4. Muito bom site de astrologia !!!! Vcs São bons ! (:

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, já enviei meu nome, valeu Galeria do Meteorito.

    ResponderExcluir
  6. Excelente site de astronomia, o melhor que conheço. Parabéns Galera do Meteorito!

    ResponderExcluir
  7. Sou professor estadual e pelo salário que ganho, já fui pro espaço antes que eles!

    ResponderExcluir
  8. Os klingons vão atirar na sonda em 2367! Do que adianta??

    ResponderExcluir