Robô chinês de exploração lunar 'Yutu' pode estar danificado

Cientistas chineses estão procurando uma solução para o robô Yutu, que não responde aos comandos


O robô chinês de exploração lunar 'Yutu' pode ter "pifado", segundo relatos da Agência de notícias Estatal Xinhua.

A agência informou no sábado que o jipe lunar Yutu (Coelho de Jade) da China sofreu uma anormalidade no controle mecânico, e os cientistas já estão providenciando reparos.

Jipe explorador Yutu fotografado pela sonda pousadora Chang'e 3
no dia 16 de dezembro de 2013.
Créditos: CASC / China / Ministry of Defense
Clique para ampliar

Não está claro o quão sério seria essa anormalidade, mas os relatos dizem que o mau funcionamento do veículo explorador aconteceu devido ao 'ambiente complicado da superfície lunar', citando a Administração Estatal de Ciência Tecnologia e Indústria da Defesa Nacional (SASTIND) .



O problema com o robô movido a energia solar surgiu quando ele entrou na sua segunda fase de hibernação lunar, no último sábado (dia 25 de janeiro), logo no início da noite lunar, de acordo com funcionários da SASTIND. Mais cedo, no dia 24 de janeiro, a sonda Chang'e 3 havia entrado em seu próprio modo de hibernação agendado.


Sobrevivendo à noite lunar

A missão lunar Chang'e 3 sobreviveu a sua primeira fria e longa noite lunar no início de janeiro.

Um único "dia" na Lua dura cerca de 28 dias da Terra, ou seja, a noite lunar dura 14 dias, e o dia dura outros 14 dias terrestres.

As temperaturas na Lua são muito quentes durante o dia, atingindo cerca de 100°C. Já durante a noite, a superfície lunar fica extremamente fria, chegando aos 173°C. Realmente trata-se de um clima bastante hostil.

A sobrevivência de 'hardwares' na superfície lunar é considerada um grande triunfo. A sonda utiliza tecnologia térmica, painéis solares e as chamadas "baterias nucleares".

A missão Chang'e 3 pousou na Lua no dia 14 de dezembro de 2013 (horário de Pequim), tornando a China o terceiro país do mundo a alcançar tal façanha, logo após a ex-União Soviética e os Estados Unidos. A sonda e seu jipe explorador se estabeleceram na região da superfície lunar conhecida como Mare Imbrium (Mar das Chuvas), a leste de uma cratera de impacto de cerca de 450 metros de diâmetro.

A sonda móvel Yutu foi projetada para operar por pelo menos três meses, enquanto o pousador estacionário deverá trabalhar por um ano. Ambos estão sendo controlados através do Centro de Controle Aeroespacial (BACC), em Pequim.

Fonte: Space
Imagens: CASC China / Ministry of Defense
29/01/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. Peraí! Então quer dizer q esse robô chinês custou apenas R$ 1,99?! hahaha

    ResponderExcluir
  2. os EUA interceptando o sinal dos chineses kkk

    ResponderExcluir
  3. Hey, e como há mais de 40 anos Neil Armstrong e seus amigos andaram na lua e filmaram, etc. Será que a tecnologia regrediu? Até um carrinho eles levaram na segunda viagem. ? ??????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naquela época muita gente morreu por causa dessa maldita corrida espacial, não tínhamos tecnologia para por o homem na Lua, e mesmo assim arriscaram muitas vidas colocando muitos homens lá. A tecnologia evoluiu e hoje levar um homem pra lá ainda seria arriscado e, acima de tudo, desperdício, porque robôs poderia fazer o trabalho de um humano por muito meno$ e sem por nenhuma vida em risco. A China ainda está engatinhando na exploração espacial e por isso ainda vai cometer alguns erros, mas logo estará no mesmo nível da tecnologia espacial norte americana e russa.

      Excluir
    2. Os russos que até hj detém a vantagem na questão espacial foram os primeiros a colocar uma sonda na lua, a trazer rochas de lá, a colocar a Laika, um cão no espaço, o primeiro homem, a primeira mulher, recentemente a primeira sonda num cometa, enfim uma vantagem de pelo menos dez anos em relação aos Usa, mas não se atreveram a por o primeiro homem na lua, pela simples razão que não da, mas magicamente, os americanos colocaram homens, jipes, naves, câmeras e etc, acredite se quiser em 1969, sem nem um computador na mão e hj com toda tecnologia, ninguém consegue manter funcionando sequer uma sonda lá, foi assim com, russos, franceses, japoneses e chineses, acredite se quiser.

      Excluir
    3. Os russos que até hj detém a vantagem na questão espacial foram os primeiros a colocar uma sonda na lua, a trazer rochas de lá, a colocar a Laika, um cão no espaço, o primeiro homem, a primeira mulher, recentemente a primeira sonda num cometa, enfim uma vantagem de pelo menos dez anos em relação aos Usa, mas não se atreveram a por o primeiro homem na lua, pela simples razão que não da, mas magicamente, os americanos colocaram homens, jipes, naves, câmeras e etc, acredite se quiser em 1969, sem nem um computador na mão e hj com toda tecnologia, ninguém consegue manter funcionando sequer uma sonda lá, foi assim com, russos, franceses, japoneses e chineses, acredite se quiser.

      Excluir
  4. Como o robô fica na superficie lunar se lá não tem gravidade gente ? Me explica !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como não tem? Até um meteoro tem massa e gravidade. A gravidade em torno de um meteoro é ínfima, uma sonda aterrissada em um meteoro deslizaria com facilidade, mas na Lua a gravidade é mais do que suficiente para manter qualquer coisa em seu solo. Se você saltar na Lua alcançaria uma altura muito maior que na Terra, mas voltaria ao solo; em um meteoro você iria para o espaço :-D

      Excluir
  5. Eu fico com um pé atrás dessa situação, principalmente por saber que esse robô contém material radioativo dentro e olha que lindo, o ser Humano malemal pisou ali mas já está contaminando!
    Bem típico.

    ResponderExcluir