A mancha AR1967 está produzindo intensa atividade solar

E mais explosões ainda podem ocorrer...

Noticiamos aqui em nosso site a chance de explosões solares provenientes da mancha AR1967, calculada pelos especialistas... e eles estavam certos.

Ontem, a a atividade solar atingiu níveis elevados, produzindo sete flares de classe M e três Ejeções de Massa Coronal (EMC). Quase todas as explosões foram produzidas pela monstruosa mancha solar AR1967.

Mancha solar AR1967. Registro feito no dia
03 de fevereiro de 2014. Créditos: Karzaman Ahmad /
Observatório da Malásia.
Clique na imagem para ampliar

Logo acima, veja a foto feita hoje (3 de fevereiro) por Karzaman Ahmad do Observatório Nacional Langkawi na Malásia.


A mancha solar AR1967 é gigantesca, e maior do que o planeta Júpiter. Seus principais núcleos escuros são tão grandes que caberiam vários planetas Terra dentro deles. "A mancha é impressionante, e mostra detalhes estruturais muito interessantes, mesmo através de um pequeno telescópio", comenta Karzaman Ahmad. Lembrando que nunca devemos olhar diretamente para o Sol sem utilizar um filtro especial, principalmente munido de um telescópios ou de binóculos. Essa prática é altamente perigosa, e causa cegueira irreversível.

No vídeo abaixo, veja a explosão de classe M proveniente da mancha AR1967, que ocorreu ontem. Essa explosão resultou em uma EMC direcionada para a Terra.



A mancha AR1967 tem um campo magnético "classe delta ", que abriga energia para outras erupções ainda mais fortes. A crescente complexidade da região fez com que os meteorologistas da NOAA aumentassem para 50% a probabilidade de flares de classe X para as próximas 24 horas. A posição atual da mancha AR1967 está perfeitamente alinhada com o planeta Terra, e novas erupções (caso ocorram) serão direcionadas exatamente para o nosso planeta.

Fonte: Spaceweather
Vídeo: Helioviewer
03/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

14 comentários:

  1. e como isso nos afeta ???

    ResponderExcluir
  2. e como isso nos afeta ??? [2]

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Anônimo e Unknown, bom, EMC não afetam a vida diretamente, porém, podem causar sérios danos a nossa tecnologia, principalmente danos em satélites geoestacionários. Por isso que é tão importante o monitoramento solar, pois assim, os principais satélites são desligados antes da Terra enfrentar uma tempestade geomagnética. Esse tipo de evento poderia ainda desencadear danos ao nosso sistema elétrico, mas deveria ser algo muito maior, e ainda assim é pouco provável.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aurora Boreal e Austral ficam mais intensas. (não que isso afete o Brasil, mas é uma consequência).

      Excluir
  5. isso está parecendo com o filme PRESSÁGIO, um fato que dá medo, pior ainda depois de assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  6. ...desculpe discordar de vç amigo da redação, mas essas erupções solares afetam a vida sim, não o vemos diretamente porque vivemos o agora já mas as marcas das erupções solares estão gravadas na casca das arvores, além do mais os níveis de UV estão em 10+ extremo muito perigoso para qualquer organismo vivo, considerando outros detalhes como o buraco na camada de ozônio uma boa parte da radiação esta nos atingindo mesmo dentro de casa, ninguém ta se perguntando porque esse parece ser o ano mais quente da historia ?! essa radiação é o que provoca mutações nas espécies e provavelmente devemos nosso cérebro maior a uma dessas erupções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com vc! mas todos temem que a populaçao entre em panico, tivemos um apagao de energia, talvez esteja relacionado, e tambem as mutaçoes de virus como essas gripes aviaria e suina h.n.1

      Excluir
  7. Olá, pessoal da redação infelizmente não sei em que mais acreditar, aqui diz que o sol está em uma fase de alta atividade, em outros lugares inclusive como o Seu History saiu uma matéria onde o sol está com baixíssima atividade, e essa atividade continua a cair deixando vários pesquisadores confusos.

    Vocês concordam com isso? oque tem a dizer referente há isso? estamos com alta atividade, ou baixa atividade?

    Minha duvida é devidamente por ser uma pessoa que começou a pouco tempo ler algo a respeito e gostaria que minha duvida fosse respondida.

    Obrigado e sempre acompanho o trabalho de vocês;

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas uma coisa é a atividade solar em geral, do sol inteiro como um todo. Outra coisa é a atividade proveniente apenas da mancha, que embora seja grande, é pequena em relação ao tamanho do próprio sol inteiro. Talvez essa seja a razão das divergências que você cita.

      Excluir
  8. eu não sou leigo no assunto mais acredito e concordo com o nosso amigo que essas explosões do sol afeta sim as condições de vida na terra até mesmo porque como mencionado acima o buraco na camada de ozônio faz com que muita radiação passe por ela aumento os indices de UV em algumas regiões do planeta ainda ontem estive lendo uma reportagem sobre o apagão desta semana eles sabem que o problema começou no TOCANTINS e gerol mais outros dois problemas seguintes mais não sabem dizer o que provocou o problema talvez seja facil entender para quem esta acompanhando as noticias sobre o sol é só juntar uma coisa com a outra pode até ser que eu esteja errado mais acho muita coincidencia pelo o que entendi a atividade solar que esta acontecendo não esta acontecendo no geral , sim em partes como vulcões que se formam rapidamente em lugares diferentes até mesmo porque acho isso até ```entre aspas`` que é de se esperar já que os polos magnéticos solar mudam a cada 10 ou 11 anos se não me engano
    agora imagine os polos magnéticos mudando concerteza essa mudança provoca erpções ,flares e aumento de atividade até que se estabilize a mudança
    me perdoe se eu estiver errado mais o que venho acompanhado aqui e em outros sites da para entender isso

    ResponderExcluir