Gigantescas explosões atmosféricas são descobertas em Vênus






A magnetosfera terrestre protege o nosso planeta do fluxo constante de radiação proveniente dos ventos ventos. Vênus, no entanto, não tem essa sorte. Um planeta inóspito, estéril, com uma atmosfera tão densa que esmaga sondas algumas horas pós o pouso, Vênus, ainda por cima, não tem nenhuma proteção magnética.

Pesquisadores descobriram recentemente que um fenômeno meteorológico espacial comum que acontece na bolha magnética da Terra, a magnetosfera, tem drástica influência sobre Vênus. As explosões gigantes, chamadas de anomalias de fluxo de calor, são tão grandes em Vênus que acabam sendo maiores do que o próprio planeta, e essas anomalias ocorrem todos os dias.

"Elas não são somente gigantescas", disse Glyn Collinson , cientista do Goddard Space Flight Center da NASA. "Como Vênus não tem um campo magnético para se proteger, as anomalias de fluxo de calor acontecem em cima do planeta. Elas são bem maiores do que o planeta inteiro".



Glyn Collinson é o primeiro autor de um artigo sobre esses resultados que foram publicados no Journal of Geophysical Research, em fevereiro de 2014. O trabalho é baseado em observações feitas pela missão Venus Express, da Agência Espacial Europeia. Os resultados mostram o quão grande e quão frequente são essas anomalias em Vênus.
Imagem mostra como ocorrem as anomalias de fluxo de calor
Créditos: NASA

Os cientistas gostam de comparar a Terra com Vênus: O que aconteceu de tão diferente que fez com a Terra se tornasse habitável? O que seria da Terra se não fosse seu campo magnético?

Na Terra, as anomalias de fluxo de calor não penetram na magnetosfera, mas elas liberam tanta energia do lado de fora que o vento solar é desviado. Parte desse vento solar é refletido e forçado a voltar para o Sol. Sem uma magnetosfera, o que acontece em Vênus é muito diferente.

A única proteção de Vênus contra o vento solar é a camada externa de sua atmosfera chamada ionosfera. Um equilíbrio sensível à pressão existe entre a ionosfera e o vento solar, um equilíbrio facilmente perturbado pelo gigante fluxo de energia de uma anomalia de fluxo de calor. As anomalias de fluxo de calor podem criar perturbações dramáticas em escala planetária, possivelmente movendo a ionosfera para longe da superfície do planeta.

Fonte: Dailygalaxy / NASA
24/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

8 comentários:

  1. e bom saber disso! amenta ainda mais minha fe no criador,por saber que terra foi projetada para ser habitada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então os outros planetas foram tentativas que fracarassram, é isso mesmo?

      Excluir
  2. hehehe. .. ou o "criador" são na verdade "criadores" que estão só de olho no que essa história vai dar. .. :o

    ResponderExcluir
  3. Não sei porque esse povo com fé num criador vem aqui... eles ignoram todo o avanço e quando há qualquer tema ainda sem explicação, preferem botar o crédito no criador e não pesquisar mais nada. Por favor, mantenham-se ignorantes longe daqui. Parem de ler, não acompanhem descobertas e nem pesquisas. Mantenham-se ignorantes para continuarem acreditando no que quiserem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela resposta, exatamente isso. Por exemplo, o mesmo ocorre com os jargões populares: basta um acidente de trânsito com vítima fatal e "ah, era a hora dele(a)"; teríamos hora marcada então. Baseado em que fundamentos científicos chegaram a essa conclusão ou métodos utilizados é onde reside a dúvida. Muito mais cômodo entregar ao sobrenatural a pesquisar verdadeiramente a origem dos acontecimentos.

      Excluir
    2. Que comentário chato, não acredito em Deus mas qual o problema de alguém acreditar em seres superiores a nós? Desde que sua fé seja em benefício próprio, e não imponha ninguém. Desculpa cara, mas uma pessoa que acredita em Deus não pode simplesmente gostar de astronomia, do universo? O que faz você pensar que todas as pessoas religiosas são radicais e só sabem dizer "Deus, Deus" fé é uma coisa particular. Eu sendo ateia aprendi a respeitar as necessidades de cada um, cada um acredita no que quiser, querendo a gente gostar ou não. Ninguém tem o direito de impor nada, e aprendi a respeitar isso. E não existe religiões católicas ou evangélicas. Existem religiões que falam sobre espiritualidade, como espiritismo, budismo e wicca (entre outras mais) que usam todos os elementos da Terra para se conectar com o universo, qual o problema disso? Muita gente reza antes de dormir e não está incomodando ninguém, enquanto muitos ateus estão aí destruindo a terra, fazendo maldade, e etc, assim como existem muitas pessoas que fazem isso em nome de Deus. Não existe diferença quando se faz o mal.

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Humm...
    Baseado em nossos incansáveis fundamentos científicos criamos teorias e mais teorias para tentar dar conta do que acontece aqui e lá fora. .. e até mesmo o tal "criador" não passa de uma teoria. .. Algumas com mais fé, outras menos. ..
    O que de fato está acontecendo 'lá fora', nossa vã ciência especulativa e "materialista" não vai resolver enquanto tiver objetivos financeiros e políticos... enqto isso ela não passa de uma 'religião' como outra qualquer. .. Simples assim! 👽

    ResponderExcluir