Hoje: vejam o encontro de Júpiter e Lua



Esta noite (10 de fevereiro), não deixe de observar o céu noturno. Logo após o pôr do Sol teremos um belo encontro de dois lindos astros: Júpiter e Lua.

Se o tempo permitir, podemos observar o encontro celestial nesta noite. A Lua estará em sua fase crescente, a caminho de se tornar Cheia. O objeto brilhante próximo a Lua, pode até parecer uma estrela, mas será o gigante gasoso do Sistema Solar, o planeta Júpiter. Ambos, Lua e Júpiter irão percorrer o céu noturno durante toda a noite.


O planeta Júpiter está em uma ótima posição para que possamos observá-lo. Como ele estará alto no firmamento celeste, árvores ou prédios que poderiam atrapalhar as nossas observações certamente não serão um problema, assim como os efeitos atmosféricos que costumam dificultar a visualização de objetos celestes próximos do horizonte... Júpiter brilhará livre, alto, sem obstáculos e com a Lua como sua companheira.

Assim que o Sol de pôr, poderemos ver Júpiter ao lado da Lua no sentido nordeste. Ambos estarão visíveis no céu até às 02h00 (já do dia 11 de fevereiro). Eles estarão no ponto mais alto do céu, a norte, às 21h30. Lembrem-se que todos os horários aqui mencionados não estão no horário de verão.

O Stellarium foi o programa utilizado para produzir essa carta celeste.
Por volta das 21h30 BRT, poderemos observar Júpiter e Lua para os lados do norte. Veja a configuração do céu
para utilizar como base e saber quais constelações estarão próximas da Lua. Essa imagem tem como base
um observador de São Paulo, Brasil, porém, o encontro desses dois astros poderão ser vistos de qualquer outra localidade.
Créditos: STELLARIUM - Clique para ampliar


O grande alvo dos céus

Para os astrônomos amadores, Júpiter é um dos melhores objetos para se observar através de telescópios ou binóculos. Sem muita dificuldade, com pequenos instrumentos óticos, podemos observar o gigante gasoso juntamente com as suas quatro luas, conhecidas também como "satélites galileanos".

De qualquer maneira, o próprio disco do planeta já chama muito a nossa atenção. Em médios e grandes telescópios, podemos ver as suas faixas de nuvens, e muitas vezes, podemos observar também a Grande Mancha Vermelha, uma tempestade que já dura décadas.

Relatórios recentes sugerem que a famosa Grande Mancha Vermelha está mais escura do que nos últimos anos. Devemos nos lembrar que para distinguir alguns detalhes da superfície de Júpiter, assim como de qualquer outro planeta, devemos ter acesso a um bom telescópio, boa visão atmosférica e paciência, muita paciência.

Se as nuvens esconderem esse maravilhoso encontro, não se preocupe. Júpiter e Lua estarão juntos novamente no próximo dia 9 de março. E não se esqueça: se conseguir boas fotos, não deixe de nos enviar. Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.

Fonte: Space
Imagens: Stellarium
10/02/14

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. "A Lua estará em sua fase minguante, a caminho de se tornar Cheia" oi?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado M. Benatti, já corrigimos!

      Um grande abraço! Até mais!

      Excluir
  2. eu falei pra minha mãe: "mãe, hoje vai dar pra ver Júpiter, a olho nu", e ela me responde: "é mesmo? você acredita em papai noel? porque eu não acredito".

    ResponderExcluir
  3. Poxa, eu por acaso vi isso hj enquanto conversava com uma amiga no cel. Achei estranho pq não lembrava de nenhuma estrela tão brilhante assim perto da Lua. Mto bonito mesmo!

    ResponderExcluir
  4. ontem de noite tava olhando o céu procurando (obs:n tinha visto essa matéria) dai eu olhei para lua q sempre to pegando como ponto de referencia mesmo sabendo q ela muda e tava procurando jupiter q nessa época ta nno quadrante norte dai eu procurei e n vi jupiter na posição da noite anterior (Antes de ontem) dai eu observer a "estrela" perto da lua e como estava com uma magnitude de -1,5 tamanho e que agora não ta tendo estrelas nessa magnitude e desse "tamanho" eu deduzi que era um planeta e um desse tamnho com essa magnitude só poderia ser Jupiter porque o outro planeta dessa magnitude a não ser Venus só tem oJupiter e Venus n ão está sendo visivel de noite eu chutei q era Jupiter.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm achei mei estranho uma estrela tão forte perto da lua ontem, suspeitei que era algum planeta :B

      Excluir
  5. Respostas
    1. Pessoal, apesar de ter sido ontem (10 de fevereiro), ainda é possível observar no dia de hoje (11 de fevereiro)!

      Abraços, e bons céus!

      Excluir
  6. Baixem o Aplicativo Night Sky 2 (IOS) e da para acompanhar todos os planetas em tempo real... Marte está bem visível de madrugada e ao amanhecer, acompanhado de Spica. Show

    ResponderExcluir
  7. eu uso o Google Sky que também é bem legal.

    ResponderExcluir