Outra grande mancha solar



Durante toda a semana, a grande mancha solar AR1967 estava muito bem 'acordada', liberando algumas Ejeções de Massa Coronal (EMC) juntamente com explosões de classe M, e aparentemente à beira de produzir uma erupção solar de classe X (a mais intensa). Porém, isso não aconteceu.

No entanto, uma nova mancha solar está crescendo junto com a famosa AR1967. Essa nova mancha pode nos presentear com poderosos flares e EMC. A emergente região ativa AR1968 tem um campo magnético  'beta-gama-delta' instável, que abriga energia para fortes explosões.

Os meteorologistas da NOAA estimam 60% de chance de uma erupção solar de classe M, e 20% de chance de explosões de classe X. Essas previsões foram feitas considerando as próximas 48 horas (dia 7 e 8 de fevereiro).

Ontem à noite, em Key West na Florida, Scott Wilson registrou as duas grandes manchas solares enquanto observava o Golfo do México. As manchas parecem estar 'derretendo' no oceano, veja:

Foto mostra as manchas solares AR1967 e AR1968 com a miragem 'Omega-Sun', feita no dia 06 de fevereiro de 2014
Créditos: Scott Wilson

Essa estranha forma do Sol na imagem de Wilson é uma miragem causada pela refração no ar quente logo acima da superfície do mar. Existem muitos tipos de miragens solares, e esta é chamada de "Omega Sun", ou "Sol Omega", por conta da similaridade de seu formato com a letra grega ômega.

Fonte: Spaceweather
Imagem: Scott Wilson
07/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. são imagens belas, mais preocupantes

    ResponderExcluir
  2. qual as consequências para o planeta, caso isso aconteça ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode gerar falhas nos sistemas de comunicação e dependendo até falhas na transmissão de energia elétrica pelas redes.

      Excluir
    2. acho que esse inferno de calor que estamos passando esses dias deve ser por causas dessas carai de manchas...com certeza essa coisas vai explodir. bem na direção da terra ....kkkkkk

      Excluir