Vídeo: O Hexágono de Saturno como você nunca viu

Qual é a explicação para o curioso fenômeno? O que os cientistas dizem?

A missão Cassini da NASA obteve um ponto de vista incrível, e registrou um vídeo com a mais alta resolução das correntes de jatos de seis lados do pólo norte de Saturno. Essa formação é conhecida como o "Hexágono de Saturno". Este filme, feito a partir de imagens obtidas por câmeras da Cassini, é o primeiro a mostrar o hexágono em filtros de cor, e o primeiro a mostrar uma visão completa do pólo norte, até cerca de 70 graus de latitude norte.

Abrangendo cerca de 30,000 km de diâmetro, o hexágono é uma corrente de jatos com ventos que atingem cerca de 322 quilômetros por hora, com uma enorme tempestade girando no centro. Até o momento, esse tipo de configuração só foi observada em Saturno.

Um furacão na Terra normalmente dura uma semana, mas este em Saturno tem durado décadas, ou quem sabe, até séculos. Padrões climáticos da Terra são interrompidos quando se deparam com a fricção de relevo ou calotas. Os cientistas suspeitam que a estabilidade do hexágono tem algo a ver com a falta de relevo sólidos em Saturno, que é essencialmente uma bola gigante de gás. Assim como ocorre com a grande mancha vermelha de Júpiter, esse grande furacão em Saturno não encontra montanhas ou relevos, e por isso, eles duram décadas e séculos... não há nada para interromper esses ventos.



"À medida que nos aproximamos do solstício de verão de Saturno, em 2017, as condições de iluminação em seu pólo norte irão melhorar, e estamos animados para acompanhar as mudanças que devem ocorrer dentro e fora do limite do hexágono", disse Scott Edgington, cientista do Laboratório de Propulsão a Jato da NASA e integrante da missão Cassini.

A sonda Cassini foi lançada em 1997 e chegou a Saturno em 1 de julho de 2004. Sua missão está programada para terminar em setembro de 2017. A missão Cassini- Huygens é um projeto cooperativo entre a NASA, a Agência Espacial Europeia (ESA) e a Agência Espacial Italiana. A NASA gerencia a missão a partir do Centro de Missões em Washington. O veículo orbital Cassini possui duas câmeras a bordo. A base da equipe de imagens da missão é localizada no Instituto de Ciência Espacial em Boulder, Colorado, EUA.


Fonte: NASA
Vídeo: NASA / JPL
05/02/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários: