Asteróide 2014 EC passará 'raspando' hoje

Será muito, muito próximo...

Hoje, dia 06 de março, um asteróide de aproximadamente 10 metros irá passar raspando na Terra. No momento de sua máxima aproximação, a sua distância será de apenas 62.000 quilômetros. Para se ter uma idéia, a Lua está a uma distância média de 385.000 quilômetros do nosso planeta, ou seja, o asteróide passa hoje 6 vezes mais próximo do que o nosso satélite natural.

Apesar de sua grande proximidade, a passagem do asteróide 2014 EC não representa uma ameaça para o nosso planeta. O momento de sua máxima aproximação com a Terra será por volta das 18h00 do horário de Brasília (21h00 UTC).



A NASA detecta, classifica e acompanha os asteróides e cometas usando telescópios espaciais e terrestres. Um programa de observações de objetos próximos da Terra, comumente chamado de "Spaceguard" (Guardião do Espaço em português) analisa as trajetórias e aproximações desses objetos para determinar se algum deles representa um perigo potencial para o nosso planeta.

O asteróide foi descoberto ontem, dia 5 de março através do Observatório Catalina Sky Survey, Tucson, EUA.

O Projeto Virtual Telescope promoveu uma transmissão ao vivo do perigeu (máxima aproximação com a Terra) do asteróide 2014 EC, porém, por conta do tempo nublado no local de observação, a transmissão com visão do telescópio não pôde ser feita.

Para saber mais informações sobre Objetos Próximos da Terra (NEO), visite o site na NASA.

Fonte: NASA
06/03/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. alguém sabe um site que eu possa ver online o Asteroide passar?

    ResponderExcluir
  2. O Projeto Virtual Telescope promoveu uma transmissão ao vivo do perigeu (máxima aproximação com a Terra) do asteróide 2014 EC, porém, por conta do tempo nublado no local de observação, a transmissão com visão do telescópio não pôde ser feita.

    ResponderExcluir
  3. E sempre assim, quando tem uma evento legal, o tempo esta fechado!! Palhaçada isso!!!

    ResponderExcluir
  4. A aproximação máxima da terra sempre ocorre as 18hs00 horário de Brasilia... estou achando que é conversa fiada....

    ResponderExcluir
  5. Descoberto dia 5 de março ? 2014 ? rsrsrs seria outro cheyabinsk!!!

    ResponderExcluir
  6. Cara eu vi esse meteoro !
    Eu estava voltando de uma pizzaria com meus amigos, dai derrepente a gente viu uma bola de fogo, mas era branca, não sei se era um meteoro !
    Mas eu levei um grande susto, e pensei que ia cair em cima da gente !
    Mas ele passou de boa , e fez um barulhão !

    ResponderExcluir
  7. cara eu vi o meteoro também ele passou do meu lado me comprimenttou e perguntou onde tinha uma zona pra ele ir toma umas pinga kkkk mais ele tava sem fogo tava de boa tava friu já

    ResponderExcluir