AO VIVO: Marte em sua máxima aproximação 2014 (reprise)

Marte ao vivo - abril 2014


Chegou o grande momento do perigeu de Marte em 2014. Nessa segunda-feira, 14 de abril, Marte fez a sua maior aproximação da Terra dos últimos seis anos!

Marte esteve em seu ponto mais próximo da Terra desde 2008, quando o Planeta Vermelho chegou a 92,4 milhões de km do nosso planeta. Também chamado de perigeu, que significa máxima aproximação da Terra, Marte passou em seu ponto mais próximo do nosso planeta às 09h41 do dia 14 de abril (12h41 UTC), porém, como era dia, aguardamos o anoitecer para vislumbrar o brilho máximo do Planeta Vermelho dos últimos anos.

O Slooh fez a cobertura ao vivo da máxima aproximação de Marte, com imagens em tempo real feitas com telescópios instalados nas Ilhas Canárias, e você pode assistir a reprise aqui mesmo em nosso site!

Atualização à 01h00 do dia 15 de abril
A transmissão ao vivo teve início dia 14 de abril às 23h00 pelo horário de Brasília (02h00 UTC do dia 15), e você pode assistir a reprise no vídeo abaixo.

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico. Cadastre seu e-mail e receba nossas notificações!

E não se esqueça! Teremos a transmissão ao vivo do Eclipse Lunar de abril de 2014. Mais informações, clique aqui .


A cobertura ao vivo do perigeu de Marte terá comentários do Diretor do Observatório Slooh Paul Cox, e do astrônomo Bob Berman. Internautas poderão participar do evento enviando perguntas online (em inglês), usando a hashtag #Slooh . Conheça também o site oficial do Projeto Slooh.


Como observar Marte em seu melhor momento?

No último dia 8 de abril, Marte estava em oposição ao Sol, em um alinhamento que ocorre somente a cada 26 meses entre Sol, Terra e Marte. Neste dia, tivemos também a oportunidade de observar imagens em tempo real do Planeta Vermelho. Para quem não viu, assista a reprise clicando aqui.

Desta vez, apesar de não termos um alinhamento perfeito, Marte estará ainda mais próximo da Terra. A última aproximação como essa aconteceu no dia 3 de janeiro de 2008.

Atualmente, um telescópio com abertura de 151mm e com uma ocular favorável, poderá resolver o planeta Marte tão grande quanto a Lua Cheia vista a olho nu, deixando visível alguns detalhes de sua superfície e as calotas polares do planeta. Com binóculos também será possível observar o Planeta Vermelho, revelando alguns detalhes de sua cor e forma. Até mesmo a olho nu, sem auxílio de nenhum equipamento, já será uma visão e tanto.

Nessa segunda-feira (14 de abril) , Marte estará próxima da Lua Cheia, e bastante fácil de ser localizado.

Posição do planeta Marte no céu do dia 14 de abril de 2014 às 21h00 do horário de Brasília.
Créditos: STELLARIUM

A estrela ao lado da Lua é Spica. Tanto Marte quanto a Lua estão na constelação de Virgo (Virgem). Também é possível observar as constelações visíveis na mesma região do céu, como Libra, Cabelerira de Berenice, Leão e Corvo. Veja também que o planeta Saturno estará visível na constelação de Libra. Devemos lembrar que a iluminação causada pela Lua Cheia não favorece a observação das estrelas. Mais tarde, já na madrugada, poderemos observar essas constelações mais facilmente quando a Lua ficar escura durante o Eclipse.

Será realmente fantástico observar Marte em seu maior brilho dos últimos anos e um Eclipse Lunar Total, tudo no mesmo dia! Com certeza, essa será uma noite inesquecível, não só para os astrônomos, mas para qualquer pessoa que olhar para o céu.

Créditos: Slooh
Imagem: STELLARIUM
14/04/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Estoou Muiito Ansiosa *-* Amo muito tudo isso

    ResponderExcluir
  3. Eu amo muito isso mais gostaria de ver mais o tempo em são paulo esta feixado e nao da pra observa nada

    ResponderExcluir
  4. Durante o Eclipse vai dar para ver Marte?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sebastião!

      Sim, poderemos observar Marte bem próximo da Lua inclusive, e o Planeta Vermelho está hoje em sua máxima aproximação dos últimos anos.

      Espero que o tempo te ajude... um grande abraço!

      Excluir
    2. E com a Lua eclipsada, Marte ficará menos ofuscado pelo brilho da Lua cheia que está bem próxima no céu, portanto ficará com melhor visibilidade.

      Excluir
  5. ancioosa, quero mtt ver

    ResponderExcluir
  6. Pq marte ta embasado ta uma porcaria , não tem legenda nada , Pela mor :s

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. 23:58 Arapiraca/Al, o céu está bem claro e a lua está lindíssima, tudo muito bem visível. Está valendo a pena!!!

    ResponderExcluir
  9. onde eu moro está nublado ;( vai ter a transmissão ao vivo mesmo?

    ResponderExcluir