Na noite de domingo teremos um belo encontro nos céus

É no dia 06 de abril!



Se o tempo permitir, logo após o pôr do Sol neste domingo (6 de abril), você terá a chance de ver o encontro de dois dos objetos mais brilhantes do céu noturno: a Lua e Júpiter.

O belo par celestial será visível no céu noroeste (hemisfério sul) ou no sudoeste (hemisfério norte), assim que o Sol se pôr, e contando a partir do horizonte até o ponto mais alto do céu (zênite), Lua e Júpiter estarão a um pouco mais de meia altura no céu. Esse encontro é chamado de conjunção. Neste caso, será uma conjunção de Júpiter e Lua.


O disco lunar estará 47% iluminado, a poucas horas de entrar para a fase crescente. Lua e Júpiter estarão separados por apenas 5 graus. Para se ter uma ideia, se você estender o seu braço e fechar o punho, o campo de visão do céu que seu punho fechado representa é de aproximadamente 10 graus, ou seja, a Lua e Júpiter estarão cerca de metade de um punho de distância.

Júpiter por sí só já atrai bastante a nossa atenção. Muitas vezes confundido como a estrela mais brilhante do céu, sempre que Júpiter está visível, é impossível não notá-lo. O brilho de Júpiter, que em Astronomia chamamos de magnitude aparente, está por volta de -2,2, superando qualquer outro objeto do céu noturno, exceto Vênus e Lua.

Local de base: São Paulo - Horário: 18h30 BRT
Créditos: STELLARIUM

Observe também as estrelas mais próximas


Utilizando Júpiter como base, podemos identificar outras estrelas no céu. As dicas a seguir são baseadas em um observador no hemisfério sul.

Estende a sua mão com os dedos esticados. Da ponta do seu polegar até a ponta do dedo mindinho, temos cerca de 20 graus. Usando essa medida e Júpiter como base, estenda seu braço na direção do céu a calcule. A cerca de 30 graus abaixo de Júpiter estará a estrela Capella; a 21 graus à direita superior de Júpiter estará a estrela branca-amarelada chamada Procyon. A 40 graus para cima, você verá Sírius, a estrela mais brilhante do céu noturno. A constelação de Orion estará a cerca de 20 graus para a esquerda superior. A estrela alaranjada que estará a 35 graus à esquerda inferior é Aldebaran. Já as estrelas mais brilhantes da constelação de Gemini (Gêmeos), Pollux e Castor estarão a 12 graus à direita inferior do planeta.

Em um telescópio, Júpiter pode ser considerado como a atração principal, e o melhor momento para observá-lo é no início da noite, enquanto ele ainda está alto no céu. Facilmente, através de um telescópio ou de binóculos, podemos observar as suas quatro luas descobertas por Galileo Galilei: Ganimedes, Calisto, Io e Europa. Se você conseguir observá-las, elas parecerão 4 pequenas estrelas próximas do planeta. A lua mais próxima de Júpiter será Io, seguida por Ganimedes, Europa e Calisto. Se você tiver tempo e paciência, após cerca de uma hora já poderá observar a mudança de posição das luas galileanas.

E aí, ficou ansioso(a) para o domingo? Se você é daqueles que não sabe esperar, vá até o seu quintal. Apesar de não estar acompanhado da Lua, Júpiter estará visível durante os meses de abril e maio, porém, cada dia que se passa, ele estará mais próximo do horizonte oeste. Já no início de junho, ele se encontrará tão próximo do horizonte que será muito difícil observá-lo. Não perca tempo!


05/04/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Não vou perder ! Adorei a maneira como foi tudo explicado bem claramente! Parabéns ao Site !!!

    ResponderExcluir
  2. alguem sabe se no Estado de MS vai aparecer essa beleza ?

    ResponderExcluir
  3. Adoro a Galeria do Meteorito e agradeço por nos proporcionarem tanto conhecimento...sempre nos informando dos acontecimentos celestes, parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Muito bom. Explicando direitinho, fica mais fácil. Ainda mais qdo se esta na espera do telescópio! Onrigada.

    ResponderExcluir
  5. Estou com uma dúvida, nesse dia eu fui ver a lua às 21h, ela já estava bem no alto e do lado dela (um pouco mais para baixo) tinha uma luz bem forte, porém no local (+/-) em que lua nasce tinha outra luz mais forte e avermelhada que me chamou muita atenção, essa luz avermelhada que eu vi por acaso era Marte?

    ResponderExcluir