AO VIVO: Oposição de Saturno 2014 (reprise)

Não perca a oportunidade de observar Saturno durante sua máxima aproximação no dia 10 de maio

Todos os olhos (e telescópios) estão voltados para o espetáculo do Senhor dos Anéis do Sistema Solar. Saturno está chegando em seu ponto mais próximo do planeta Terra, conhecido como perigeu. Isso ocorre quando a Terra fica entre o Sol e o planeta em questão, neste caso, Saturno. Essa configuração é chamada de oposição. Essa configuração formará quase que um alinhamento perfeito entre Sol, Terra e Saturno. Tanto a oposição de Saturno quanto sua máxima aproximação ocorrem hoje hoje, dia 10 de maio.

Você poderá assistir aqui mesmo em nosso site a transmissão ao vivo de Saturno com imagens em tempo real do planeta através de telescópios. A cobertura completa estará disponível logo abaixo, uma cortesia do Projeto Slooh e do Projeto Ciência e Astronomia.


Por se tratar da oposição e do perigeu, poderemos observar Saturno com o máximo de detalhes possível para esse ano. Essa, na verdade, é a melhor oportunidade de observar Saturno desde o ano de 2007.

Saiba também como observar Saturno a olho nu, sem auxílio de nenhum equipamento, ou então, se você tem um telescópio, veja as dicas que preparamos pra você. Logo abaixo dos vídeos você encontra mais informações para aventurar-se no céu noturno!

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico. 


Atualização - dia 11 de maio às 02h30
Confira a reprise das 2 transmissões:

A transmissão ao vivo da oposição de Saturno pelo Projeto Ciência e Astronomia ocorreu no dia 10 de maio, às 21h00 pelo horário de Brasília (00h00 UTC do dia 11). A reprise está já disponível. 



A transmissão ao vivo da oposição de Saturno pelo Projeto Slooh ocorreu no dia 10 de maio, às 22h30 pelo horário de Brasília (01h30 UTC do dia 11). A reprise está disponível logo abaixo. 


A transmissão ao vivo do Projeto Slooh será feita com imagens de telescópios instalados nas Ilhas Canárias. Teremos comentários (em inglês) do astrônomo Bob Berman e do convidado Geoff Fox. Conheça o site oficial do Projeto Slooh. Visite também a página Ciência e Astronomia.


Como observar a olho nu

Saturno se destaca no céu noturno do mês de maio, e está visível a olho nu durante toda a noite, desde o pôr até o nascer do Sol.

Saturno aparece no céu como uma estrela de brilho muito forte, na constelação de Libra. Diferenciar uma estrela de um planeta não é difícil, pois as estrelas têm um brilho cintilante, às vezes parecem até piscar intermitentemente. Já os planetas possuem um brilho mais regular, e não parecem cintilar como as estrelas.

Se você olhar para um objeto no céu e achar que trata-se de um planeta, é só observá-lo por mais tempo. Se for realmente um planeta, ele vai brilhar com uma luz constante, mas se for uma estrela, irá "piscar". Isso acontece porque a turbulência da nossa atmosfera desvia os raios de luz emitidos pelas estrelas distantes, causando esse efeito aparente de piscar. Os planetas estão mais próximos da Terra (muito mais próximos inclusive), e o tamanho angular é maior, o que os torna menos sensíveis às turbulências atmosféricas da Terra, e por isso eles brilham de forma constante. Se mesmo assim você não conseguir diferenciar um planeta de uma estrela, não se preocupe. Pra isso nós preparamos a imagem abaixo pra que você possa facilmente identificar Saturno no céu noturno.

Posição leste do céu do dia 10 de maio de 2014 à 21h00. Créditos: STELLARIUM

Às 21h00 do seu horário local, Saturno estará a meia altura no céu leste, e fica bem fácil de identificá-lo. Perceba também que acima de Saturno, bem próximo da Lua estará o planeta Marte, também visível a olho nu. Tivemos recentemente a oposição de Marte. Além de termos o privilégio de observar Saturno, podemos ainda aproveitar pra ver o Planeta Vermelho. Marte tem um brilho quase amarelado ou alaranjado, diferente de Saturno.

À meia-noite, Saturno estará no ponto mais alto do céu. Nesse mesmo horário, Lua e Marte já estarão a meia altura do céu oeste. Às 03h00 da madrugada, Saturno já estará a meia altura no céu oeste, afinal ele já terá percorrido grande parte do céu.


Observação com telescópio

Se você possui um telescópio, esse é o melhor momento para observar Saturno. Pequenos telescópios a partir de 60mm de abertura já mostram o planeta Saturno muito pequeno como uma forma achatada devido aos anéis. Para ver Saturo com seus anéis (mas ainda muito pequeno), é preciso um telescópio com abertura de pelo menos 75mm. Acima disso, já é possível observar a Divisão de Cassini (um espaço entre os dois anéis principais de Saturno, o interno e o externo).

Esta imagem mostra como poderíamos ver Saturno com um
telescópio de 90mm de abertura e ocular de 4mm (de grande
aproximação).         Créditos: STELLARIUM

Embora os anéis de Saturno pareçam algo sólido, eles são na verdade formados por detritos que estão presos gravitacionalmente ao planeta. Esses detritos que formam os anéis têm tamanhos variados, desde pequenos grãos de areia até pedras de cerca de 10 metros de comprimento.

Saturno possui mais de 60 luas. A maior delas é Titã, que é maior do que o planeta Mercúrio. Titã possui uma densa atmosfera de metano, e um sistema de lagos e rios de metano líquido.

Através de pequenos telescópios já é possível observar Titã ao lado de Saturno, que aparecerá como um ponto brilhante. A maioria dos satélites de Saturno viajam no mesmo plano que seus anéis, ao redor do equador do planeta, exceto Jápeto, pois sua órbita é bastante inclinada em relação ao restante dos satélites.

Com um telescópio de 90mm já é possível observar as 6 luas mais brilhantes do planeta: Titã, Reia, Thethys, Dione, Jápeto e Enceladus. As posições dessas luas mudam a cada noite, e se você tiver paciência, após algumas horas já é possível notar alguma diferença.

Se você gosta de se aventurar com astrofotografias, aí vai uma dica: fotografe Saturno com suas luas a cada noite. Após alguns dias você poderá fazer uma pequena animação que mostrará o movimento de suas luas enquanto elas orbitam o planeta. Mas pra isso é necessário muita, muita paciência.

Aproveite o mês de maio pra matar a saudade de Saturno, afinal, outra chance como essa, só no ano que vem...


10/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Pensa num azar, fui montar o telescópio e me deu uma curiosidade de ir no quintal só pra decidir se ia ficar na frente ou no fundo da casa, quando olhei pra cima, o céu todo nublado... Eu estava tão ansiosa pra observar Saturno que até sonhei com isso essa noite!aaaaaaaaaaaah que raiva!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito ruim quando o tempo fica nublado em um dia tão especial. Mas não se preocupe, Saturno estará em uma ótima posição nos céus durante todo o mês de maio. Assim que as nuvens derem uma trégua, aí você aproveita pra observá-lo!

      Um grande abraço, e mais do que nunca, bons céus!

      Excluir
  2. HSUAHSUA que azar manow :(
    ver reprise depois no youtube !

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Hj.as 18hs está a observar o céu. E deparei com um ponto muito brilhante.e reparei que tinha uma carreta de pontos avermelhado. Pude observar o planeta Saturno. Muito lindo .06/07/2018.Rio de Janeiro. Na zona norte.tirei foto

    ResponderExcluir