Bola de fogo rasga os céus do Canadá em plena luz do dia

Vídeos feitos por câmeras acopladas aos automóveis mostram quando um grande meteoro risca os céus de várias cidades do Canadá



Uma bola de fogo brilhante surpreendeu observadores canadenses no último dia 04 de maio. Ela era tão luminosa que pôde facilmente ser vista durante o dia.

O meteoro riscou o céu na tarde de domingo, na cidade de Toronto, Canadá. A câmera acoplada a um carro de polícia conseguiu registrar o momento em que o objeto cruza o céu, veja:



O próximo video foi feito pela câmera acoplada ao carro de Sergey Z. A bola de fogo também é claramente visível:



Agora veja o mesmo video de Sergey Z. em câmera lenta:



O grande meteoro pôde ser visto de alguns locais do Canadá e Nova York no dia 04 de maio. Outro vídeo registrado pela câmera acoplada ao carro de David Narciso mostra o carro estacionado com pessoas conversando ao fundo, quando o meteoro risca o céu de cima para baixo. Todos os vídeos foram feitos no mesmo horário, às 16h17 do horário local. Como você pode ver, o efeito luminoso foi tão forte que podemos facilmente percebê-lo mesmo estando em plena luz do dia.

"Uma bola de fogo acabou de cruzar o céu, de cima para baixo", comenta uma pessoa durante a filmagem feita pela câmera do carro de David Narciso. "Não era nada pegando fogo... mas em seguida, simplesmente se apagou".

A bola de fogo pode estar relacionada com a chuva de meteoros Eta Aquarídeas, que teve seu pico na madrugada do dia 05 para o dia 06 de maio. A chuva de meteoros Eta Aquarídeas ocorre todos os anos nesse mesma época, quando a Terra passa através de detritos deixados pelo cometa Halley.

Até agora, a Sociedade Americana de Meteoros recebeu cerca de 84 avistamentos de bola de fogo, com algumas pessoas afirmando inclusive um estrondo sônico ao mesmo tempo que observavam o meteoro.

" Essa já é a terceira bola de fogo significativa dos últimos dias", escreveu Mike Hankey no site da Sociedade Americana de Meteoros. " Uma grande bola de fogo com vários estrondos sônicos foi vista no Arkansas na noite de sexta. Outra bola de fogo brilhante foi vista sobre a Carolina do Norte no sábado à noite, e agora, essa bola de fogo durante o dia sobre Ontário no Canadá marca o terceiro evento significativo ocorrido em um único fim de semana ".

Ao que tudo indica, essa bola de fogo pode ter relação com a chuva de meteoros Eta Aquarídeas, mas mesmo assim, não há uma conclusão definitiva sobre isso.

Fonte: NBC
06/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário: