'EUA deveriam enviar seus astronautas à Estação Espacial usando trampolim', comenta oficial russo

Oficial russo faz pouco-caso da dependência dos EUA com a Soyuz


Enfrentando sanções do governo Norte-Americano, um oficial russo de alta patente demonstrou sua frustração no Twitter. Ele advertiu que a NASA tem poucas opções de vôo para a Estação Espacial Internacional... e que a russa Soyuz é a mais viável.

" Depois de analisar as sanções contra a nossa indústria espacial, sugiro que os EUA levem seus astronautas à Estação Espacial Internacional usando um trampolim ", escreveu Dmitry Rogozin, vice-primeiro ministro da Rússia, em um tweet em russo destacado pela NBC News.

O comentário inusitado de Dmitry Rogozin alerta para o fato de que os EUA dependem exclusivamente dos russos para enviar e trazer suas tripulações da Estação Espacial Internacional.


Em abril de 2014, como parte de uma política mais ampla do governo Obama, a NASA anunciou que finalizaria a maioria das parcerias com a Rússia, exceto aquelas essenciais relacionadas com a Estação Espacial Internacional. Charles Bolden, administrador da NASA, disse repetidamente que a cooperação com os russos ocorrerá normalmente no que se diz respeito à Estação Espacial Internacional.

Estação Espacial Internacional
Créditos: NASA

Os Estados Unidos são dependentes da russa Soyuz para levar astronautas à Estação Espacial. O método de transporte norte-americano cessou em 2011, depois da "aposentadoria" do ônibus espacial. Uma nave espacial comercial está sendo desenvolvida, mas não deve ficar pronta antes de 2017.

Um dos desenvolvedores das naves SpaceX, o CEO Elon Musk, aparentemente se sentiu um tanto ofendido com aos comentários do oficial russo, e por isso, ele também utilizou o Twitter pra dar a sua alfinetada.

" Parece que este é o melhor momento para revelar o novo Dragon Mk 2 que a SpaceX está trabalhando junto com a NASA. Nenhum trampolim será necessário ", comenta Elon Musk (CEO da SpaceX) em seu twitter, referindo-se claramente a uma "carta na manga" que deve ser anunciada em breve.

A parceria entre EUA e Rússia terá um grande peso de decisão após a discussão sobre o orçamento da NASA para o ano fiscal de 2015. Se os funcionários da agência conseguirem manter ou até mesmo aumentar o financiamento, os norte-americanos poderão (talvez) enviar seus astronautas à Estação Espacial a partir de seu próprio solo... e quem sabe, num futuro não tão distante.

Fonte: Universetoday
01/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Tomara que esquente as coisas e vire uma guerra fria de verdade ,assim teremos novas tecnologias a disposiçao da humanidade,pois os EUA vão deixar no orçamento da NASA no topo igual nos anos 60

    ResponderExcluir