'Mínimo-Máximo' - o pico do ciclo solar 24 já chegou, segundo especialistas

O pico solar atual está intrigando pesquisadores, mas não pela sua potência...

O especialista de ciclos solares, Doug Biesecker da NOAA, anunciou no Workshop Clima Espacial que ocorreu no mês passado no Colorado, EUA, que o " Máximo Solar finalmente chegou! ". De acordo com sua análise, o número de manchas solares para o Ciclo Solar 24 está muito próximo de seu pico máximo.

"Este ciclo solar continua sendo um dos mais fracos já registrados", diz Ron Turner do Sistema de Análises. Para ilustrar a 'potência' dos ciclos solares, Ron criou um gráfico com o número de manchas solares do ciclo 24, 23 e de todos os anteriores, até o ano de 1755:



Veja que o atual ciclo solar (24) está marcado em vermelho. Contando desde o século 18, apenas alguns poucos ciclos tiveram contagens de manchas solares mais baixas. Por esta razão, muitos pesquisadores começaram a chamar o atual ciclo solar de " Mínimo-Máximo ".

"De acordo com todas as medições da atividade solar e de seus efeitos geomagnéticos, este ciclo tem sido extremamente tranquilo", diz Ron. "No entanto, Doug Biesecker apresentou vários gráficos que mostram que os grandes eventos tais como grandes erupções e tempestades geomagnéticas significativas sempre ocorrem na fase de declínio do ciclo solar".

Em outras palavras, ainda há uma grande chance de termos atividades solares mais intensas nos próximos meses. Mas vamos esperar que elas não venham com tanta força...

Acompanhe a atividade solar em tempo real clicando aqui. Fique ligado(a) em nosso site para mais informações sobre o clima espacial.

Fonte: Spaceweather
Imagens: NOAA
20/05/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Nenhum comentário:

Postar um comentário