Estrela morta pode ser um diamante gigante

Os cientistas anunciaram uma provável estrela feita de diamante... a anã branca mais fria já observada

Os astrônomos não estão sendo poéticos quando dizem que esta estrela é um diamante.

Cientistas identificaram o que é, possivelmente, a mais fria anã branca já detectada. Na verdade, esta estrela morta é tão fria que seu carbono se cristalizou, formando de fato um diamante do tamanho da Terra, segundo os astrônomos.

"É um objeto realmente notável... uma estrela de diamante", comenta Davd Kaplan, líder do estudo e professor da Universidade de Wisconsin-Milwaukee.




Kaplan e seus colegas foram capazes de encontrar este tesouro cósmico, porque ele tem um companheiro ainda mais notável. Essa anã branca orbita um pulsar, uma estrela de nêutrons em rápida rotação após uma explosão de supernova, e ela envia fluxos de ondas de rádio como um feixe de farol. Apelidado de PSR J2222-0137, o pulsar fica a 900 anos-luz de distância da Terra, perto da constelação de Aquário, e foi detectado pela primeira vez usando o Telescópio Green Bank do NRAO em West Virginia.



Os astrônomos notaram que o sinal de rádio de PSR J2222-0137, por vezes, foi interrompido porque um objeto companheiro estava passando em frente a ela, entortando o espaço. Estudar estes atrasos utilizando o Very Large Baseline Array do NRAO (VLBA) ajudou os cientistas a determinar que o pulsar tem uma massa 1,2 vezes maior do que o Sol, com um companheiro que tem uma massa de 1,05 vezes a do Sol.

As imagens finais que foram obtidas mostraram um companheiro 100 vezes mais fraco do que qualquer outra anã branca que orbita uma estrela de nêutrons, e cerca de 10 vezes mais fraco do que qualquer outra anã branca conhecida.

Apesar de ser extremamente "fria", em uma escala de objetos estelares, essa definição é relativa. Essa anã branca está queimando em aproximadamente 2.700 graus Celsus, porém, isso é 5.000 vezes mais frio do que o centro do nosso Sol.

Esse estranho objeto seria feito em grande parte de carbono cristalizado, semelhante a um diamante, disseram os cientistas. Os astrônomos têm teorizado que esses objetos devem estar à espreita no Universo, mas estrelas de diamantes são difíceis de detectar, porque elas são muito fracas.

Os cientistas também acreditam que possa existir exoplanetas (planetas fora do Sistema Solar) de diamante. Um "super-Terra" que está a 40 anos-luz do nosso planeta, chamado 55 Cancri, é suspeito de ser um possível planeta de diamante. Um estudo de 2012 do Astrophysical Journal Letters argumentou que este exoplaneta é composto principalmente de carbono em forma de diamante e grafite.

O estudo sobre a anã branca de diamante foi publicado no Astrophysical Journal.

Fonte: Space
Imagem: B. Saxton / NRAO
26/06/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

7 comentários:

  1. Realmente essa matéria esta muito boa, principalmente porque a mesma está falando sobre um assunto que pode inspirar muitas pessoas a criar seus versos sutis e curtos de poesia ...

    Mas, levando em consideração a parte científica, esta descoberta seria apenas um dos detalhes que o universo guarda para aqueles que realmente querem estudar e compreender ele, porque se pararmos para analisar todos os resultados ao longo do tempo, perceberemos que com novas tecnologias criadas e aplicadas para a área, o conhecimento astronômico de um salto gigante, que por vezes põe em causa algumas teorias ou leis da física!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho lido muita coisa nos últimos anos sobre descobertas científicas sobre o universo que só trouxa pra acreditar. Mentiras do mentiras. Como podem saber tanto de astros à anos luz da terra e só especular sobre a lua, que esta à 4 dias de nós???! Mentem descaradamente pra nós, isto é pro mundo. Porque escondem a existência dos UFOs??!!!

      Excluir
  2. Se bobiar os ladroes do congresso vao pegar uma nave e vao la roubar a estrela kkk

    ResponderExcluir
  3. https://youtu.be/Q-KylVFJfrc. Se o humor está fazendo isso com o planeta só metda

    ResponderExcluir
  4. Quem quiser participar de um grupo no whats deixa o numero aqui, vamos compartinhar nossos conhecimentos e teorias.

    ResponderExcluir
  5. É dito que aqui mesmo no sistema solar tem um dos planetas em que pode ter chuva de diamantes. Só a Terra que é pobrinha mesmo.

    ResponderExcluir