Observe o encontro entre Lua e Saturno no céu

Será uma bela configuração entre a Lua e o 'Senhor dos Anéis'

Amanhã, dia 10 de junho, se o tempo permitir, não deixe de olhar para o céu. Logo no início da noite, a Lua nascerá junto com o planeta Saturno, e eles estarão muito próximos, como um belo par celestial.

Saturno aparecerá como uma estrela branca-amarelada bem ao lado da Lua, que estará com 94% do seu disco iluminado, quase chegando em sua fase de cheia.

Assim que o Sol se pôr, Lua e Saturno estarão à nordeste do céu, na constelação de Libra. E por se tratar de uma configuração com a Lua, então fica muito fácil encontrá-los.

Configuração entre Lua e Saturno do dia 10 de junho de 2014 na constelação de Libra. Marte também estará
próximo, na constelação vizinha, de Virgem. Localização utilizada na imagem: São Paulo. Créditos: STELLARIUM

Lua e Saturno estarão muito próximos, com apenas cerca de 3 graus de distância entre si. Veja ainda que mais para os lados do norte, Marte brilhará na constelação de Virgo (Virgem).

Na verdade, nesse dia 10 de junho, a Lua oculta o planeta Saturno (veja no calendário de eventos astronômicos), mas como essa ocultação acontece às 14h22 pelo horário de Brasília, estaremos em plena luz do dia, e por isso não será possível observá-la.

Conforme as horas se passam, mais a Lua se distanciará de Saturno. Por volta das 04h00 da madrugada, o afastamento entre eles já terá quase que dobrado, de 3 para 5 graus de distância. Portanto, o melhor é olhar para o céu e ver essa bela configuração logo no início da noite.

Boas observações e bons céus à todos!

Imagens: STELARIUM
09/06/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

  1. É possivel fotografar os anéis de Saturno (mesmo que parecendo um único anel 'grosso') com uma câmera com 52x de aumento ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Wandeck!

      Com esse aumento de 52x você até consegue sim observar os anéis de Saturno (com pouquíssimos detalhes), mas você vai precisar estabilizar a câmera, talvez usando um tripé.

      Abraços, boa sorte!

      Boa sorte!

      Excluir
  2. Pessoal, esses astros estão alinhados a dias, porém hoje, às 19 horas será o climax de aproximação visual deles... Após isso, veremos com o passar das horas, perceberemos que a lua irá se deslocar sentido sudoeste.
    Wandeck, Saturno está a cerca de 1280 milhões de quilómetros, 7 U.A nesse dia. Se sua câmera for profissional e se o ar não estiver com poluição, conseguirá sim!
    Me desculpem se eu estiver errado.

    ResponderExcluir