AO VIVO: Observação da Lua através de telescópios (reprise)

Que tal observar a superfície lunar em alta definição através de telescópios?!

Para comemorar o 45 º aniversário da aterrissagem da Apollo 11 na superfície lunar, o Projeto Slooh nos presenteará com uma incrível transmissão da superfície lunar em alta definição, e você poderá assistir aqui mesmo, em nosso site!


Dois terços da população mundial ainda não havia nascido quando Neil Armstrong fez o anúncio "Um pequeno passo para o homem, mas um grande salto para a humanidade". Hoje, dia 20 de julho de 2014, exatamente 45 anos após aquela grande aterrissagem, teremos o privilégio de observar a Lua em tempo real, com visão a partir de telescópio instalado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.
Atualização - 21/07/14

A transmissão ao vivo da Lua em alta definição ocorreu com sucesso, e teve início no dia 20 de julho, às 21h30 pelo horário de Brasília (00h30 UTC). A duração do evento foi de 1 hora, e a reprise está disponível logo abaixo.

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.





Essa transmissão é uma cortesia do Projeto Slooh, e será acompanhada por debates (em inglês) liderados pelo anfitrião do Slooh, Geoff Fox, pelo astrônomo do Slooh, Bob Berman, pelo engenheiro do Observatório Slooh Paul Cox, juntamente com vários convidados especiais, incluindo o documentarista Duncan Copp e o jornalista científico, Andrew Chaikin.

O evento irá explorar uma ampla gama de tópicos, incluindo histórias não conhecidas sobre o programa Apollo e as inúmeras teorias da conspiração sobre o pouso.


Fundo de cena - Aniversário de 45 anos de aterrissagem da Apollo 11

Foi uma das maiores realizações do ser-humano quando o pousador lunar Apollo 11 aterrissou na região conhecida como "Mar da Tranquilidade", em 20 de julho de 1969. O mundo inteiro acompanhava a realização de um sonho ao assistir a o momento em que a primeira pegada do homem era deixada no solo lunar.

Especialistas logo previram que a NASA iria enviar pessoas à Marte em meados da década de 1980, e que haveriam colônias lunares antes da virada do século. O filme clássico "2001: Uma Odisséia no Espaço" representava tudo aquilo que se almejava.

Porém, os últimos três pousos lunares (Apolo 18, 19 e 20) foram cancelados pelo presidente Nixon. E enquanto falava-se ao longo dos anos subsequentes de voltar à Lua algum dia, os planos nunca foram adequadamente financiados.

Se um dia o homem voltar a pisar na Lua, de onde será que os foguetes serão lançados?

Créditos: Slooh
20/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários: