AO VIVO: Plutão, Ceres e asteróide Vesta (reprise)

A transmissão será feita em tempo real a partir de telescópios!

Alguém aí já observou o planeta anão Plutão? O ex-planeta mais adorado por todos é realmente muito difícil de se observar, primeiro porque seu tamanho não ajuda, e segundo porque ele está muito, muito longe. Mas tem uma coisa que vai nos ajudar!




Plutão está se aproximando do seu perigeu, sua maior aproximação com o planeta Terra do ano de 2014, e com isso, teremos a melhor chance de observá-lo via telescópios. E além disso, teremos uma bela configuração entre o planeta anão Ceres e o asteróide Vesta, que estarão visualmente muito próximos um do outro. E tudo isso será transmitido ao vivo, a partir de telescópios em uma evento feito pelo Projeto Slooh. Você poderá assistir tudo isso ao em tempo real, aqui mesmo em nosso site! Você achou que iria perder?

A transmissão ao vivo de Plutão, Ceres e Vesta ocorreu no dia 03 de julho, às 21h00 pelo horário de Brasília (23h59 UTC). A reprise já está disponível.


Durante a primeira parte da transmissão, os telescópios do Slooh mostrarão o asteróide Vesta e o planeta anão Ceres vistos em um único campo de visão. Eles estarão muito próximos! Em seguida, os telescópios serão apontados para Plutão, o ex-planeta mais adorado por todos, agora classificado como planeta anão. Plutão estará a poucas horas de atingir seu ponto mais próximo com a Terra.

Gostou? Então compartilhe essa oportunidade com seus amigos!

Siga o Galeria do Meteorito por e-mail e receba nossas notícias diariamente! Basta digitar seu e-mail no campo  'seguir por e-mail'  na barra lateral à direita.

Créditos: Slooh
Imagem: (ilustração) IAU / Kornmesser
03/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

6 comentários:

  1. Existe o perigeu (maior aproximação com o planeta Terra) com cada planeta em cada ano? Alguém me responda! E o de Netuno <3?

    ResponderExcluir
  2. Olá!

    Sim, existe o perigeu (maior aproximação com a Terra) e o apogeu (maior distância da Terra) uma vez por ano com cada objeto celeste, seja ele um planeta, asteróide, planetão anão, cometa, etc...

    O perigeu de Netuno acontece no dia 28 de agosto de 2014, quando ele estará a 28,9 Unidades Astronômicas (UA) da Terra. Cada UA equivale a uma distância média entre a Terra e o Sol. Ou seja, mesmo sendo seu ponto mais próximo com a Terra no ano, ele ainda estará muito longe. Mas pra quem deseja observar Netuno, essa época (agosto) será a melhor oportunidade.

    Espero ter ajudado! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. LOL Obrigado! Era apenas uma curiosidade minha. É triste ter planetas tão lindos afastados da Terra (não fica com ciumes, Venus. kkkkkkkkkk). :(

      Excluir
    2. Que legal... E quando sera o Perigeu de Saturno? Abracao ai super Galera do Meteorito!!!

      Excluir
    3. Oi Angie!

      O Perigeu de Saturno aconteceu em 10 de maio, quando também tivemos uma transmissão ao vivo muito legal!

      Pra conhecer o calendário de eventos astronômicos, veja a sessão EFEMÉRIDES, que você encontra no menu superior, na sessão OBSERVAÇÃO DO CÉU. Lá você vai encontrar o perigeu , apogeu, e todos os principais eventos.

      Um grande abraço, e bons céus!

      Excluir
  3. Muito bacana isso, com certeza quem sai ganhando com isso é todos nós, pois estamos aumentando o nosso conhecimento!

    ResponderExcluir