Encontradas as estrelas mais distantes da Via Láctea

E se os limites da nossa galáxia tivessem que ser redesenhados?


Os astrônomos descobriram as estrelas mais distantes da Via Láctea. Os dois objetos, conhecidos como ULAS J0744 +25 e ULAS J0015 +01, estão a cerca de 775 mil e 900 mil anos-luz da Terra, respectivamente, tornando-as cinco vezes mais distantes do que a galáxia satélite conhecida como a Grande Nuvem de Magalhães.

"As distâncias dessas duas estrelas são grandes demais para compreender", comenta o principal autor do estudo John Bochanski, de Haverford College, na Pensilvânia, EUA. "Para colocar isso em perspectiva, quando a luz de ULAS J0015 +01 deixou a estrela, os nossos ancestrais humanos estavam apenas começando a fazer fogo aqui na Terra."




A Via Láctea se estende muito para além do seu disco familiar, que fica a apenas 100 mil anos-luz ou mais de largura. A galáxia encontra-se rodeada por um "halo" esparso de estrelas, talvez retardatárias ou perdidas depois de muitas fusões da Via Láctea com galáxias anãs ao longo de eras, dizem os pesquisadores.



Os cientistas sabem que este halo se estende a pelo menos 500.000 anos-luz de distância, mas as suas dimensões exatas são desconhecidas. Bochanski e seus colegas decidiram investigar os confins da Via Láctea, na busca por um tipo de estrelas chamadas gigantes vermelhas frias.

Gigantes vermelhas frias são muito mais raras do que as anãs vermelhas, que compõem cerca de 70% da Via Láctea. Mas elas são cerca de 10.000 vezes mais brilhante, tornando-as muito mais fácil de se observar de longe.

Essa simulação mostra o quão longe a Via Láctea estaria de
ULAS J0744 +25, que esta a quase 775 mil anos-luz de distância.
Créditos: SOHO / ESA / NASA / John Bochanski / Jackie Faherty

"Realmente, é como procurar uma agulha num palheiro", disse Bochanski. "Apesar que o nosso palheiro é composto de milhões de estrelas anãs vermelhas."

A equipe analisou imagens recolhidas pelo Deep Sky Survey UKIRT, que usa o Telescópio Infravermelho do Reino Unido, no Havaí, e o Sloan Digital Sky Survey, que emprega um telescópio no Novo México. Eles detectaram ULAS J0744 +25 e ULAS J0015 +01 , que depois foi confirmado utilizando dados espectroscópicos do telescópio de 6,5 metros do Observatório MMT, no Arizona.

A extrema distância dessas duas estrelas foi confirmada por uma variedade de diferentes técnicas de estimativa, disseram os pesquisadores. Para se ter uma idéia, a famosa galáxias de Andrômeda está apenas três vezes mais longe do que ULAS J0744 +25 e ULAS J0015 +01.

Esse novo estudo, que foi publicado na semana passada na revista Astrophysical Journal Letters, fornece mais de um gigantesco apelo de distâncias. Ele pode ainda ajudar os astrônomos a testar alguns de seus modelos de formação e evolução da Via Láctea, disseram os membros da equipe.

"Acreditamos que estas estrelas podem ser os membros mais brilhantes daqueles que sobraram na formação da Via Láctea", disse Bochanski. "Vamos precisar de mais observações para ter certeza disso, mas se houver um número significativo de estrelas no halo exterior, os modelos terão de ser revistos com urgência".

Fonte: Space
Imagem: SOHO / NASA / ESA / John Bochanski / Jackie Faherty
11/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. É como eu falei aqui em outro comentário, conforme a nossa tecnologia aero espacial se aprimora, novas e surpreendentes descobertas são feitas... O que podemos denotar é que somente a partir de agora é que realmente podemos começar a compreender como funciona o universo, uma vez que podemos até desconsiderar as leis da física que nos inflinge aqui na Terra.
    Certamente, iremos descobrir novos locais para exploração, novos meios para realizar essas pesquisas e claro, novas maneiras de desenvolver tudo isso!

    ResponderExcluir
  2. É surpreendente como as coisas são... acontecem.. fazem acontecer.. expandem.. e ainda encontram algo.. e a realidade é: as coisas mais lindas e surpreendentes só acontecem quando estamos dormindo.. fato!

    ResponderExcluir
  3. Como podem ter a certeza da distância, se isso já está muito além do conhecimento e compreensão humana? E se isto é tão extraordinário você já parou para pensar qual o tamanho do Dono e Criador do universo? Deus existe que realidade cabulosa não é mesmo?

    ResponderExcluir
  4. quando a luz de ULAS J0015 +01 deixou a estrela, os nossos ancestrais humanos estavam apenas começando a fazer fogo aqui na Terra."
    segundo informações não sei quem estava lá pra saber mas segundo informações FOI HÁ 1.200.000 ANOS

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir