Novo exoplaneta é encontrado além da "linha de neve"

"Encontrar o planeta Kepler-421B foi uma grande sorte" - David Kipping

Os astrônomos descobriram um exoplaneta em trânsito com o ano mais longo já conhecido. Kepler-421B orbita sua estrela uma vez a cada 704 dias. Em comparação, a órbita de Marte em torno do Sol dura 780 dias. A maioria dos exoplanetas descobertos até agora (já são mais de 1.800) estão localizados muito mais próximos de suas estrelas e têm períodos orbitais mais curtos.

A órbita do exoplaneta recém descoberto está além da "linha de neve", uma linha divisória imaginária que delimita os planetas rochosos dos gasosos. Quando se ultrapassa a linha de neve, a água se condensa em grãos de gelo e assim, constroem o gigante de gás.




"Encontrar o planeta Kepler-421B foi uma grande sorte", comenta o principal autor David Kipping, do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica (CfA). "Quanto mais longe um planeta está da sua estrela, mais difícil será encontrá-lo em trânsito a partir do ponto de vista da Terra, tornando a detecção muito mais improvável".



Kepler-421B orbita uma estrela laranja do tipo K, que é mais fria e mais escura do que o nosso Sol. Ele orbita a estrela a uma distância de cerca de 177 milhões de quilômetros. Como resultado, este planeta que tem o tamanho de Urano tem uma temperatura média de aproximadamente -90°C.

Impressão artística do Observatório Kepler.
Créditos: NASA / Ames / JPL-Caltech

Como o nome indica, Kepler-421B foi descoberto usando dados do Observatório Kepler da NASA. Kepler foi adaptado exclusivamente para fazer esse tipo de descoberta. A nave ficou mirada para o mesmo pedaço de céu por 4 anos, observando as estrelas que cintilam quando os planetas passam à sua frente.

A estrela hospedeira, Kepler-421, está localizado a cerca de 1.000 anos-luz da Terra, na direção da constelação de Lyra. Esta pesquisa foi aceita para publicação na revista The Astrophysical Journal e está disponível online.

Fonte: Dailygalaxy / CfA
Imagem: InvaderXan DeviantArt
23/07/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Um comentário:

  1. Estamos descobrindo sempre um pouco mais do todo que é o magnífico universo!

    ResponderExcluir