A Terra tem duas luas?

É verdade que o planeta Terra tem outras luas? O quê são mini luas? E afinal, quantas luas o nosso planeta tem?

Você já ouviu falar sobre uma segunda lua da Terra? Há várias décadas que tem se falado sobre esse assunto, mas será que isso é verdade?




O único satélite natural da Terra é a Lua que conhecemos, porém, existem outros corpos menores que acompanham a órbita da Terra em torno do Sol, e por muitas vezes, esses corpos são confundidos como outras luas da Terra, mas na verdade eles são "quase-luas".



Mas por que dizem que a Terra tem duas luas?

A segunda lua da Terra que todos se referem é na verdade o asteróide 3753 Cruithne, que orbita o Sol próximo da Terra. O asteróide 3753 Cruithne tem 5 quilômetros de diâmetro, e foi descoberto em 1986, mas somente no ano de 1997 que sua órbita complexa foi finalmente desvendada.

Segunda lua da Terra
3753 Cruithne em 2001. Créditos: Powell Observatory

Como ele tem uma certa interação gravitacional com o nosso planeta, esse asteróide nos acompanha em cada volta ao redor do Sol. O termo técnico de 3753 Cruithne seria "quasi-satelite". Ele tem uma ressonância orbital de 1:1 com a Terra, ou seja, ele leva o mesmo tempo que a Terra leva para completar uma volta ao redor do Sol. Portanto, como ele orbita o Sol e não a Terra, ele não pode ser considerado como lua.

Nas imagens abaixo podemos ver a órbita de Cruithne. À esquerda, as órbitas de Cruithne e da Terra ao redor do Sol, e à direita, vemos como Cruithne é visto da Terra, em uma órbita conhecida como "ferradura".




3753 Cruithne poderá colidir com a Terra?

Cruithne não deverá colidir com a Terra porque sua órbita é bastante inclinada se comparada com a da Terra, porém órbitas como a de Cruithne não são estáveis. Simulações de computador revelam que Cruithne deverá se manter em sua órbita por apenas mais 5.000 anos, o que significa um piscar de olhos para o Sistema Solar.


A Terra terá duas luas

Ainda de acordo com simulações de computador, daqui a 5.000 anos, o asteróide Cruithne deverá alterar sua órbita ao redor do Sol e então passará a orbitar o nosso planeta. Ou seja, ao que tudo indica, a Terra terá duas luas daqui a 5.000 anos, mas isso não deve durar muito, uma vez que os modelos de computador também mostram que Cruithne orbitará a Terra por apenas 3.000 anos, e depois, voltará a orbitar o Sol novamente.


Outras "quase-luas" da Terra

mini luas da Terra
Asteróides capturados pela força gravitacional da Terra realizam órbitas muito estranhas porque são influenciados pela Terra, Lua e Sol. Créditos: K. Teramuru / UH Ifa

3753 Cruithne não é o único "quasi-satelite" com ressonãncia orbital de 1:1 com a Terra. Outros objetos como 2010 SO16 e (277810) 2006 FV35, entre vários outros, também são considerados quasi-satelites. Assim como o asteróide Cruithne, eles também não são considerados satélites da Terra. Muitas pessoas perguntam: mas será que a Terra já teve outras luas? E a resposta é: sim!


As luas temporárias da Terra

Em março de 2012, astrônomos da Universidade de Cornell publicaram um estudo sugerindo que asteróides que orbitam o Sol podem temporariamente orbitar a Terra. Eles também disseram que na verdade, a Terra geralmente tem mais de uma lua, o que chamam de "mini luas". Essas mini-luas têm diâmetros de alguns metros, e geralmente orbitam a terra por um período muito curto, cerca de 1 ano, e depois passam a orbitar o Sol novamente.

No ano de 2006, astrônomos da Universidade do Arizona descobriram uma mini-lua orbitando a Terra. Conhecida como 2006 RH120, ela tinha o tamanho de um carro. Essa mini-lua orbitou a Terra por menos de um ano após sua descoberta, e depois voltou a orbitar o Sol novamente.

O objeto 2006 RH120 já foi uma mini lua da Terra. O diagrama mostra sua órbita percorrida por um breve período de tempo. Créditos: Wikimedia Commons

Os astrônomos Mikael Granvik, Jeremie Vaubaillon e Robert Jedicke usaram um supercomputador para simular a passagem de 10 milhões de asteróides próximos da Terra, e constataram que a Terra captura alguns deles de tempos em tempos, fazendo com que o nosso planeta tenha mais de uma lua por períodos curtos ao longo de sua jornada.


Alegações de luas que nunca foram comprovadas

Existiram reivindicações de alguns astrônomos que acreditavam que a Terra possuía outras luas, como é o caso da Lua de Petit, (a primeira alegação de que a Terra tinha uma segunda Lua) reivindicada em 1846 pelo astrônomo francês Frederic Petit, como também a Lua de Waltemath, anunciada em 1898 pelo cientista alemão Georg Waltemath, mas todas essas alegações nunca foram comprovadas, e com o tempo foram descartadas pela comunidade científica.

Fonte: Earthsky / Wikipedia
Imagens: Powell Observatory / K. Teramuru / Wikimedia Commons
21/08/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

12 comentários:

  1. Ia ser legal ter outro Satélite Natural. :D Muito boa a matéria! Parabéns, equipe Galeria do Meteorito! Amo essas matérias curiosas, continuem postando mais.

    ResponderExcluir
  2. Imagine numa noite linda as duas luas juntas... vai ser demais!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei a matéria o problema seria, se o nosso planeta tivesse 2 luas isso ñ afetaria de alguma maneira as marés aq na Terra?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um asteroide dificilmente mudaria em algo levando em conta que já existe vários que nos acompanha de vez em quando e não sentimos nenhum efeito deles.

      Excluir
  4. duas luas me lembram um cenário de algum filme alienigena, como Predador 3

    ResponderExcluir
  5. Sim! Seria bom 2 luas, mas a 2° lua não poderia ser igual a que temos hoje em dia!Pois se a 2° lua fosse igual há que temos hoje ocorreria mudanças radicais no clima do planeta, sem contar que a terra giraria muito mais devagar fazendo com que 1 dia tivesse muito mais horas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A parte do dia ser mais longo seria interessante em alguns casos pessoais

      Excluir
  6. quero saber oque quer dizer quando uma pessoa fala que outra só tem tres luas de vida e isso ninguem consegue me explicar algum vidente ai para me responder?por favor estou aflita

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Geralmente na linguagem espiritual lua pode significar dia, mês ou ano. Entidades podem referir-se a lua pequena como dia... E lua grande a meses ou anos vai depender do contexto. Não.fique aflita a grande maioria destes prenúncios são passíveis de mudança. Procure un lugar sério que possa lhe atender e sanar suas dúvidas.

      Excluir
  7. A terra tem de facto 2 Luas mas só uma é visível e nada tem a haver com o esteroide de que falam. A ciência no momento desconhece esse facto mas isso será descoberto num futuro próximo quando se concretizarem as viagens à Lua.

    ResponderExcluir