Sonda Cassini prepara um sobrevoo em Titã, a maior lua de Saturno

Trata-se da maior manobra já realizada durante a missão

A sonda Cassini da NASA executou a maior manobra planejada da missão da nave espacial no último sábado, 9 de agosto. A manobra teve como alvo a maior lua de Saturno, Titã. Por conta dessa manobra, a sonda Cassini irá encontrar com a lua Titã, a maior lua de Saturno, no dia 21 de agosto.

O principal motor de queima forneceu uma alteração na velocidade de 12,5 metros por segundo. Esta é a maior manobra realizada pela sonda Cassini em cinco anos. Nenhuma outra manobra alterou a velocidade da nave espacial como essa.




A grande queima de combustível do dia 09 de agosto foi necessária para colocar a sonda Cassini na órbita de Saturno próxima de seus anéis e luas, a fim de facilitar a aproximação com a lua Titã.

Embora a sonda Cassini tenha feito outras manobras como essa na última década, Titã prova que é um alvo importante, e que representa um grande passo para a missão.

Encélado e Titã são mundos especialmente interessantes para os cientistas planetários, primeiramente pela existência de água líquida a pouca profundidade de sua superfície, com a emissão de vapor de água através de geysers. Em segundo lugar, porque possui uma atmosfera rica em metano, bem similar a da Terra primitiva.




A missão Cassini recentemente comemorou uma década de estudos sobre o planeta Saturno, seus anéis, luas e magnetosfera.

Fonte: DailyGalaxy / NASA / JPL
Imagem: (ilustração) NASA / JPL
12/08/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários: