Tudo sobre a Super Lua de 10 de agosto de 2014

Será a maior Lua Cheia do ano! 

Em Astronomia, uma Super Lua acontece quando o perigeu (maior aproximação com a Terra) da Lua coincide com a Lua Cheia. E é exatamente isso que vai acontecer no próximo domingo, dia 10 de agosto. Além de ser uma Super Lua, será a maior Lua Cheia do ano de 2014. Poderíamos até chamá-la de Mega Lua!

Preparamos essa matéria com perguntas e respostas, para que você tire todas as suas dúvidas sobre a famosa Super Lua do dia 10 de agosto. Confira!


O que é uma Super Lua?

Até pouco tempo atrás, ninguém sabia ao certo. Isso porque o termo Super Lua foi criado pelo astrólogo (isso mesmo, astrólogo) Richard Nolle, há mais de 30 anos. Com o tempo, ele foi popularizado e aceito pelas pessoas, e atualmente é usado inclusive pela comunidade científica, que anteriormente se referia ao evento como Lua Cheia no perigeu ou Lua Nova no perigeu, ou seja, momento mais próximo da Lua com a Terra. Quando uma Lua Nova coincide com o perigeu, também chamamos de Super Lua, porém, ela não é visível, afinal, ela está na fase de Nova.




O que a Super Lua de domingo pode causar?

Uma Super Lua causa efeitos físicos comprovados, como mudanças mais bruscas na maré. Mas não se preocupe com efeitos catastróficos ou coisas do gênero que são divulgadas pela internet. São apenas boatos sem fundamentos. Mas se você mora na praia, você verá que no dia 10 de agosto a maré alta será mais intensa, assim como a maré baixa.

Maré alta em Thorpe Bay. Créditos: Wikimedia Commons


A maré mais alta provocada pela Super Lua pode causar inundações?

Provavelmente não. A maré alta estará mais alta do que o comum, mas nada que provoque uma inundação inesperada. Não há razão para se preocupar quanto a isso.


Quando acontecerão as próximas Super Luas de 2014?

Por definição, a Lua Cheia ou Lua Nova só pode ser referida como Super Lua quando a mesma acontece suficientemente próxima do perigeu, para que sua distância seja de no máximo 361,863 km do nosso planeta, contando a partir do centro de ambos os corpos.

Em 2014, temos um total de 5 Super Luas. E aí vão as datas:


  • 01 de janeiro de 2014 - Lua Nova
  • 30 de janeiro de 2014 - Lua Nova
  • 12 de julho de 2014 - Lua Cheia
  • 10 de agosto de 2014 - Lua Cheia
  • 09 de setembro de 2014 - Lua Cheia


Ou seja, Super Luas visíveis, somente as últimas três, e de todas elas, a Super Lua de 10 de agosto será a maior de todas.

Diferença de tamanho da Lua Cheia para a Super Lua.
Créditos: Marco Landbroek / Wikimedia Commons

Qual será a proximidade da Lua com a Terra no dia 10 de agosto?

Contando que a medição seja feita a partir do centro de ambos os corpos, a Lua Cheia mais próxima da Terra desse ano estará a apenas 356.896 km. Para se ter uma idéia, o momento mais distante entre a Lua e a Terra desse ano, ocorreu no dia 28 de julho, quando esteve a 406.567 km de distância. Isso representa uma diferença de 49.671 km. Com isso, a Lua Cheia de domingo estará 14% mais próxima e 30% mais brilhante do que as outras Luas Cheias do ano.




Quando acontecerão as próximas maiores Super Luas, e quando ocorreram as últimas?

A Super Lua acontece quando a Lua Cheia coincide com o perigeu (máxima aproximação com a Terra). Super Luas acontecem em ciclos, geralmente a cada 1 ano, 1 mês e 18 dias. Confira a tabela abaixo que mostra as maiores Super Luas passadas e futuras:


  • 19 de março de 2011
  • 06 de maio de 2012
  • 23 de junho de 2013
  • 10 de agosto de 2014
  • 28 de setembro de 2015
  • 14 de novembro de 2016
  • 02 de janeiro de 2018


Como vocês podem ver, não haverá Super Lua em 2017. Após um ano e quarenta e oito dias da Super Lua de 14 de novembro de 2016, já será 2018.


O céu está nublado. E agora, como faço pra ver a Super Lua?

Se o clima não ajudar na observação da maior Lua Cheia do ano, então dê uma passadinha aqui em nosso site, e assista a transmissão ao vivo da Super Lua do dia 10 agosto. E não se esqueça, a partir do dia 11 de agosto, segunda-feira, teremos a Chuva de Meteoros Perseídeas, que você também poderá acompanhar aqui em nosso site, com dicas de como e onde observá-la a olho nu. Não perca!

Imagens: NASA / Wikimedia Commons
08/08/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Eu aguardo esta .....SUPER LUA.....faz tempo espero que não chova em SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vamos torcer para que o tempo nos ajude, ou melhor, que ajude a todos!

      Um grande abraço!

      Excluir
    2. À 6 LUAS CHEIAS QUE CHOVE EM CASCAVEL/PR, ESPERO Q NESSA Ñ CHOVA PQ SENÃO VOU ANDAR UNS 200 KM PRA PEGAR ESSA DANADA PQ VALE A PENA...

      Excluir
  2. Tudo o que vem do céu é lindo . Adoro astronomia!

    ResponderExcluir