Vênus e Júpiter estão a caminho de um grandioso encontro nos céus

Se o tempo permitir, poderemos ver um belíssimo encontro na manhã do dia 18 de agosto

Vênus e Júpiter estão a caminho de um raro e belo encontro. Os planetas mais brilhantes do céu noturno já estão muito próximos, e podem ser vistos no horizonte leste, pouco antes do amanhecer. Durante a máxima aproximação, que acontece na próxima segunda-feira dia 18 de agosto, Vênus e Júpiter estarão separados no céu por apenas 0,2 graus. Para se ter uma idéia da grande proximidade aparente, se estendermos o braço, poderemos esconder os dois corpos celestes atrás da ponta do dedo mindinho.

Para observar esse belíssimo encontro entre Vênus e Júpiter, devemos estar em um local onde possamos ver o horizonte limpo, sem prédios ou árvores, afinal, eles nascerão pouco antes do Sol.

Créditos: STELLARIUM

A cada manhã, até o dia 18, os dois planetas estarão cada vez mais próximos. Basta olhar para a direção leste do céu, bem próximo do horizonte. Não precisa utilizar nenhum instrumento ótico para contemplar essa beleza, porém, se você tiver binóculos à disposição, poderá ter uma surpresa ao avistar o aglomerado M44, localizado a 500 anos luz da Terra, que estará logo abaixo de Vênus e Júpiter.


E pra quem está com saudades do céu do verão, ele já está aparecendo antes do nascer do Sol, como podemos observar na imagem acima. Constelações como Orion, Cão Maior e Cão Menor já estão ganhando espaço no céu noturno, e cada dia que se passa, essas constelações nascerão mais cedo, ganhando altura no firmamento para que possamos contemplá-las nas noites próximas do fim do ano.

Desejamos boas observações à todos!

Imagens: (ilustração - Richard Cardial) / STELLARIUM
15/08/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

2 comentários:

  1. se por um acaaaaso do destino nublar.. alguém teria um ventilador velocidade Catrina/Sandy pra me emprestar???

    ResponderExcluir