AO VIVO: Eclipse Lunar Total e Lua de Sangue de 08 de outubro de 2014 (reprise)





No próximo dia 08 de outubro teremos a oportunidade de vislumbrar um belíssimo espetáculo nos céus. O Eclipse Lunar Total, que também é chamado de Lua de Sangue será o último do ano de 2014, e você poderá assistir a transmissão ao vivo, aqui mesmo em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh.

O Eclipse será visível do Brasil? Que horas vai acontecer? A "Lua de Sangue" é sinônimo de desastres? - Com tantas perguntas que vêm surgindo na internet, preparamos uma matéria para que você entenda tudo (de uma vez por todas) sobre a tal "Lua de Sangue" do mês de outubro. Confira!


O Eclipse Lunar do dia 08 de outubro será visível do Brasil?

O Eclipse Lunar Total do dia 08 de outubro só será visível
por completo na parte mais clara do mapa, enquanto que
na parte mais escura será impossível avistá-lo.
Créditos: NASA

Infelizmente não. Apenas em algumas partes do Brasil ele poderá ser visto na fase penumbral, e será praticamente imperceptível. A "Lua de Sangue" desse mês acontecerá principalmente sobre o Oceano Pacífico, e só será visível em algumas partes do mundo, como no leste da Austrália, Nova Zelândia, leste da Ásia, Japão, Hawaii e oeste dos Estados Unidos. Mas não se preocupe, afinal, você poderá assistir a transmissão ao vivo desse Eclipse Lunar Total do dia 08 de outubro aqui em nosso site.


Qual é o horário do Eclipse Lunar Total?

Pelo horário de Brasília, o Eclipse Lunar Total do dia 08 de outubro terá início às 05h16, e seu momento máximo começa às 07h55. O fim do evento será às 10h34. No horário internacional, o Eclipse Lunar Total terá início às 08h16 UTC, pico começa às 10h55 UTC e terminará às 13h34 UTC.





O que é Lua de Sangue?

Um Eclipse Lunar ocorre quando a Terra passa praticamente entre a Lua e o Sol. Como a órbita da Lua é ligeiramente inclinada em relação a trajetória do Sol no céu, a Lua quase sempre passa acima ou abaixo da sombra projetada pela Terra, e não acontecem eclipses.

Eclipse Lunar Total do dia 08 de outubro de 2014
Simulação da posição real dos astros no momento do Eclipse Lunar Total do
dia 08 de outubro de 2014. Veja que o planeta Urano estará na mesma
direção da Lua no momento do Eclipse. Créditos: Solar System Scope

Em alguns casos, a Lua passa pela penumbra dessa sombra, o que chamamos de Eclipse Lunar Penumbral, quando a Lua ganha um tom levemente sombreado, algumas vezes imperceptível para as pessoas.

Às vezes a Lua passa um pouco pela sombra central, que chamamos de Eclipse Lunar Parcial. Porém, o mais raro de todos é o famoso Eclipse Lunar Total, que erroneamente é chamado de Lua de Sangue, afinal, a Lua só ganha uma coloração vermelha em alguns casos imprevisíveis, portanto, não podemos chamar um eclipse que ainda vai acontecer de Lua de Sangue, a não ser que já tenha acontecido e sua cor realmente tenha sido de sangue.



A tétrade de eclipses lunares 

Um Eclipse Lunar Total já é um evento raro por si só, porém, o que torna esse Eclipse Lunar do dia 8 de outubro ainda mais raro é o fato de pertencer a uma tétrade de eclipses lunares. São quatro Eclipses Lunares Totais seguidos (comumente chamados de quatro Luas de Sangue). A última vez que uma série de eclipses lunares totais aconteceram em sequência foi em 2003 e 2004, e só ocorrerão mais sete desses no século atual.




O primeiro eclipse dessa tétrade aconteceu no dia 15 de abril de 2014, o segundo acontece agora, no dia 08 de outubro de 2014. Os outros dois eclipses lunares totais acontecerão em 2015, nos dias 04 de abril e 28 de setembro.





Transmissão ao vivo

A transmissão ao vivo ocorreu com sucesso. Você poderá assistir a reprise do Eclipse Lunar Total (Lua de Sangue) aqui em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh. A transmissão ao vivo foi feita diretamente da Austrália, com duração de quatro horas, com início no dia 08 de outubro de 2014 às 06h00 da manhã pelo horário de Brasília (09h00 UTC). Pra quem não pôde acompanhar ao vivo, a reprise está disponível logo abaixo.




Conheça o site oficial do Projeto Slooh. A cobertura completa terá narração (em inglês) de Geoff Fox, Bob Berman e Paul Cox, além de vários convidados especiais, como o cineasta Duncan Copp.

Créditos: Slooh
Imagens: NASA / Solar System Scope
06/10/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

26 comentários:

  1. ola estou em duvida sou do para da região norte queria saber se tem alguma possibilidade de ver o eclipse da lua de sangue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tem nenhuma possibilidade pois o eclipse começa as 05h16, e no dia 08/10 nesse horário a lua já estará se pondo para nós do hemisfério sul (segundo o stellarium ela vai ser por as 05h49, mas ela some no horizonte bem antes).

      Excluir
    2. A resposta de Naassom está correta! Não há possibilidade de observar esse Eclipse Lunar Total a partir do Brasil. Nos resta assistir a transmissão ao vivo mesmo...

      Um grande abraço à todos!

      Excluir
    3. ola eu estou com uma duvida vai da pra ver em Natal RN ??

      Excluir
    4. Gente, o próprio texto diz quais os locais, parem de fazer perguntas redundantes. Leiam também os comentários de utras pessoas, muitas vezes sua pergunta pode ter sido respondida neles.

      Excluir
    5. quando tera outro eclipse?

      Excluir
    6. Olá Felipe!

      Os outros dois eclipses lunares totais acontecerão em 2015, nos dias 04 de abril e 28 de setembro.

      Abraços!

      Excluir
  2. caramba terei muito prazer em assistir este eclipse lunar porque esperei muito por ele não vi o de dia 15 de abril mas esse vou ver ( de plantão ) kkkkk

    ResponderExcluir
  3. Pessoal do nordeste poderá ver este evento?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente não, quem mora mais pro oeste até que tem uma minima chance de ver o comecinho do eclipse e nada mais..

      Excluir
  4. Gente eu vi a Lua ficar vermelha, nos ultimos momentos que ela foi se pondo ela ficou bem vermelhada.
    Agora são 5:25 eu vi ficar vermelho as 4:53

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem certeza Caio? Mesmo que ela tenha ficado vermelha não foi o eclipse, ele so vai acontecer no nascer do dia de amanhã..

      Excluir
  5. Vai dá pra ver no Sul de São Paulo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não, Matheus. Leia o seguinte tópico do texto pra encontrar detalhes dos locais onde será possível visualiza-lo: "O Eclipse Lunar do dia 08 de outubro será visível do Brasil?"

      Excluir
  6. sera possivel ver em pernambuco/recife??
    ser for, de q hrs começa??? e quando termina???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "O Eclipse Lunar do dia 08 de outubro será visível do Brasil?" Leia a resposta desta pergunta no corpo do texto, que inclusive responde categoricamente à sua pergunta.

      Excluir
  7. em guarulhos que fica em sao paulo dara para ser visto ?

    ResponderExcluir
  8. Em qual horário poderá ser visto em Jerusalem?

    ResponderExcluir
  9. DAQUI A POUCO HAVERÁ MAIS UMA LUA DE SANGUE (A 2ª deste ano num total de 4 até setembro de 2015 + DO SOL), FENÔMENO escrito e predito na BÍBLIA SAGRADA pelo Profeta Joel do Antigo Testamento e por Jesus e seus discípulos quando estiveram na TERRA. SERÁ HOJE O FIM? TALVEZ AMANHÃ? VOCÊ ESTÁ PREPARADO (A)?
    Livro do Profeta Joel 2:31 (VT) "O sol vai virar escuridão e a "lua vai se transformar em sangue", antes de chegar o grande e terrível dia do Senhor.
    Atos dos Apóstolos 2:20 (NT) "o sol ficará negro, e a "lua ficará vermelha como sangue", antes de chegar aquele pavoroso Dia do Senhor.
    O Pastor Hage escreveu um livro sobre isso nos EUA.
    Evangelho de Mateus 24:36 (NT) "Mas ninguém a data e a hora em que o fim virá - nem mesmo os anjos. Não, nem ainda o Filho de Deus. Só o Pai Sabe." (Jesus Cristo)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. É amigo eu tambem queria que fosse a profecia se cumprindo porém nao tem nenhuma ligação essas luas de sangue com a profecia Biblica de Joel 2:31

      veja aqui: noticias.gospelprime.com.br/luas-de-sangue-nao-profecias-biblia

      Excluir
  10. haha que sorte a minha, daqui da minha casa tenho uma ótima visualização, vou ver de camarote, a lua ficar vermelinha, coisa lindaaa!!!

    ResponderExcluir
  11. Boa noite, moro em Minas Geraisve estou na duvida se vai ser possivel visualizar. Tenho telescópio refrator, olho semanalmente a lua, da pra ver perfeitamente, mas queria ver a dessa madrugada. Abraços.

    ResponderExcluir
  12. vi na minha cidade porem parcial mais valeu muito a pena pq foi muito lindo de um lado o nascer do sol e de outro a lua cheia pela metade se pondo foi perfeito pena que nao tenho aparelhos para tirar foto mais a imagem não sai da minha cabeça... fascinante de mais amo as coisas do universo e da natureza... parabens pelo site me ajudou para saber o horario certo... vlw msmo.

    ResponderExcluir
  13. Eu vi linda maravilhosa aqui no Sul de Minas Gerais.... enorme vermelha e bela.... pena esqueci meu celular... VI por volta das 19:35hs a 20:00hs linda demais.....

    ResponderExcluir