As mais belas fotos do Eclipse Lunar Total 'Lua de Sangue' de 08 de outubro de 2014

O belíssimo Eclipse Lunar Total surpreendeu observadores de diversas partes do mundo, e rendeu fotos espetaculares!

A Lua Cheia do dia 08 de outubro de 2014 ganhou um visual diferente. Esse foi o último Eclipse Lunar Total do ano, e o segundo de uma tétrade. Ele pôde ser visto a partir de alguns poucos países e regiões, como extremo oeste das Américas (parcial), América do Norte (parcial no leste), partes da Ásia, e alguns lugares do Pacífico. Por outro lado, teve um país que foi privilegiado para a observação desse raro e belo fenômeno astronômico: a Nova Zelândia!




Apesar de não ser visível na maior parte do planeta, ocorreram transmissões ao vivo em que os internautas puderam acompanhar via internet, inclusive aqui em nosso site.

Durante o eclipse, a Lua passou pela sombra mais escura projetada pela Terra, o que fez com que o nosso satélite natural ganhasse uma coloração famosa, um tom de vermelho sangue, que justifica o apelido conhecido de "Lua Sangrenta" ou "Lua de Sangue". Esse breve momento também serviu de inspiração para fotógrafos sortudos situados principalmente nos Estados Unidos, Austrália, Nova Zelândia e Hawaii, fazendo desse Eclipse um dos fenômenos mais fotografados do ano. Confira algumas das mais belas imagens do raro Eclipse Lunar Total do dia 08 de outubro de 2014.


John W. Johnson - Nebraska, EUA



Maxwell Palau - Califórnia, EUA



Sergio Garcia Rill - Texas, EUA



Matt Pollock - Nova York, EUA



Tyler Leavitt - Las Vegas, EUA



Caroline Angelo - Capitólio, Washington DC, EUA



Katie Whitman - Georgia, EUA

Alguns fotógrafos mais ousados (e sortudos) conseguiram registrar o planeta Urano próximo da Lua no momento do Eclipse.

Greg Diesel - Eclipse Lunar Total e planeta Urano



Connor Madison - Montagem dos estágios do Eclipse Lunar Total


Se você perdeu o Eclipse Lunar do dia 08 de outubro de 2014, você pode ver a reprise da transmissão que fizemos em nosso site, ou então, esperar para ver o próximo Eclipse Lunar Total da tétrade, no dia 04 de abril de 2015. O último Eclipse Lunar que fechará a tétrade acontecerá no dia 28 de setembro de 2015. A última vez que uma tétrade de Eclipses Lunares aconteceu foi em 2003 e 2004, e a próxima está prevista para 2032 e 2033, portanto, não perca os próximos Eclipses dessa série.


O mês de Outubro promete espetáculos

O mês de outubro está repleto de grandes eventos astronômicos. O cometa Siding Spring dará um rasante no planeta Marte no próximo dia 19 de outubro, além da chuva de meteoros Orionídeas que terá seu pico entre os dias 20 e 22 de outubro. Todos esses principais eventos astronômicos serão transmitidos ao vivo aqui em nosso site!

E pra que você não se esqueça desses e de outros eventos astronômicos, inscreva-se gratuitamente em nossa NewsLetter (na coluna direita), e receba nossas matérias diárias diretamente em seu e-mail!




09/10/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários: