Foram divulgadas as primeiras imagens já feitas na superfície de um cometa!

É uma visão fantástica e surreal!

Nada melhor do que uma bela imagem para simbolizar uma das missões mais audaciosas da exploração espacial. Por isso, a Agência Espacial Europeia (ESA), divulgou a primeira foto feita pela sonda Philae, que mostra pela primeira vez na história, como é a superfície de um cometa a partir de um ponto de vista do solo.

Essa imagem é um mosaico de duas fotos feitas pela sonda Philae na superfíciei do cometa 67P/C-G.
Créditos: ESA / Rosetta / Philae / CIVA

A imagem intitulada "Welcome to a comet / Bem vindos a um cometa", nos dá o primeiro vislumbre de como seria se estivéssemos na superfície dessa fantástica "bola de gelo", formada há cerca de 4,5 bilhões de anos (que chamamos de 67P/Churyumov-Gerasimenko).

E como se não bastasse, além de divulgar a primeira imagem da superfície de um cometa, a ESA liberou ainda a primeira visão panorâmica!

Esta é a primeira imagem panorâmica feita na superfície de um cometa. Ela não foi processada, e foi capturada pelo sistema de imageamento CIVA-P. Podemos ter uma visão de 360° ao redor da sonda, e seus três pés estão a mostra nessa imagem.
Créditos: ESA / Rosetta / Philae / CIVA

No último dia 12 de novembro às 16h03 UTC chegou a confirmação de que o pousador Philae já havia aterrissado no cometa. Informações posteriores revelaram que um dos arpões que deveriam segurar a sonda na superfície do cometa não foi ativado por conta de alguma falha técnica, mas ainda assim, esse fato não deverá causar problemas consideráveis para as pesquisas científicas de Philae.




Podemos dizer que tudo está acontecendo até melhor do que o esperado. A descida da sonda até a superfície do cometa foi feita sem o auxílio de propulsores ou algum tipo de orientação.O único auxílio para um dos pousos mais ousados na história da exploração espacial foi apenas a gravidade!




Durante as próximas horas, mais imagens inéditas deverão ser divulgadas, e assim que forem liberadas, disponibilizaremos aqui em nosso site. Afinal de contas, não é todo dia que temos a chance de ver um cometa tão de perto. Parece até que estamos lá!

Imagens: ESA / Rosetta
14/11/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários: