Nave espacial Gaia poderá encontrar 70.000 novos mundos alienígenas

Pesquisa revela uma possibilidade incrível de novos exoplanetas catalogados!

Uma nave espacial europeia lançada no ano passado poderia, no final de sua missão, descobrir cerca de 70.000 exoplanetas (planetas fora do nosso Sistema Solar), o que ajudará os pesquisadores a entender melhor o número e as características dos planetas extrassolares através da galáxia, aponta um novo estudo.

A missão de monitoramento estelar Gaia, da Agência Espacial Europeia, lançada em dezembro de 2013, deve encontrar cerca de 21 mil planetas fora do nosso Sistema Solar ao longo de sua missão de 5 anos, e talvez até 70 mil planetas caso ela opere por 10 anos.




"Não são apenas números. Cada um desses planetas nos dará algum detalhe único e específico", comenta o autor do estudo Michael Perryman, da Universidade de Princeton. "Se você olhar para os planetas que foram descobertos até agora, eles ocupam uma região muito específica do espaço. Gaia não vai descobrir apenas uma lista de planetas, mas também irá explorar locais não estudados até agora".

O primeiro planeta extrassolar em torno de uma estrela como o Sol, foi descoberto em 1995, e desde então, os astrônomos já encontraram cerca de 2.000 exoplanetas, sendo mais da metade das descobertas feitas pelo telescópio espacial Kepler, da NASA.

Mas há muitos mais lá fora, esperando para serem descobertos. Os astrônomos acreditam que, em média, cada estrela da Via Láctea abriga pelo menos um planeta, ou seja, a Galáxia provavelmente tenha mais de 100 bilhões de planetas.

A missão de US $ 1 bilhão, Gaia, opera a partir de um ponto gravitacionalmente estável Terra-Sol, a 1,5 milhões de km da Terra, chamado de Ponto de Lagrange 2, ou apenas L2.

Pontos de Lagrange
Imagem mostra os 5 Pontos de Lagrange Terra-Sol.
Créditos: Wikimedia Commons      /      Clique na imagem para ampliar

O objetivo principal da nave é acompanhar e catalogar 1 bilhão de estrelas da Via Láctea, e ajudar os pesquisadores a criar um mapa 3D detalhado, que lançará uma luz sobre a estrutura e a evolução da nossa Galáxia.

O trabalho de rastreamento preciso da missão Gaia também deve revelar a presença de muitos planetas alienígenas, observando como a sua gravidade interage com suas estrelas, dizem os pesquisadores.

Perryman e seus colegas queriam ter uma estimativa de quantos exoplanetas a missão Gaia poderia ser capaz de encontrar, e chagaram a esse número através de modelos atuais, posições dos planetas e estrelas na Via Láctea, e distribuição de dados do Kepler.

"Nossa avaliação vai ajudar a preparar os pesquisadores de exoplanetas, que podem saber o que esperar de Gaia", disse Perryman.

O novo estudo foi aceito para publicação na revista especializada The Astrophysical Journal.



Fonte: Space / ESA
Imagens: (capa-ilustração/ESA) / Wikimedia Commons
11/11/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

4 comentários:

  1. Ja foi encontrado um planeta onde neva neve sem parar?

    ResponderExcluir
  2. Cada galáxia possui uma média de 100 milhões de planetas... e no universo observavel , ja foi relatado mais de 1 milhão de galáxias... são números assim que deixam qualquer um. Ateu ou cristão. Enlouquecido com oque ainda podemos descobrir. Pqp.

    ResponderExcluir