AO VIVO: Chuva de Meteoros Gemínidas 2014 (reprise)

geminidas 2014
A chuva de meteoros Gemínidas é considerada uma das maiores chuvas do ano! 


A chuva de meteoros Gemínidas, também chamada de Geminidas, Geminídeas ou Geminídeos, acontece entre os dias 9 e 19 de dezembro, mas é entre os dias 13 e 14 que ocorre o pico dessa chuva, (momento em que uma maior quantidade de meteoros são observados) podendo chegar até a 100 meteoros por hora, o que faz da chuva de meteoros Gemínidas uma das maiores chuvas de meteoros do ano!

Nessa matéria especial iremos guiá-lo para facilitar sua observação dessa grande chuva de meteoros, e se o tempo não permitir isso, não se preocupe, afinal, você poderá assistir uma transmissão ao vivo da chuva Geminidas 2014 aqui em nosso site, uma cortesia do Projeto Slooh. E como se não bastasse ver os meteoros riscando os céus, você ainda poderá ouvi-los nessa magnífica transmissão em tempo real. Um equipamento especial irá captar os sons dos meteoros através de sua ionização na atmosfera. Você não pode perder!




A chuva de meteoros Gemínidas é o resultado da entrada de fragmentos do asteróide 3200 Phaeton na atmosfera da Terra, o que a torna ainda mais especial, já que a maioria das chuvas de meteoros são originárias de cometas e não de asteróides.




ATUALIZAÇÃO - A transmissão ao vivo da Chuva de Meteoros Gemínidas 2014 ocorreu com sucesso no dia 13 de dezembro. A reprise está disponível logo abaixo!






A transmissão ao vivo da chuva de meteoros Gemínidas 2014 terá narração (em inglês) dos astrônomos Bob Berman e de convidados especiais. O evento depende de condições climáticas favoráveis. Conheça também o site oficial do Projeto Slooh.

A chuva de meteoros Gemínidas é conhecida por produzir meteoros lentos, facilmente visíveis no céu noturno após as 02h00 do horário local. Acredita-se que sua intensidade esteja aumentando a cada ano, e um pico ainda mais intenso do que o conhecido é esperado a qualquer momento.


Como observar a chuva de meteoros Gemínidas a olho nu?

Para observar a chuva de meteoros Gemínidas, olhe para o quadrante Norte do céu após as 00h00, na direção da constelação de Gemini (Gêmeos), pois é lá que se encontra o radiante desse chuva (local de onde os meteoros parecem se originar. Dê preferência para um horário após a meia-noite local, sendo que o melhor é um pouco antes do amanhecer (por volta das 04h00).

A constelação de Orion (conhecida como As 3 Marias) estará um pouco acima da constelação de Gêmeos, e é uma boa maneira de se localizar. Assim que encontrar essa região, sente, relaxe e aprecie... Os meteoros começarão a riscar o céu a uma taxa de pelo menos 80 por hora (podendo chegar até a 150), isso em um céu escuro e sem poluição luminosa. Mas vale a grande dica: tenha paciência!

chuva de meteoros gemínidas 2014
Radiante da chuva de meteoros Gemínidas. Créditos: STELLARIUM
Clique na imagem para ampliar

Para observar uma chuva de meteoros você não precisa de binóculos ou telescópios, pois como eles cruzam grande parte do céu, eles iriam acabar atrapalhando sua observação. O melhor de uma chuva de meteoros é visto a olho nu.

A imagem acima representa a região de São Paulo, e quanto mais ao Norte estiver o observador, mais alta a constelação de Gêmeos estará no céu, o que facilita ainda mais a observação dessa bela chuva, que poderá ser vista em todo planeta.

Boas observações à todos!

Imagens: (capa-ilustração) / STELLARIUM
12/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

20 comentários:

  1. Pessoal, a transmissão ao vivo da chuva Geminidas 2014 foi prorrogada, e terá início às 22h00 BRT (sem contar com horário de verão) de hoje, dia 13 de dezembro. Um grande abraço à todos, e boas observações :)

    ResponderExcluir
  2. Já vi varios junto com meus filhos..... Extremamente lindo esse evento, realmente somos insignificantes perti dessa vastidão!!!

    ResponderExcluir
  3. Dia 14 tem também? Alguem tem o video, da minha cidade nao dá pra ver :"(

    ResponderExcluir
  4. Foi muito bom vi vários. Pena que na cidade não da para ver o mais pequenos por conta da luzes da cidade que ofusca muitos. Mais foi muito bom. Deu para ver muitos

    ResponderExcluir
  5. DIA 14 TAMBEM VAI DAR DE VER? A PARTIR DE QUE HORAS É O PICO?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, até dia 19 é possível observar essa chuva. Porém a cada dia que se passa, uma taxa menor de meteoros poderá ser observada. Abraços e boas observações!

      Excluir
  6. Sim, é possível ver de qualquer lugar. É só olhar na região próxima da constelação de Orion, conforme demonstramos na gravura da matéria. Um grande abraço e boas observações!

    ResponderExcluir
  7. dia 15 da para ver quantos meteoros que ontem eu nao aguentei ficar acordado so fiquei ate 00,54
    contando horario de verao

    ResponderExcluir
  8. Eu vi na madrugada de 27 para 28 de dezembro o que parecia se r uma chuva de meteoros, as como tenho pouco conhecimento a respeito desses eventos fiquei em dúvida se realmente eram e a unica informação sobre esse acontecimento foram dois videos um doParana e eoutro no matrogrosso do sul que também viram. Podem me dar maiores informações. Obrigada estou bem curiosa... sei que foi lindo, fantastico o que vi.
    http://www.youtube.com/watch?v=LYs5rONPyH0

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente muito lindo o vídeo Adriana, mas nesse dia não houve nenhuma chuva de meteoros, ou nenhum pico considerável... pode até ser que tenha sido algum balão pegando fogo e caindo?! Realmente é algo a ser estudado... um grande abraço!

      Excluir
    2. Adriana. Conseguimos uma explicação pra isso, e já fizemos uma matéria nova explicando tudo! Dá uma olhadinha:
      http://www.galeriadometeorito.com/2014/12/bola-de-fogo-no-ceu-do-mato-grosso.html

      Um grande abraço!

      Excluir