AO VIVO: Primeiro vôo de teste da cápsula Orion, que levará seres-humanos para o espaço profundo (finalizado)

Controladores e responsáveis da missão já estão a postos! 

A mais nova cápsula da NASA, projetada para levar astronautas para o espaço profundo (um sonho da ficção cientifica), deverá ser lançada ao espaço pela primeira vez nessa quinta-feira, dia 04 de dezembro. O lançamento da nova cápsula espacial Orion da Agência Espacial está programado para ocorrer no dia 4 de dezembro às 09h05 pelo horário de Brasília (sem contar com horário de verão [12h05 UTC]), no complexo de Lançamento Espacial 37, no Cabo Canaveral, Florida, EUA. A cápsula deve ser recuperada (se tudo der certo) 4 horas e meia mais tarde no Oceano Pacífico. E você poderá acompanhar tudo isso ao vivo, aqui em nosso site, uma cortesia da NASA!




Orion será lançada com um foguete United Launch Alliance Delta 4, que colocará a cápsula em um ambicioso vôo espacial a 5.793 quilômetros acima da superfície da Terra, e vai orbitar a Terra duas vezes durante esse primeiro vôo de teste. Considerando o fato de que a cápsula foi projetada para levar seres-humanos ao espaço, Orion fará o vôo mais distante de seu tipo dos últimos 40 anos.




ATUALIZAÇÃO - 05 de dezembro às 23h30

O lançamento da cápsula Orion foi um sucesso! 4 horas e meia após seu lançamento, a cápsula Orion caiu no Oceano Pacífico às 16h29 UTC assim como o planejado. Esse foi mais um grande passo para a exploração espacial e para a breve viagem de astronautas no espaço profundo.

A transmissão foi finalizada.




Broadcast live streaming video on Ustream


O lançamento poderá ser adiado caso o clima não colabore, disseram oficiais da NASA. Segundo meteorologistas, há 70% de chances de que o tempo permaneça favorável para o lançamento, que terá uma janela de 2 horas aproximadamente. A previsão do tempo também mostra que o clima do local em que a cápsula irá retornar (no Oceano Pacífico) também é favorável (informações adicionais sobre a missão Orion podem ser acessadas no blog Orion da NASA).


A importância da cápsula Orion para a exploração espacial

Orion foi construída para a NASA pela Lockheed Martin (e contribuições da Agência Espacial Europeia), e fará seu primeiro teste chamado Exploration Test Flight-1 (EFT-1), que apesar de ser um vôo não tripulado, ele visa observar como seus sistemas e instrumentos se comportarão no ambiente espacial.

Cápsula Orion no Centro espacial Kennedy, na Florida, EUA.
Créditos: NASA / Orion      -      Clique para ampliar

Orion foi projetada para enviar astronautas em missões de exploração no espaço profundo, e deverá levar seres-humanos à Marte e à um asteróide, que poderá ainda ser rebocado para a órbita da Lua. Todas as missões que Orion deverá fazer no futuro, representam um grande avanço na história da exploração espacial... o que possibilitará eventos que, anteriormente, só eram possíveis em filmes de Hollywood.

Fonte: Space / NASA / Orion
Imagens: (capa-ilustração / NASA) / NASA / Orion
04/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

9 comentários:

  1. Mais um passo da humanidade! q emoçãooo

    ResponderExcluir
  2. Mais um grande avanço para a humanidade, espero que a missão seja um sucesso!!! Estou ansioso pelos próximos resultados. Viva a ciência!!!!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Farsa? Se fosse uma vez só até poderia ser questionada, mas foram lá SEIS VEZES !!!. Você acha realmente que os soviéticos deixariam passar uma "farsa" dessas ? Sabem porquê essa resistência e o medo em sair do planeta ? É porque existe UM DEMÔNIO (chamado RELIGIÃO) que quer nos manter aqui !!! De quatro ou de joelhos para adorá-lo ! Enquanto o verdadeiro Deus está onde disse que estaria: no Céu. Mas é o céu de lá mesmo , do espaço ! E é pra lá que TEMOS QUE IR !

      Excluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Tudo vai ficar melhor quando aprendermos a usar o ar como combustível.

    ResponderExcluir
  6. Tudo vai ficar melhor quando aprendermos a usar o ar como combustível.

    ResponderExcluir