Bolas de fogo nos céus de Mato Grosso do Sul assusta moradores. Qual é a explicação pra isso?

Elas eram incrivelmente brilhantes, e assustadoramente intrigantes


No dia 27 de dezembro de 2014, bolas de fogo incandescentes cruzaram os céus do centro-oeste do Brasil, e assustou moradores de toda essa região. Os incríveis bólidos foram vistos principalmente em Mato Grosso do Sul. Outros meteoros também foram vistos na mesma noite em outras localidades, incluindo Campo Grande, Paraná e até mesmo no Paraguai.




Durante a queda desses meteoros, os moradores ficaram assustados, afinal, não se sabia o que estaria causando esse intrigante fenômeno. A passagem das bolas de fogo foi tão lenta que várias pessoas a registraram:


Observadores de diversas regiões acreditavam ser algum tipo de asteróide, cometa, ou algum outro objeto espacial colidindo com a Terra, o que causou um certo pânico nos moradores dessas regiões.


Mais tarde, uma espécie de cilindro foi encontrado em Santa Rita do Pardo, a cerca de 300 km de Campo Grande, no MS, e segundo diversos sites especializados em quedas de lixo espacial, já existe uma boa explicação pra tudo isso




O cilindro carbonizado que foi encontrado é na verdade uma peça de um foguete conhecido como NORAD 40142, que foi lançado no dia 7 de setembro do mesmo ano, com o objetivo de colocar o satélite AsiaSat 6 em órbita. E depois de algumas semanas, esse foguete da empresa SpaceX começou a perder altitude, e reentrou na atmosfera da Terra acima do Chile, produzindo uma enorme esteira de fragmentos incandescentes que foram vistos cruzando a Bolívia e o Paraguai, chegando até a região centro-oeste do Brasil.

bola de fogo mato grosso do sul
Trajetória da reentrada do foguete Falcon9.
Créditos: BRAMON

Segundo a rede Brasileira de Observação de Meteoros, a BRAMON (Brazilian Meteor Observation Network),  o objeto encontrado seria, portanto, um dos tanques vermelhos de xenônio do foguete Falcon9 (NORAD 40142).

lixo espacial cai no Brasil
Créditos: SpaceX

Portanto, podemos considerar esse fenômeno como um caso solucionado. E todos aqueles que tiveram o prazer de observar esses "meteoros artificiais", podem se considerar muito sortudos, afinal, não é todo dia que se vê bólidos tão magníficos.


Imagens: BRAMON / SpaceX
29/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

10 comentários:

  1. No começo do 1°video o cara pensando que era rojão kk

    ResponderExcluir
  2. O lixo das casas de luxo vai parar aonde?

    ResponderExcluir
  3. "Tá queimando a órbita terrestre" foi super, hein? xD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah da um desconto...
      O cara tava emocionado!!!
      Kkkkkkkkk

      Excluir
    2. MAGNÍFICO, porque não caiu na CABEÇA do reporter. Lixo espacial perigoso. Pouco se importam onde, quando e se vai cair na cabeça de alguém. Uma lástima o descaso, considerando o nível tecnológico.

      Excluir
  4. EU VÍ FOI MUITO LINDO!!! MORO EM AQUIDAUANA-MS

    ResponderExcluir
  5. Eu vi aqui em Primavera - SP (divisa SP MS e PR). Várias pessoas também observaram aqui na hora.

    ResponderExcluir
  6. Os caras deviam estar brisados kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. Os Autobots estão chegando. Os Transformers existe poha. :v

    ResponderExcluir
  8. Acho que se um dia um asteroide (dos grandes), queimando na atmosfera e vindo na direção das nossas cabeças, muitas pessoas vão dizer: Olha, que lindo, maravilhoso, vou me lembrar para o resto da vida ( alguns segundos depois. apenas ).

    ResponderExcluir