Japão lança Hayabusa 2, a audaciosa missão que irá de encontro com um asteróide (mais uma vez!)

Mais uma sonda japonesa está indo de encontro com um asteróide!



O Japão lançou uma ambiciosa missão com destino a um asteróide no último dia 2 de dezembro. A espaçonave deverá trazer amostras de uma rocha espacial para a Terra, que permitirá os cientistas entenderem ainda mais sobre essas rochas que vagam pelo espaço interplanetário, além de compreender detalhes sobre o início do Sistema Solar.

A Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA) lançou a sonda Hayabusa 2 a partir do Centro Espacial Tanegashima, com a participação de autoridades da JAXA durante a decolagem.




A missão Hayabusa 2 irá enviar uma nave espacial, três rovers e uma pequena sonda ao asteróide 1999 JU3, uma rocha espacial que os cientistas acreditam conter água e material orgânico. A sonda Hayabusa 2 fará uma jornada de 4 anos pelo espaço até chegar no asteróide, e em seguida, levará mais 2 anos para voltar à Terra com amostras da rocha espacial, o que deverá ocorrer no final de 2020, de acordo com responsáveis da JAXA.

Ilustração artística mostra o pousador da missão Hayabusa 2 aterrissando no
asteróide 1999 JU3. Créditos: JAXA / Akihiro Ikeshita
Clique na imagem para ampliar

A missão Hayabusa 2 da JAXA examinará o asteróide 1999 JU3 usando uma sonda, um pousador francês/alemão e um rover. A nave vai disparar um pequeno pêndulo no asteróide para escavar materiais do subsolo.

Cientistas afirmam que os asteróides sejam os blocos de construção do Sistema Solar. Ao longo do tempo, pequenos pedaços de materiais se fundiram para formar os planetas e as luas que vemos hoje.

Hayabusa 2 é uma missão sucessora da primeira Hayabusa, que foi lançada em maio de 2003 e chegou ao asteróide Itokawa em setembro de 2005. Apesar de vários contra tempos, a primeira missão conseguiu coletar material do asteróide e trazer as amostras para a Terra, em uma cápsula que caiu no deserto australiano em junho de 2010. O material foi distribuído e estudado por cientistas de vários países.

"Hayabusa 2 vai desafiar o aprimoramento de novas tecnologias, realizando crateras artificiais, comunicações em alta velocidade no espaço profundo e novos instrumentos de observação", disseram oficias da JAXA. A missão estava agendada para ter início no dia 30 de novembro, mas foi adiada por conta de mau tempo.



Fonte: Space / JAXA
Imagens: JAXA / Akihiro Ikeshita
03/12/14

Encontre o site Galeria do Meteorito no FacebookTwitter e Google+, e fique em dia com o Universo Astronômico.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

5 comentários:

  1. Gente me ajuda aqui, entrei no site : http://www.afraudedoseculo.com.br/ e fiquei um pouco em dúvida sobre o homem na lua. Será que eles realmente foram à lua? Me tirem essa dúvida.

    ResponderExcluir
  2. O coletor sou traz o que eles deixarem.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir